Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Representando a Rotina

 

Equipe:

Thed Oliveira

thed.oliveira@gmail.com

 

Lucas Vintena

Lucas.vintena@gmail.com

 

Grupo social:

Monique Lima

Escola Municipal Francisco Alves

Travessa Pepe 77 – Botafogo

 

 

Escolhemos a Escola Municipal Francisco Alves, no Rio Sul, para trabalharmos com Monique Lima nas aulas do Jardim. Lá a professora Monique procura ensinar hábitos sociais e cívicos para as crianças, enfatizando a rotina como forma de fixação desses hábitos, tais como sempre organizar fila antes de descer para o pátio, e lavar as mãos antes de comer. Eles trabalham em grupo e compartilham materiais para fazer desenhos, incentivando a troca e o compartilhamento. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Monique Lima, reconhecemos como tema para o projeto: “Representando a Rotina”. A professora Monique em cada atividade, sempre trazia a escola para o mundo cotidiano das crianças, perguntando o que elas faziam durante o dia, a partir daí trabalhava os desenhos ou trabalhos em geral. Nosso conceito era o de contribuir para essa fixação dessas rotinas através de desenhos, bonecos, fantoches. Como objeto final, fizemos uma série de desenhos representando a rotina diária dos alunos, baseado no que vimos e ouvimos. Foi feito em papel couché 240gr., desenhados com lápis, nanquim e lápis de cor. Está sendo usado para fixar a rotina das crianças todos os dias. Ela usa os desenhos para que os alunos possam visualizar melhor a rotina que vai se feita durante o dia.

 

 

Thed: Nesse Projeto conheci a grandeza do mundo da educação e de como se é possível crescer quando se tem os ouvidos prontos para ouvir. Agradeço à Ana Branco pelos ensinamentos dados acerca do mundo físico, que me ensinou a importância das relações pessoais, e do valor que se tem o saber ouvir.

 

Gratidão à dupla: Agradeço ao Lucas pelo companheirismo,p que superou as dificuldades do projeto, me mostrando que a união é mais importante para resultar em um bom projeto em dupla

Gratidão à Monique: Agradeço à Monique pela ajuda que nos deu desde o começo até o fim do projeto, que gerou uma amizade entre nós, e me ensinou mais sobre educação.

 

Lucas:  A lição mais importante que eu aprendi durante esse semestre é que o processo de design, para ser realizado da melhor forma possível, deve envolver as pessoas do ambiente de trabalho em todos os níveis possíveis. No processo de criação de algo para alguém, eu não posso excluir do projeto o que essa pessoa pensa, sente e acredita.  Agradeço a professora Ana Branco por me mostrar o que é design, com isso eu aprendi como fazer design da melhor maneira possível.

 

Gratidão dupla: Agradeço ao Thed por ele ser tão dedicado, ou mais, do que eu ao projeto. Isso gerou em mim mais força de vontade para aplicar no projeto.

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Maria Branco e Luis Vicente Barros

  

 

voltar

imagem site.jpg

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version