| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||||
| 
 | 
 | ||||||
|  | Aceitando
  e Descobrindo as Diferenças, Semeando a Vida 
 Equipe:  Eric Emanuel de Araujo Oliveira ericemanuel@gmail.com   Renan Kogut renan.kogut@gmail.com Grupo social: Leonice da Silva Costa Escola
  Municipal Júlio de Castilhos   Nosso projeto foi realizado na
  Escola Municipal Julio de Castilhos, localizado na Praça Santos Dumont, 96,
  com a professora Leonice da Silva Costa, que dá aulas de Português,
  Matemática e Ciências, para uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental.
  Observamos diferentes atividades, como uma aula de Matemática. Os alunos
  faziam exercícios e elaboravam cartazes para uma exposição. Eles demonstravam
  o que aprenderam sobre plantas medicinais. A partir do conjunto de palavras
  que compõe o universo vocabular de Cissa, reconhecemos como tema para o
  projeto: ”Todos ouvindo bem atentos,
  aceitando e descobrindo as diferenças” que pode ser relacionada com o
  jogo de bingo, onde os alunos precisavam ouvir e prestar atenção. Definiu-se,
  então, como objetivo estojos que armazenam sementes, apoiados em um cinto. Em
  um de seus lados há uma imagem ampliada do tipo de semente que está em seu
  interior. O outro lado foi feito com micro-tule, tecido transparente. Ao
  redor do estojo existe uma fita de plástico trançada que cria uma alça em uma
  das pontas, permitindo que se apoie no cinto. As etiquetas são costuradas por
  dentro do estojo. Utilizamos nas etiquetas a fonte Century Gothic, alterada
  nas letras “a” e “o”, que passaram a ter um desenho de uma semente de
  girassol dentro ao invés do vazado tradicional. O cinto é composto por duas
  camadas de fita de polipropileno em que fizemos buracos para que as alças se
  apoiassem, evitando que todos os estojos se acumulassem em um só ponto. Cissa
  vestiu o cinto e caminhou pela sala lentamente para que todos os alunos
  pudessem ver e tocar nos estojos. Ela abriu os estojos e deu às crianças
  algumas sementes, para que elas pudessem ver e sentir em suas próprias mãos
  as diferenças entre cada uma delas. Conclusão de Renan Kogut Essa experiência que tive em projeto 2 foi algo indescritível.
  De início, cheguei desconfiado, pensando que uma aula numa barraca nunca
  daria certo. Felizmente, errei; e errei muito. A sensação trazida ao estar em
  aula é de estar em um lugar diferente e relaxante, sempre em contato com a
  natureza e a cidade. De tudo, o que mais aprendi nessas foi a agradecer; a
  ver que o próximo sempre estará te ajudando, mesmo que você não perceba; e é
  para essas pessoas que devemos reparar e agradecer, pois são elas que nos
  ajudam a construir o nosso futuro. Então, por me ajudar a enxergar esse
  processo tão essencial ao design e à vida, meus profundos agradecimentos às
  minhas professoras Ana Branco e Gabriela Gusmão. Agradeço à minha dupla por
  estar sempre ao meu lado. Foi o suporte mútuo que nos fez sempre evoluir
  nesse projeto. Assim, aprendi que o amigo está aqui para ajudar; o seu
  propósito é sempre somar, nunca subtrair. Agradeço a nossa intercessora
  Leonice por sempre nos receber com um sorriso no rosto a cada aula que
  visitamos; por entender e participar de forma magistral o nosso processo de
  feitura do projeto; por abrir alguns minutos finais e olhar o que temos a
  mostrar a ela; por dar sugestões e dicas para os experimentos e variações.
  Assim, aprendi que o papel do cliente no fazer design é sempre ativo. Conclusão de Eric Emanuel de Araujo Oliveira Participar do Projeto: Planejamento com as professoras Ana
  Branco e Gabriela foi uma experiência que, se pudéssemos resumir em uma única
  palavra, seria: Enriquecedora. No início do período, Ana nos questionou o
  motivo pelo qual escolhemos cursar essa disciplina, lembro-me de ter
  respondido que gostaria que esse projeto fluísse naturalmente, podendo assim
  ampliar minha visão sobre o que é planejar e, principalmente, o que é design.
  Creio que essas metas foram alcançadas. Agradeço muito ao meu amigo Renan
  Kogut por sua companhia em todo esse trabalho, tanto nos momentos de sucesso
  quanto nos de trabalho. Sua parceria me mostrou a importância de sabermos que
  há alguém ao nosso lado com o mesmo objetivo que nós, e desenvolveu em mim a
  capacidade de confiar para alcançar os melhores resultados possíveis.
  Agradeço muito a minha amiga e intercessora Cissa, que demonstrou toda a
  paciência e interesse possíveis de serem oferecidos a duas pessoas. Sua
  dedicação me mostrou a importância de uma boa receptividade para um bom
  relacionamento, além de sempre nos estimular a darmos o nosso melhor. Avaliação da intercessora Leonice da Costa Silva Foi um projeto muito bacana, que pode vir a colaborar nas
  atividades pedagógicas. Eu vejo nesse projeto uma forma de mostrar para
  outros cursos novas formas de conhecimento; que a partir da educação da
  escola pública nós podemos melhorar e inovar. As experiências que a dupla
  trouxe foram muito produtivas. As crianças mostraram interesse bem maior
  quando elas puderam ter o contato, quando puderam ver e sentir melhor as
  texturas. Isso enriqueceu a aula, o conhecimento que elas têm a respeito da
  matéria e facilitou o entendimento e o aprendizado. O produto final foi muito
  interessante; foi realmente o resultado de diversas etapas que a gente foi
  passando; a criação do objeto ajudou a aula e fortaleceu o entendimento. Os
  alunos adoraram! O cinto teve sua utilidade pelo fato de os alunos poderem
  estar experimentando as texturas, sentindo as sementes e eu ter todos em
  volta de mim ao mesmo tempo, situação em que antes não ocorria. Como palavra
  final, eu espero que essa troca possa acontecer sempre! Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
  Gusmão 
 |  | 
 | 
 | |||
|  |  | ||||||
|  | 
 | 
 | |||||
|  | 
 |  | |||||