Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Aprendendo a tabuada de coração

Equipe:

Eric Jason Urban

ericjurban@hotmail.com        

 

Grupo Social

 

Márcia Reis 

Escola Municipal Henrique Dodsworth

 Rua Epitácio Pessoa,474, Ipanema, Rio de Janeiro.

 

  

O projeto foi feito na Escola Henrique Dodsworth situada na Av.Epitácio Pessoa, nr. 474, Ipanema juntamente com a professora de matemática do Ensino Fundamental, Márcia Reis. Durante sua aula, a professora Márcia Reis ensina as crianças o básico da matemática fundamental.  
A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da professora Márcia Reis,  reconheci como tema para o projeto: “Errando, aprendemos a tabuada no coração”
Uma das atividades desenvolvida pela professora Márcia Reis era de envolver a criança com a tabuada, já que, muitos dos exercícios dados em sala de aula tinham alguma ligação com a tabuada. Após mostrar os experimentos para a professora Márcia Reis, o conceito definido como objetivo para o projeto foi de que a criança pudesse decorar a tabuada de forma lúdica e prazerosa. Para o objeto final, foi feito uma tabela- tabuada de dupla entrada com “cortinas” para tapar o resultado das contas. Alem do painel, foram feitos também  três tamanhos diferentes de argolas e cartões contendo cada um uma conta da tabuada. As argolas foram feitas para que a professora pudesse agregar valores para cada argola. Já os cartões, esses apresentam uma conta da tabuada.
O produto final foi usado pela intercessora de um modo bastante dinâmico e eficaz. Apesar da timidez de alguns, todos os alunos aceitaram participar da atividade envolvendo o objeto final.
    No começo, fiz uma parceria para trabalhar no projeto com uma amiga que tinha feito no primeiro período da faculdade. Porém, logo no inicio do projeto, quando tínhamos acabado de escolher a intercessora com quem trabalharíamos o período inteiro, ela trancou a matéria e acabou indo para outra faculdade. Ao saber que faria o projeto sozinho, me desesperei. Cogitei em trancar a matéria e fazê-la no período seguinte; bobagem minha. Conversando com a professora Ana Branco e a professora Gabriela, pude ver que se desistisse, estaria desistindo de mim mesmo. Durante a conversa, encontrei força de vontade para continuar o projeto, mesmo sozinho. Isso me fez rever meus próprios conceitos sobre minha vida e principalmente minha carreira como designer. Para finalizar, gostaria de agradecer a todos que fizeram o possível para que esse projeto saísse do papel. Muito Obrigado!

 

Conclusão e Avaliação da Intercessora Márcia de Mattos de Oliveira Reis:

 

Surpreendeu-me o interesse do Eric pela aula de matemática. Como aluno do Departamento de Artes, achei que a opção natural seria pela aula de Educação Artística que acontece na escola. Só por isso acredito que o aluno não tem medo de desafios. Buscou a matéria mais árida e desenvolveu um trabalho criativo e dinâmico, que envolveu toda turma durante sua apresentação. Responsável  e pontual . Parabéns!

Nota 10.

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version