|  
  
 
 |   | Aprendendo
  a tabuada de coração Equipe:  Eric Jason Urban ericjurban@hotmail.com            Grupo Social    Márcia Reis   Escola Municipal Henrique Dodsworth  Rua
  Epitácio Pessoa,474, Ipanema, Rio de Janeiro.       O projeto foi feito na Escola Henrique Dodsworth
  situada na Av.Epitácio Pessoa, nr. 474, Ipanema juntamente com a professora
  de matemática do Ensino Fundamental, Márcia Reis. Durante sua aula, a
  professora Márcia Reis ensina as crianças o básico da matemática fundamental.
   A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da
  professora Márcia Reis,  reconheci como
  tema para o projeto: “Errando, aprendemos a tabuada no coração”
 Uma das atividades desenvolvida pela professora Márcia Reis era de envolver a
  criança com a tabuada, já que, muitos dos exercícios dados em sala de aula
  tinham alguma ligação com a tabuada. Após mostrar os experimentos para a
  professora Márcia Reis, o conceito definido como objetivo para o projeto foi
  de que a criança pudesse decorar a tabuada de forma lúdica e prazerosa. Para
  o objeto final, foi feito uma tabela- tabuada de dupla entrada com “cortinas”
  para tapar o resultado das contas. Alem do painel, foram feitos também
   três tamanhos diferentes de argolas e cartões contendo cada um uma
  conta da tabuada. As argolas foram feitas para que a professora pudesse
  agregar valores para cada argola. Já os cartões, esses apresentam uma conta
  da tabuada.
 O produto final foi usado pela intercessora de um modo bastante dinâmico e
  eficaz. Apesar da timidez de alguns, todos os alunos aceitaram participar da
  atividade envolvendo o objeto final.
 No começo, fiz uma parceria para trabalhar no projeto com
  uma amiga que tinha feito no primeiro período da faculdade. Porém, logo no
  inicio do projeto, quando tínhamos acabado de escolher a intercessora com
  quem trabalharíamos o período inteiro, ela trancou a matéria e acabou indo
  para outra faculdade. Ao saber que faria o projeto sozinho, me desesperei.
  Cogitei em trancar a matéria e fazê-la no período seguinte; bobagem minha.
  Conversando com a professora Ana Branco e a professora Gabriela, pude ver que
  se desistisse, estaria desistindo de mim mesmo. Durante a conversa, encontrei
  força de vontade para continuar o projeto, mesmo sozinho. Isso me fez rever
  meus próprios conceitos sobre minha vida e principalmente minha carreira como
  designer. Para finalizar, gostaria de agradecer a todos que fizeram o
  possível para que esse projeto saísse do papel. Muito Obrigado!
   Conclusão e Avaliação da Intercessora Márcia de Mattos de Oliveira Reis:   Surpreendeu-me o interesse do Eric pela aula de matemática.
  Como aluno do Departamento de Artes, achei que a opção natural seria pela
  aula de Educação Artística que acontece na escola. Só por isso acredito que o
  aluno não tem medo de desafios. Buscou a matéria mais árida e desenvolveu um
  trabalho criativo e dinâmico, que envolveu toda turma durante sua
  apresentação. Responsável  e pontual .
  Parabéns!  Nota 10.     Disciplina:
  DSG 1002 Turma:
  1AD Professores:
  Ana Branco e Gabriela Gusmão     |   | 
 
    | 
 |