|
|
Aprendendo
a tabuada de coração
Equipe:
Eric Jason Urban
ericjurban@hotmail.com
Grupo Social
Márcia Reis
Escola Municipal Henrique Dodsworth
Rua
Epitácio Pessoa,474, Ipanema, Rio de Janeiro.
O projeto foi feito na Escola Henrique Dodsworth
situada na Av.Epitácio Pessoa, nr. 474, Ipanema juntamente com a professora
de matemática do Ensino Fundamental, Márcia Reis. Durante sua aula, a
professora Márcia Reis ensina as crianças o básico da matemática fundamental.
A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da
professora Márcia Reis, reconheci como
tema para o projeto: “Errando, aprendemos a tabuada no coração”
Uma das atividades desenvolvida pela professora Márcia Reis era de envolver a
criança com a tabuada, já que, muitos dos exercícios dados em sala de aula
tinham alguma ligação com a tabuada. Após mostrar os experimentos para a
professora Márcia Reis, o conceito definido como objetivo para o projeto foi
de que a criança pudesse decorar a tabuada de forma lúdica e prazerosa. Para
o objeto final, foi feito uma tabela- tabuada de dupla entrada com “cortinas”
para tapar o resultado das contas. Alem do painel, foram feitos também
três tamanhos diferentes de argolas e cartões contendo cada um uma
conta da tabuada. As argolas foram feitas para que a professora pudesse
agregar valores para cada argola. Já os cartões, esses apresentam uma conta
da tabuada.
O produto final foi usado pela intercessora de um modo bastante dinâmico e
eficaz. Apesar da timidez de alguns, todos os alunos aceitaram participar da
atividade envolvendo o objeto final.
No começo, fiz uma parceria para trabalhar no projeto com
uma amiga que tinha feito no primeiro período da faculdade. Porém, logo no
inicio do projeto, quando tínhamos acabado de escolher a intercessora com
quem trabalharíamos o período inteiro, ela trancou a matéria e acabou indo
para outra faculdade. Ao saber que faria o projeto sozinho, me desesperei.
Cogitei em trancar a matéria e fazê-la no período seguinte; bobagem minha.
Conversando com a professora Ana Branco e a professora Gabriela, pude ver que
se desistisse, estaria desistindo de mim mesmo. Durante a conversa, encontrei
força de vontade para continuar o projeto, mesmo sozinho. Isso me fez rever
meus próprios conceitos sobre minha vida e principalmente minha carreira como
designer. Para finalizar, gostaria de agradecer a todos que fizeram o
possível para que esse projeto saísse do papel. Muito Obrigado!
Conclusão e Avaliação da Intercessora Márcia de Mattos de Oliveira Reis:
Surpreendeu-me o interesse do Eric pela aula de matemática.
Como aluno do Departamento de Artes, achei que a opção natural seria pela
aula de Educação Artística que acontece na escola. Só por isso acredito que o
aluno não tem medo de desafios. Buscou a matéria mais árida e desenvolveu um
trabalho criativo e dinâmico, que envolveu toda turma durante sua
apresentação. Responsável e pontual .
Parabéns!
Nota 10.
Disciplina:
DSG 1002
Turma:
1AD
Professores:
Ana Branco e Gabriela Gusmão
|
|
|
|