Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

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Argolas para concentrar e brincar juntinhos na roda

 

Equipe:

 

Paula Siqueira Bohm

paula@arteemidia.com.br

 

Débora Pedretti Foiadelli

Debora.foiadelli@hotmail.com

 

Grupo social:

 

Márcia Meirelles Freire

Escola Municipal Júlio de Castilhos

Praça Santos Dumont, 96

Gávea, Rio de Janeiro

CEP: 22470-060 

 

 

Nosso projeto foi realizado na Escola Municipal Júlio de Castilhos, tendo como intercessora a professora Márcia Meirelles Freire. A escolar possui alunos que cursam desde o jardim até a quinta série, onde as matérias das áreas de humanas e exatas são inclusas na grade escolar. Lá, a nossa parceira dá aulas de Educação Física, para todas as séries. Nos primeiros encontros, nossa intercessora praticou com as crianças muitas coreografias, trabalhando bastante ritmo, a coordenação e a atenção de cada aluno. A partir do conjunto de palavras que compõe o universe vocabular de Márcia, reconhecemos como tema para o projeto: “Vamos nos concentrar para ouvir a música e brincar juntinhos na roda ao ritmo dos instrumentos”. Nossa parceira, quando ensaiava as coreografias com as crianças, por exemplo, fazia frequentemente uma grande roda para que todos os alunos dançassem juntos. Dessa forma, durante essa atividade, ela exigia concentração para escutar a música e seu ritmo. A partir das experimentações das primeiras ideias, tomamos como partido adotado a corrente de silicone. A alternativa adotada foi um objeto que englobasse diferentes funções das variações apresentadas: elasticidade, leveza, mobilidade, praticidade à parceira e possibilidades de diferentes cores e tamanhos para a roda. Assim sendo, definimos como produto final, argolas de tecido elástico que possuíssem as cores do arco-íris. O objeto final foi feito, então, com o tecido Energy, que esse possui elasticidade e praticidade para lavagem. Para acelerar a etapa de corte, fizemos dois moldes de 45 cm de comprimento e 18 cm de altura, que, colocados lado a lado, foram usados para cortar faixas de 90 cm x 18 cm. Para o acabamento do objeto utilizamos o overlock para fechar a largura, fechando com um ponto invisível o buraco para desvirar o tecido do lado avesso. sua embalagem foi feita com uma tela de PVC, dois zíperes, duas alças para bolsa prontas e pequenas faixas de tecido. Dentro da embalagem, nós costuramos pequenas faixas (16 cm x 14 cm) com as sobras dos tecidos utilizados, dobrados ao meio para dar um acabamento. A professora Márcia utiliza o objeto de diversas maneiras. Com os alunos menores, ela muitas vezes pede para eles fazerem os movimentos em dupla. Para os maiores, ela pede para que formem uma grande roda, com todas as argolas, e pede também para que eles rodem, coloquem as argolas no alto e nos pés, para que inclinem o tronco para trás equilibrando o eixo do corpo, entre muitos outros movimentos.
Débora: Ao longo desse semestre pude conviver com pessoas que me ensinaram muito sobre convivência, sobre respeito, trabalho em conjunto e sobre a vida. Foi um período de crescimento e aprendizado imensos! Agradeço por ter tido a oportunidade de passar esse tempo na barraca com a Ana e a Gabriela, que sempre nos ouviam com tanta atenção e carinho e que se mostravam realmente presentes em nosso projeto. Isso me fez aprender a importância de realmente escutar e prestar atenção nos outros. A partir disso pude acompanhar também os projetos e agonias das outras duplas, e, com isso, as amizades ficaram. Agradeço a todos os colaboradores que trouxeram suas experiências e atenção para nos ajudar, muitas vezes com ideias decisivas para a realização do projeto. / Gratidão a parceira: Agradeço a Márcia por receber a mim e a Paula com tanto respeito e dedicação. Fico muito feliz por poder entregar a ela um objeto que a auxilie. Suas aula vão além da educação física, ela realmente conhece seus alunos e quer ajudá-los a crescer! / Gratidão a dupla: Por fim, agradeço a Paula por sua companhia, suas risadas, suas ideias, sua sensibilidade. Conviver com alguém que se emociona de verdade com nossas realizações é incrível, e me fez aprender a valorizar ainda mais nosso trabalho!

Paula: Participar e concluir esse projeto foi muito importante para mim. A convivência com a intercessora e seus alunos me alertou de realidades e dificuldades que não notava em meu dia a dia. Como as turmas da intercessora  sempre variavam, eu pude contribuir e proporcionar sorrisos para diversas crianças e aprender mais ainda com elas. Essa convivência me fez perceber que crianças carentes como elas possuem um enorme potencial de criatividade e entusiasmo diante das situações, diferentemente de crianças com uma situação financeira melhor.Os momentos na barraca, com a Ana e a Gabriela, foram imprescindíveis para meu desenvolvimento. Com elas, aprendi a planejar cada passo de meu projeto, podendo evoluir e desenvolver idéias com mais agilidade. Não tenho nem palavras para o carinho e paciência de todos os outros professores que me ajudaram nesse processo de aprendizado. / Gratidão a dupla: Agradeço a Débora por todos os momentos em que ela me acalmou, ajudou e riu ao meu lado. Isso  me fez aprender que quando nós realizamos um projeto que realmente uma troca entre a dupla, o trabalho se torna bem mais calmo. Torna-se um projeto de paz. / Gratidão a parceira: Agradeço extremamente a nossa parceira, Márcia, que sempre acreditou em nosso trabalho e nos ajudou a concluir todas as etapas com muito carinho, dedicação e entusiasmo. Isso me fez aprender que, quando nos entregamos e mergulhamos em um projeto, envolvemos todas as pessoas que estão participando com muito respeito, admiração e carinho.

 

Conclusão e Avaliação do intercessor

 

Fiquei muito feliz por ter sido contemplada com a escolha dessas alunas tão comprometidas e entusiasmadas com o que fazem.
 Pela primeira vez, em oito anos que leciono nesta escola, tive a oportunidade de lidar com materiais tão diversos e tão potencialmente criativos, que foram capazes de aguçar a concentração de alunos desde os quatro anos de idade até os maiores com dez anos. Em cada faixa etária, o impacto da exploração dos materiais foi diferenciado.
 Trabalhamos texturas, cores, espessuras, tamanhos, formas, nós, elasticidades, larguras, alturas, diâmetros, enlaces e desenlaces. Por outro lado, testamos limites, incentivamos a parceria, a solidariedade quando em roda cada dupla representava uma cor, e interagiam com o objeto em questão, utilizando diferentes planos (alto, médio e baixo), a tridimensionalidade, o dentro, o fora, perto, longe, a bilateralidade (esquerda e direita), os contrários forte e fraco, o trenzinho com poucos ou muitos alunos, a “estrela”, as duplas, os trios, a disputa para ser o primeiro a brincar, a concorrência para ser quem recolhia o material utilizado pelos colegas, a novidade...
 Algo inusitado para a experiência didática destas crianças, veio através da Débora e da Paula, incansáveis em obter sempre algo cada vez mais adequado/apropriado para a atividade lúdico-educativa. Uma crianças chegou a comparar uma das vivências coreografadas com “criança-esperança”. Materiais maleáveis que evitam qualquer tipo de acidente envolvendo crianças e que tanto pela característica, como pelas cores vibrantes, seduziram a todos que participavam ou assistiam as atividades.
 Eu , as crianças e a instituição como um todo é que precisamos agradecer a parceria com a PUC-Rio e a boa vontade de Débora e Paula, sempre assíduas, sorridentes, participativas, criativas, preocupadas em registrar todo o processo, seja através de desenhos ou fotos, e que conseguiram, através do carinho, da atenção, da sabedoria, da dedicação, do respeito, das ideias, da sensibilidade, do conhecimento, da interação com as crianças, da parceria comigo, realizar algo tão incrível e mágico para auxiliar como instrumental em minhas atividades a serem ministradas aos alunos, que eu chego a desconfiar que dentro daquelas bolsas plásticas cheias de materiais, que elas incansavelmente traziam para a escola, vinha escondida uma varinha de condão, que possuía poderes mágicos de transformação.
 Como fadas, elas eram rodeadas pelas crianças, sempre ávidas para saber que surpresa havia na sacola naquele dia.
 Não tive, em nenhum dia sequer, resistência das crianças para desenvolverem qualquer das atividades queconstruí” a partir dos materiais trazidos pelas alunas da PUC Paula e Débora. Muito pelo contrário! Ainda inovavam construindo e desconstruindo formas e sugestões minhas, por vezes, antecipando-as pelas deles.
 Muito bonito ver um processo germinar, crescer, desenvolver até chegar a culminância de uma realização plena.
 Esses são os verdadeiros laços, os nós que tantas vezes nós ajudamos a “dar e amarrardurante a aula propriamente dita e que simbolizam a elasticidade com a qual precisamos lidar com os desafios que a vida nos oferece, com envolvimento, emoção, perseverança, otimismo e predisposição para acertar.
 Muito obrigada por tudo o que vocês duas me proporcionaram e que por extensão, foram “doados” às crianças desta escola.

Beijos,
Márcia

NOTA : 10 - dez

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

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