| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||||
| 
 | 
 | ||||||
|  | Argolas
  para concentrar e brincar juntinhos na roda Equipe:  Paula Siqueira Bohm paula@arteemidia.com.br Débora Pedretti Foiadelli Debora.foiadelli@hotmail.com Grupo social: Márcia
  Meirelles Freire Escola Municipal Júlio de Castilhos Praça Santos Dumont, 96 Gávea, Rio de Janeiro CEP: 22470-060   Nosso projeto foi realizado na Escola
  Municipal Júlio de Castilhos, tendo como intercessora a professora Márcia
  Meirelles Freire. A escolar possui alunos que cursam desde o jardim até a
  quinta série, onde as matérias das áreas de humanas e exatas são inclusas na
  grade escolar. Lá, a nossa parceira dá aulas de Educação Física, para todas
  as séries. Nos primeiros encontros, nossa intercessora praticou com as
  crianças muitas coreografias, trabalhando bastante ritmo, a coordenação e a
  atenção de cada aluno. A partir do conjunto de palavras que compõe o universe
  vocabular de Márcia, reconhecemos como tema para o projeto: “Vamos nos
  concentrar para ouvir a música e brincar juntinhos na roda ao ritmo dos
  instrumentos”. Nossa parceira, quando ensaiava as coreografias com as
  crianças, por exemplo, fazia frequentemente uma grande roda para que todos os
  alunos dançassem juntos. Dessa forma, durante essa atividade, ela exigia
  concentração para escutar a música e seu ritmo. A partir
  das experimentações das primeiras
  ideias, tomamos como partido adotado a corrente de silicone.
  A alternativa adotada foi um objeto que englobasse diferentes funções das variações apresentadas: elasticidade, leveza, mobilidade, praticidade à parceira e possibilidades de diferentes cores e tamanhos para a roda. Assim sendo, definimos como produto final, argolas de tecido elástico que possuíssem as cores do arco-íris. O objeto final foi feito, então,
  com o tecido Energy, já que esse possui
  elasticidade e praticidade
  para lavagem. Para acelerar a etapa de corte, fizemos dois moldes de 45 cm de comprimento e 18 cm de altura, que, colocados lado a lado, foram usados para cortar faixas
  de 90 cm x 18 cm. Para o acabamento do objeto utilizamos o overlock para fechar a largura, fechando com um ponto invisível o buraco para desvirar o tecido do lado avesso. Já sua
  embalagem foi feita com uma tela de PVC, dois zíperes, duas alças para bolsa
  prontas e pequenas faixas de tecido. Dentro da embalagem,
  nós costuramos pequenas faixas (16 cm x 14 cm)
  com as sobras dos tecidos
  utilizados, dobrados ao meio para
  dar um acabamento. A professora Márcia utiliza o objeto de diversas maneiras. Com os alunos menores,
  ela muitas vezes pede para
  eles fazerem os movimentos em dupla. Para os maiores, ela
  pede para que formem uma
  grande roda, com todas as argolas, e pede também para
  que eles rodem, coloquem as argolas no alto e nos pés, para que
  inclinem o tronco para trás equilibrando
  o eixo do corpo, entre muitos outros movimentos. Paula: Participar
  e concluir esse projeto foi muito
  importante para mim. A convivência com a intercessora e seus alunos me alertou de realidades e dificuldades que não notava
  em meu dia a dia. Como as turmas da intercessora  sempre variavam, eu pude contribuir e proporcionar sorrisos para diversas crianças e aprender mais ainda com elas. Essa convivência
  me fez perceber que crianças carentes como elas possuem
  um enorme potencial de criatividade e entusiasmo diante das situações, diferentemente de crianças com uma situação financeira melhor.Os momentos na barraca,
  com a Ana e a Gabriela, foram imprescindíveis
  para meu desenvolvimento. Com elas, aprendi a planejar cada passo de meu projeto, podendo evoluir e desenvolver idéias com mais agilidade. Não tenho nem
  palavras para o carinho e paciência de todos os outros
  professores que me ajudaram nesse processo de aprendizado. / Gratidão a dupla: Agradeço a Débora por todos os
  momentos em que ela me acalmou,
  ajudou e riu ao meu lado.
  Isso  me fez aprender que quando nós realizamos
  um projeto que realmente há uma troca entre a dupla, o trabalho se torna bem mais
  calmo. Torna-se um projeto de paz. / Gratidão a parceira: Agradeço extremamente a nossa parceira, Márcia, que sempre
  acreditou em nosso trabalho e nos ajudou a concluir todas as etapas com muito carinho, dedicação e entusiasmo. Isso me fez aprender que, quando nos entregamos
  e mergulhamos em um projeto, envolvemos todas as pessoas que estão participando
  com muito respeito, admiração e carinho. Conclusão e Avaliação do intercessor Fiquei muito feliz por
  ter sido contemplada com a escolha dessas alunas tão comprometidas e entusiasmadas com o que fazem. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
  Gusmão     |  | 
 | 
 | |||
|  |  | ||||||
|  | 
 | 
 | |||||
|  | 
 |  | |||||