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Ciranda
do saber Equipe: Tiago Pettersen da Silva de Lima tiagao14@hotmail.com Marcelo Gomes Carneiro margomes11@gmail.com Grupo Social: Prof Lucia do
Carmo Silva Gonçalves Escola
Municipal Tia Ciata Av. Pres. Vargas s/nº Centro - Rio de Janeiro CEP:21378-006 em.tciata@rio.rj.gov.br Tel.: 21-2224-7649 Estamos realizando nosso projeto
com a professora Lucia na escola Tia Ciata, situada na rua Presidente Vargas. Durante um período, acompanhamos as
aulas de Português e Matemática de uma turma de primeiro ano. As crianças estão no processo de alfabetização,
a professora elabora diversos exercícios de leitura em conjunto. Ela faz interpretação de texto, perguntando
oralmente para os alunos responderem, e lê muitas histórias sobre
ensinamentos de vida. Já nas aulas de Matemática, ao
ensinar contas de subtração e adição, a Lúcia usa os exemplos do dia a dia
para uma melhor compreensão dos alunos, por
exemplo: o João tinha duas balas, a Maria pegou uma, com quantas balas o João ficou ? A partir dessas observações e de
muitas outras, desenvolvemos diversos experimentos até chegarmos ao produto
final. A partir do conjunto de palavras
que compõe o universo vocabular de Lucia reconhecemos como tema para o
projeto : “atenção para criar a história e
fazer um mundo de paz”. Durante o processo de observação,
percebemos que a professora Lúcia ,lê muitas histórias sobre os ensinamentos
de vida e conscientização ambiental.
Então, pensamos em um jogo, que estimule todas as atividades que a professora realiza com os alunos e que seu
conteúdo pudesse ser de uso infinito. O jogo de cartas foi pensado com as
sete cores do arco-íris, onde cada cor
corresponde a uma determinada atividade e, cada vez que o aluno acertar, o
grau de dificuldade aumenta, pois, as perguntas
contidas na cartas acumularão até a última cor (roxa) que determinará a dupla
vencedora. Estes escolherão a próxima
atividade realizada pela professora. Para isso, utilizamos os seguintes
materiais: PS para as 60 cartas, PS cristal para as cartas
que representam lugares e adedanha, placa de mdf (70x70) e vinil (adesivo
vinílico - resistente). A professora jogou da seguinte
forma: ela anotava os nomes das duplas no quadro e chamava um de cada vez
para rodar a carta vazada, que passa por
cima das outras. A cor que a carta parou, simbolizou que a criança terá que responder as perguntas contidas em
cada cartão sorteado. A dupla que teve mais acertos no final do tempo
determinado pela professora teve três opções de
escolha de atividade, e a preferida delas foi tempo livre para brincadeiras. Marcelo: O projeto desse semestre
realizado em uma escola pública, desenvolveu em mim grande habilidade de observação em atividades na sala de
aula, onde a cada dia descobria um mundo totalmente novo que se apresentava cheio de surpresas e lições de
vida. Pude experienciar momentos maravilhosos, quando me deparava com uma
atitude de ajuda entre um aluno deficiente
e um aluno tido como “normal” eu evidenciava ali o verdadeiro valor do ser
humano e de interação social em pequenos
gestos. Agradeço a professora, Lucia, pelo
fato de estar presente em suas aulas nos ensinando a viver o dia-a-dia dentro
de uma escola, e me fez aprender sobre o
relacionamento de professor-aluno que apesar das diferenças um ajudava o
outro a crescer. Agradeço ao Tiago, pelo fato de
sempre dispor do seu tempo a enriquecer o desenvolvimento desse projeto, que
me fez descobrir a importância de
dedicarmos um pouco do nosso tempo para trocar com os outros e a crescer na
vida começando no espaço escolar. Tiago: No inicio do projeto eu
tinha como objetivo fazer produtos criativos e difíceis para impressionar a
intercessora e as crianças. Mas depois de ouvir
diversos contribuidores, que faziam produtos simples e lindos com lixo, ter
que atender aos prazos estipulados pelas nossas
professoras, e perceber a felicidade das crianças com os experimentos aparentemente simples para nós,
aprendi a pensar e desenvolver produtos, simples, prestativos, bonitos e no
prazo de tempo combinado. Agradeço a professora, Lucia, pelo
fato de sempre estar disponível a receber novos experimentos. Isso me fez
acreditar que estávamos tendo confiança da
professora, e isso me dava força para tentar, cada vez mais, surpreendê-la e
ajudá-la a desenvolver novas iscas que
ajudam na aprendizagem dos alunos. Agradeço a minha dupla de projeto,
Marcelo Gomes, pelo fato de ser uma pessoa prática. Isso me fez aprender a elaborar produtos mais simples, mas
que atendessem aos prazos estabelecidos pelas nossas professoras, Gabriela Gusmão e Ana Branco.
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
Gusmão |
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