| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||||
| 
 | 
 | ||||||
|  | Ciranda
  do saber Equipe: Tiago Pettersen da Silva de Lima tiagao14@hotmail.com Marcelo Gomes Carneiro margomes11@gmail.com Grupo Social:  Prof Lucia do
  Carmo Silva Gonçalves Escola
  Municipal Tia Ciata Av. Pres. Vargas s/nº Centro - Rio de Janeiro CEP:21378-006 em.tciata@rio.rj.gov.br Tel.: 21-2224-7649 Estamos realizando nosso projeto
  com a professora Lucia na escola Tia Ciata, situada na rua Presidente Vargas. Durante um período, acompanhamos as
  aulas de Português e Matemática de uma turma de primeiro ano. As crianças estão no processo de alfabetização,
  a professora elabora diversos exercícios de leitura em conjunto. Ela faz interpretação de texto, perguntando
  oralmente para os alunos responderem, e lê muitas histórias sobre
  ensinamentos de vida. Já nas aulas de Matemática, ao
  ensinar contas de subtração e adição, a Lúcia usa os exemplos do dia a dia
  para uma melhor compreensão dos alunos, por
  exemplo: o João tinha duas balas, a Maria pegou uma, com quantas balas o João ficou ? A partir dessas observações e de
  muitas outras, desenvolvemos diversos experimentos até chegarmos ao produto
  final. A partir do conjunto de palavras
  que compõe o universo vocabular de Lucia reconhecemos como tema para o
  projeto : “atenção para criar a história e
  fazer um mundo de paz”. Durante o processo de observação,
  percebemos que a professora Lúcia ,lê muitas histórias sobre os ensinamentos
  de vida e conscientização ambiental.
  Então, pensamos em um jogo, que estimule todas as atividades que a professora realiza com os alunos e que seu
  conteúdo pudesse ser de uso infinito. O jogo de cartas foi pensado com as
  sete cores do arco-íris, onde cada cor
  corresponde a uma determinada atividade e, cada vez que o aluno acertar, o
  grau de dificuldade aumenta, pois, as perguntas
  contidas na cartas acumularão até a última cor (roxa) que determinará a dupla
  vencedora. Estes escolherão a próxima
  atividade realizada pela professora. Para isso, utilizamos os seguintes
  materiais: PS para as 60 cartas, PS cristal para as cartas
  que representam lugares e adedanha, placa de mdf (70x70) e vinil (adesivo
  vinílico - resistente). A professora jogou da seguinte
  forma: ela anotava os nomes das duplas no quadro e chamava um de cada vez
  para rodar a carta vazada, que passa por
  cima das outras. A cor que a carta parou, simbolizou que a criança terá que responder as perguntas contidas em
  cada cartão sorteado. A dupla que teve mais acertos no final do tempo
  determinado pela professora teve três opções de
  escolha de atividade, e a preferida delas foi tempo livre para brincadeiras. Marcelo: O projeto desse semestre
  realizado em uma escola pública, desenvolveu em mim grande habilidade de observação em atividades na sala de
  aula, onde a cada dia descobria um mundo totalmente novo que se apresentava cheio de surpresas e lições de
  vida. Pude experienciar momentos maravilhosos, quando me deparava com uma
  atitude de ajuda entre um aluno deficiente
  e um aluno tido como “normal” eu evidenciava ali o verdadeiro valor do ser
  humano e de interação social em pequenos
  gestos. Agradeço a professora, Lucia, pelo
  fato de estar presente em suas aulas nos ensinando a viver o dia-a-dia dentro
  de uma escola, e me fez aprender sobre o
  relacionamento de professor-aluno que apesar das diferenças um ajudava o
  outro a crescer. Agradeço ao Tiago, pelo fato de
  sempre dispor do seu tempo a enriquecer o desenvolvimento desse projeto, que
  me fez descobrir a importância de
  dedicarmos um pouco do nosso tempo para trocar com os outros e a crescer na
  vida começando no espaço escolar. Tiago: No inicio do projeto eu
  tinha como objetivo fazer produtos criativos e difíceis para impressionar a
  intercessora e as crianças. Mas depois de ouvir
  diversos contribuidores, que faziam produtos simples e lindos com lixo, ter
  que atender aos prazos estipulados pelas nossas
  professoras, e perceber a felicidade das crianças com os experimentos aparentemente simples para nós,
  aprendi a pensar e desenvolver produtos, simples, prestativos, bonitos e no
  prazo de tempo combinado. Agradeço a professora, Lucia, pelo
  fato de sempre estar disponível a receber novos experimentos. Isso me fez
  acreditar que estávamos tendo confiança da
  professora, e isso me dava força para tentar, cada vez mais, surpreendê-la e
  ajudá-la a desenvolver novas iscas que
  ajudam na aprendizagem dos alunos. Agradeço a minha dupla de projeto,
  Marcelo Gomes, pelo fato de ser uma pessoa prática. Isso me fez aprender a elaborar produtos mais simples, mas
  que atendessem aos prazos estabelecidos pelas nossas professoras, Gabriela Gusmão e Ana Branco.     
   Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
  Gusmão     |  | 
 | 
 | |||
|  |  | ||||||
|  | 
 | 
 | |||||
|  | 
 |  | |||||