Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Ciranda do saber

 

Equipe:

 

Tiago Pettersen da Silva

de Lima

tiagao14@hotmail.com

Marcelo Gomes

Carneiro

margomes11@gmail.com

 

 

 

Grupo Social:

 

Prof Lucia do Carmo

Silva Gonçalves

Escola Municipal Tia Ciata

Av. Pres. Vargas s/nº

Centro - Rio de Janeiro

CEP:21378-006

em.tciata@rio.rj.gov.br

Tel.: 21-2224-7649

 

 

 

Estamos realizando nosso projeto com a professora Lucia na escola Tia Ciata, situada na rua Presidente Vargas.

Durante um período, acompanhamos as aulas de Português e Matemática de uma turma de primeiro ano. As crianças

estão no processo de alfabetização, a professora elabora diversos exercícios de leitura em conjunto. Ela faz

interpretação de texto, perguntando oralmente para os alunos responderem, e lê muitas histórias sobre ensinamentos de

vida.

Já nas aulas de Matemática, ao ensinar contas de subtração e adição, a Lúcia usa os exemplos do dia a dia para uma

melhor compreensão dos alunos, por exemplo: o João tinha duas balas, a Maria pegou uma, com quantas balas o João

ficou ?

A partir dessas observações e de muitas outras, desenvolvemos diversos experimentos até chegarmos ao produto final.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Lucia reconhecemos como tema para o projeto :

“atenção para criar a história e fazer um mundo de paz”.

Durante o processo de observação, percebemos que a professora Lúcia ,lê muitas histórias sobre os ensinamentos de

vida e conscientização ambiental. Então, pensamos em um jogo, que estimule todas as atividades que a professora

realiza com os alunos e que seu conteúdo pudesse ser de uso infinito. O jogo de cartas foi pensado com as sete cores do

arco-íris, onde cada cor corresponde a uma determinada atividade e, cada vez que o aluno acertar, o grau de dificuldade

aumenta, pois, as perguntas contidas na cartas acumularão até a última cor (roxa) que determinará a dupla vencedora.

Estes escolherão a próxima atividade realizada pela professora. Para isso, utilizamos os seguintes materiais: PS para as

60 cartas, PS cristal para as cartas que representam lugares e adedanha, placa de mdf (70x70) e vinil (adesivo vinílico -

resistente).

A professora jogou da seguinte forma: ela anotava os nomes das duplas no quadro e chamava um de cada vez para

rodar a carta vazada, que passa por cima das outras. A cor que a carta parou, simbolizou que a criança terá que

responder as perguntas contidas em cada cartão sorteado. A dupla que teve mais acertos no final do tempo determinado

pela professora teve três opções de escolha de atividade, e a preferida delas foi tempo livre para brincadeiras.

Marcelo: O projeto desse semestre realizado em uma escola pública, desenvolveu em mim grande habilidade de

observação em atividades na sala de aula, onde a cada dia descobria um mundo totalmente novo que se apresentava

cheio de surpresas e lições de vida. Pude experienciar momentos maravilhosos, quando me deparava com uma atitude

de ajuda entre um aluno deficiente e um aluno tido como “normal” eu evidenciava ali o verdadeiro valor do ser humano e

de interação social em pequenos gestos.

Agradeço a professora, Lucia, pelo fato de estar presente em suas aulas nos ensinando a viver o dia-a-dia dentro de uma

escola, e me fez aprender sobre o relacionamento de professor-aluno que apesar das diferenças um ajudava o outro a

crescer.

Agradeço ao Tiago, pelo fato de sempre dispor do seu tempo a enriquecer o desenvolvimento desse projeto, que me fez

descobrir a importância de dedicarmos um pouco do nosso tempo para trocar com os outros e a crescer na vida

começando no espaço escolar.

Tiago: No inicio do projeto eu tinha como objetivo fazer produtos criativos e difíceis para impressionar a intercessora e

as crianças. Mas depois de ouvir diversos contribuidores, que faziam produtos simples e lindos com lixo, ter que atender

aos prazos estipulados pelas nossas professoras, e perceber a felicidade das crianças com os experimentos

aparentemente simples para nós, aprendi a pensar e desenvolver produtos, simples, prestativos, bonitos e no prazo de

tempo combinado.

Agradeço a professora, Lucia, pelo fato de sempre estar disponível a receber novos experimentos. Isso me fez acreditar

que estávamos tendo confiança da professora, e isso me dava força para tentar, cada vez mais, surpreendê-la e ajudá-la

a desenvolver novas iscas que ajudam na aprendizagem dos alunos.

Agradeço a minha dupla de projeto, Marcelo Gomes, pelo fato de ser uma pessoa prática. Isso me fez aprender a

elaborar produtos mais simples, mas que atendessem aos prazos estabelecidos pelas nossas professoras, Gabriela

Gusmão e Ana Branco.

 

 

    

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

  

 

voltar

foto ficha.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version