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Círculo da Amizade Equipe: Camila de Souza Ferreira camiladesouzaferreira@gmail.com Vladimir Ventura Teclo de Jesus
Grupo Social: Profª Sheila Sueli
Loureiro da Silva EDI Reinaldo José da Aragão Barbosa O círculo da amizade, nome do projeto, foi
realizado com a colaboração de todos os funcionários da Escola de Educação
Infantil Reinaldo José de Aragão Barbosa, no bairro Bangu, cidade Rio de
Janeiro, em principal a professora e educadora Sheila Sueli Loureiro da Silva.
Essa foi a intercessora que deu nome e caminhos para que o projeto fosse
realizado. Observando as atividades exercidas por ela na escola citada,
pudemos verificar todo o processo diário de seu trabalho. Pela manhã, recebe
sua turma formada por crianças com idade entre 4 e 5 anos, em seguida
prosseguem ao refeitório para ter o desjejum. Logo na sala de aula Sheila faz
a chamadinha, exercício este que consiste na apresentação visual, através de
um cartão rosa ou verde, dos nomes de cada um de seus alunos para que possam
reconhecer seus nomes. Para isso, a professora pedia que todos colaborassem
com a retirada das mesas e cadeiras dispostas no interior da sala, onde
reunia-os em círculo, sentados no chão para a atividade. Assim, as crianças
arrastavam os móveis fazendo um enorme barulho. Depois da chamadinha, em
geral, Sheila contava uma história para eles.Percebemos, que essa atividade
era o exercício de todo os dias. Ora Sheila contava histórias de livros
infantis, ora distribuía brinquedos ou colocava um cd player ou DVD para
verem e ouvirem mais histórias. Independente de qualquer atividade, seus
alunos mantinham-se agitados e um tanto dispersos. A partir do conjunto de palavras que compõe
o universo vocabular de Sheila, reconhecemos como tema para o projeto: “Vamos
contar uma história gostosa, colorir o dia com o pé direito”. Essa frase foi
eleita pela intercessora, dentre outras formadas com palavras que proferiu em
seu ambiente de trabalho, pois havia relação com o fato de contar histórias,
atividade essa, que segundo ela, alegrava o dia das crianças deixando-o
colorido e feliz. Sem pensar, fizemos algumas bobagens com a
fartura que acreditamos ser lixo. Essas, transformaram-se em iscas que
permitiu a Sheila nos orientar no caminho para nosso partido adotado. A única
isca que usou para trabalhar com as crianças foram os restos de retalhos de
pano, os quais unidos por nós, Sheila acreditou ser uma corda que auxiliou-a
no acolhimento delas para a formação do círculo, que durante a semana, fazia
para contar histórias. Já as crianças, perceberam a corda como um brinquedo.
Seguravam, pulavam sobre ela e todos juntos, puxavam-a de um lado para o
outro cantando músicas provindas das histórias que ouviam Sheila contar. Depois de acompanhar, durante um
semestre, Sheila e sua turma, começamos a produzir o círculo da amizade. Ao
longo do período, ao levar iscas, eu e Vladimir, conseguimos pescar as
indicações dadas por Sheila. Faríamos um produto para reunir as crianças,
móbil, de textura macia para não ferí-los e que fosse das histórias dos
livros de onde nossa intercessora retirava suas histórias. Lembramos também,
que as crianças sentavam no chão e isso não era muito confortável.
Pesquisando, fizemos com tecido ENERGY, uma cobra verde de 7 metros com
várias aberturas mais 28 almofadas de tecido microfibra. Escolhemos esse
material, pois sua variedade de cores era grande, pela praticidade na lavagem
e pela textura macia. As almofadas
eram personagens e elementos das histórias e essas eram guardadas no interior
da cobra, daí as várias aberturas nela. Sheila usou-a para unir as crianças
em círculo; as almofadas como assento e personagens das histórias; uma delas
para ensinar as horas, pois era um relógio e outra, calendário, para
identificar as datas. As crianças também usaram as almofadas como
travesseiros na hora de dormir Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
Gusmão |
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