|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||||
|
|
||||||
|
Equilibrando de mãos dadas Equipe: Bernardo Laureano Carneiro da Silva João Pedro Gonçalves Marins Costa joaopcosta.me@gmail.com Grupo Social: Prof Ana Lúcia Coelho Escola
Municipal Capistranho de Abreu O projeto foi realizado na
Escola Municipal Capistrano de Abreu, localizada na Rua Pacheco Leão número
984, no bairro do Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro. A nossa
intercessora nesse projeto foi a professora de Educação Física Ana Lúcia
Coelho. A intercessora dá aulas na Escola
durante a manhã, as turmas são compostas por alunos do Primeiro ao Quinto ano
do Ensino Fundamental. As aulas vão de 7:00 até 12:00 h, nosso horário combinado
com Ana foi o de 8:00 h nas segundas, quartas e sextas-feiras. A aula da Ana Lúcia é caracterizada
por um alongamento incial e depois a realização de atividades variadas. Por
exemplo, a introdução de brincadeiras antigas como pular carniça e soltar
pião, além de outras atividades que envolvem equilíbrio e movimento corporal.
A partir do conjunto de palavras
que compõe o universo vocabular de Ana Lúcia reconhecemos como tema para o
projeto: “É melhor você aprender a equilibrar o corpo em movimento”. Diversos exercícios passados
pela intercessora tem relação com a frase escolhida, como por exemplo:
atividades com trampolim acrobático, carregar o amigo nas costas, pular o
banco, alongamento. Após a experimentação das
primeiras idéias, percebemos que o conceito que deveria ser tomado como
objetivo era a criação de objetos que envolvessem o equilíbrio do corpo como
um todo, e não de partes específicas. Dessa forma, variações experimentais
foram feitas a fim de chegar a um protótipo final. O objeto final consiste em um
grande círculo de madeira associado com uma semi-esfera que fica embaixo
deste. O objetivo desse protótipo é fazer com que várias crianças possam se
equilibrar ao mesmo tempo. Ou seja, elas deverão se organizar e dar as mãos
para que o equilíbrio seja atingido. Todo o objeto foi feito de madeira
(compensado) e o acabamento com folha de curupixá e seladora. O
protótipo está sendo usado pela Ana Lúcia da seguinte maneira: ela organiza
grupos que deverão tentar manter o equilíbrio, em pé ou sentados. Dessa
forma, ela consegue conciliar o equilíbrio corporal e a organização dos seus
alunos. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
Gusmão |
|
|
|
|||
|
|
||||||
|
|
|
|||||
|
|
|
|||||