|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||||
|
|
||||||
|
Matemática
é construção Equipe: Julia Garcia juh.santos@gmail.com Caroline Pinto carol2005pb@yahoo.com.br Grupo Social: Eliana Escola
Municipal Pedro Ernesto Av Prof Abelardo Lobo, 5 Lagoa - Rio de Janeiro CEP: 22470-240 Tel: (21) 2579-0115 O projeto foi realizado na Escola
Municipal Pedro Ernesto, com a professora Eliana, do quarto ano. Ela dá aulas
para a turma diariamente e é focada em matemática e português. Em aulas de
português, lê textos, poemas e estuda gramática. Nas de matemática, se volta
principalmente para contas de soma e multiplicação e para o estudo das
frações.A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de
Eliana reconhecemos como tema para o projeto: “Esta professora está aberta a
ajudar a todos a aprender porque depois que se aprende tudo fica lindo e
fácil”. Em atividades, ela sempre reforça que os alunos, que antes tinham
dificuldades, estão agora acertando todos os exercícios com facilidade.
Baseamo-nos na abertura dela para chegar ao nosso partido adotado: formas
geométricas que pudessem montar as mais variadas figuras. Essas formas foram
feitas de lona de algodão com entretela e velcro colorido, que pode ser
afixado a um estandarte de carpete azul escuro. Caroline: As etapas do projeto me
permitiram exercitar e consequentemente ampliar minha percepção sensorial e
emocional, pois na Sala Entre Jaqueiras, nos laboratórios, em casa e na
Escola Pedro Ernesto busquei sempre ficar aberta a novas ideias e emoções das
pessoas a minha volta. Tudo isso gerou amadurecimento em mim, no sentido de
ter mais confiança nas minhas próprias atitudes e opiniões. Agradeço a Julia por ser
comunicativa e participativa, sempre querendo discutir e opinar sobre os
assuntos de projeto. Isso me mostrou que é importante compartilhar nossos
pensamentos e ouvir os outros. Agradeço a Eliana ter tanto amor
pela sua profissão e seus alunos. Isso me fez aprender a sempre buscar
exercer da melhor forma possível as atividades que amo. Julia: Além de aprender a encarar
problemas com outros olhos, eu hoje sei admirá-los e sei admirar trabalho -
porque trabalho é construção de solução. Além disso, sei que nunca mais vou
olhar pra uma escola pública com os mesmos olhos, e que nunca mais vou olhar
só com os olhos - ver os prédios cheios de crianças com uniformes azuis e
brancos, para mim, agora, gera uma série de lembranças, vontades e emoções. Agradeço à Eliana por saber se
entregar àquilo que era apresentado a ela, experimentando de tudo e criando
relações com tudo que era utilizado. Isso me mostrou que quando se tem
carinho com o entorno - nós, as crianças e a escola - ele é claramente
demonstrado em gestos cotidianos. Agradeço à Carol por sempre
demonstrar que transforma a vivência do projeto em construção, tanto de
formas quanto de conhecimento, sempre querendo aprender. Isso me mostrou que
se entregar às situações, sejam elas boas ou ruins, é fundamental para
qualquer espécie de geração de informação, de conhecimento e de solução. OBSERVAÇÕES Decorridos alguns meses com as alunas
de Design em minha sala de aula, posso avaliar que a presença delas foi
positiva para o aproveitamento da turma, uma vez que contribuíram com
trabalhos bastante interessantes, úteis nas diversas áreas de ensino. Eliana Profª da t.
1402 Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
Gusmão |
|
|
|
|||
|
|
||||||
|
|
|
|||||
|
|
|
|||||