| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||||
| 
 | 
 | ||||||
|  | Matemática
  é construção Equipe: Julia Garcia juh.santos@gmail.com Caroline Pinto carol2005pb@yahoo.com.br Grupo Social:  Eliana Escola
  Municipal Pedro Ernesto Av Prof Abelardo Lobo, 5 Lagoa - Rio de Janeiro CEP: 22470-240 Tel: (21) 2579-0115 O projeto foi realizado na Escola
  Municipal Pedro Ernesto, com a professora Eliana, do quarto ano. Ela dá aulas
  para a turma diariamente e é focada em matemática e português. Em aulas de
  português, lê textos, poemas e estuda gramática. Nas de matemática, se volta
  principalmente para contas de soma e multiplicação e para o estudo das
  frações.A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de
  Eliana reconhecemos como tema para o projeto: “Esta professora está aberta a
  ajudar a todos a aprender porque depois que se aprende tudo fica lindo e
  fácil”. Em atividades, ela sempre reforça que os alunos, que antes tinham
  dificuldades, estão agora acertando todos os exercícios com facilidade.
  Baseamo-nos na abertura dela para chegar ao nosso partido adotado: formas
  geométricas que pudessem montar as mais variadas figuras. Essas formas foram
  feitas de lona de algodão com entretela e velcro colorido, que pode ser
  afixado a um estandarte de carpete azul escuro.           Caroline: As etapas do projeto me
  permitiram exercitar e consequentemente ampliar minha percepção sensorial e
  emocional, pois na Sala Entre Jaqueiras, nos laboratórios, em casa e na
  Escola Pedro Ernesto busquei sempre ficar aberta a novas ideias e emoções das
  pessoas a minha volta. Tudo isso gerou amadurecimento em mim, no sentido de
  ter mais confiança nas minhas próprias atitudes e opiniões. Agradeço a Julia por ser
  comunicativa e participativa, sempre querendo discutir e opinar sobre os
  assuntos de projeto. Isso me mostrou que é importante compartilhar nossos
  pensamentos e ouvir os outros. Agradeço a Eliana ter tanto amor
  pela sua profissão e seus alunos. Isso me fez aprender a sempre buscar
  exercer da melhor forma possível as atividades que amo.            Julia: Além de aprender a encarar
  problemas com outros olhos, eu hoje sei admirá-los e sei admirar trabalho -
  porque trabalho é construção de solução. Além disso, sei que nunca mais vou
  olhar pra uma escola pública com os mesmos olhos, e que nunca mais vou olhar
  só com os olhos - ver os prédios cheios de crianças com uniformes azuis e
  brancos, para mim, agora, gera uma série de lembranças, vontades e emoções. Agradeço à Eliana por saber se
  entregar àquilo que era apresentado a ela, experimentando de tudo e criando
  relações com tudo que era utilizado. Isso me mostrou que quando se tem
  carinho com o entorno - nós, as crianças e a escola - ele é claramente
  demonstrado em gestos cotidianos. Agradeço à Carol por sempre
  demonstrar que transforma a vivência do projeto em construção, tanto de
  formas quanto de conhecimento, sempre querendo aprender. Isso me mostrou que
  se entregar às situações, sejam elas boas ou ruins, é fundamental para
  qualquer espécie de geração de informação, de conhecimento e de solução. OBSERVAÇÕES        Decorridos alguns meses com as alunas
  de Design em minha sala de aula, posso avaliar que a presença delas foi
  positiva para o aproveitamento da turma, uma vez que contribuíram com
  trabalhos bastante interessantes, úteis nas diversas áreas de ensino.       Eliana        Profª da t.
  1402 Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
  Gusmão     |  | 
 | 
 | |||
|  |  | ||||||
|  | 
 | 
 | |||||
|  | 
 |  | |||||