Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Matemática é construção

 

Equipe:

 

Julia Garcia

juh.santos@gmail.com

 

Caroline Pinto

carol2005pb@yahoo.com.br

 

 

Grupo Social:

 

Eliana

Escola Municipal Pedro Ernesto

Av Prof Abelardo Lobo, 5

Lagoa - Rio de Janeiro

CEP: 22470-240

Tel: (21) 2579-0115

 

 

 

 

O projeto foi realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, com a professora Eliana, do quarto ano. Ela dá aulas para a turma diariamente e é focada em matemática e português. Em aulas de português, lê textos, poemas e estuda gramática. Nas de matemática, se volta principalmente para contas de soma e multiplicação e para o estudo das frações.A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Eliana reconhecemos como tema para o projeto: “Esta professora está aberta a ajudar a todos a aprender porque depois que se aprende tudo fica lindo e fácil”. Em atividades, ela sempre reforça que os alunos, que antes tinham dificuldades, estão agora acertando todos os exercícios com facilidade. Baseamo-nos na abertura dela para chegar ao nosso partido adotado: formas geométricas que pudessem montar as mais variadas figuras. Essas formas foram feitas de lona de algodão com entretela e velcro colorido, que pode ser afixado a um estandarte de carpete azul escuro.

          Caroline: As etapas do projeto me permitiram exercitar e consequentemente ampliar minha percepção sensorial e emocional, pois na Sala Entre Jaqueiras, nos laboratórios, em casa e na Escola Pedro Ernesto busquei sempre ficar aberta a novas ideias e emoções das pessoas a minha volta. Tudo isso gerou amadurecimento em mim, no sentido de ter mais confiança nas minhas próprias atitudes e opiniões.

Agradeço a Julia por ser comunicativa e participativa, sempre querendo discutir e opinar sobre os assuntos de projeto. Isso me mostrou que é importante compartilhar nossos pensamentos e ouvir os outros.

Agradeço a Eliana ter tanto amor pela sua profissão e seus alunos. Isso me fez aprender a sempre buscar exercer da melhor forma possível as atividades que amo.

           Julia: Além de aprender a encarar problemas com outros olhos, eu hoje sei admirá-los e sei admirar trabalho - porque trabalho é construção de solução. Além disso, sei que nunca mais vou olhar pra uma escola pública com os mesmos olhos, e que nunca mais vou olhar só com os olhos - ver os prédios cheios de crianças com uniformes azuis e brancos, para mim, agora, gera uma série de lembranças, vontades e emoções.

Agradeço à Eliana por saber se entregar àquilo que era apresentado a ela, experimentando de tudo e criando relações com tudo que era utilizado. Isso me mostrou que quando se tem carinho com o entorno - nós, as crianças e a escola - ele é claramente demonstrado em gestos cotidianos.

Agradeço à Carol por sempre demonstrar que transforma a vivência do projeto em construção, tanto de formas quanto de conhecimento, sempre querendo aprender. Isso me mostrou que se entregar às situações, sejam elas boas ou ruins, é fundamental para qualquer espécie de geração de informação, de conhecimento e de solução.

OBSERVAÇÕES

       Decorridos alguns meses com as alunas de Design em minha sala de aula, posso avaliar que a presença delas foi positiva para o aproveitamento da turma, uma vez que contribuíram com trabalhos bastante interessantes, úteis nas diversas áreas de ensino.

 

      Eliana

       Profª da t. 1402

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

  

 

voltar

matematica construçao.png

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version