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Um palco para o show de letras Equipe: Kenyu Kanashiro Jap.keny.chan@gmail.com Marcela Pedroso Maués Grupo Social: Profª Fabrícia Paes
Salomão Escola
CIEP Tancredo Neves Rua do Catete, 77 – Catete Nós, Marcela e Kenyu, realizamos
nosso projeto planejamento na escola CIEP Tancredo Neves, que fica na Rua do
Catete, 77. Lá, conhecemos a nossa intercessora Fabrícia Paes Salomão,
professora do ensino básico, cujo foco das aulas era ensinar a todos as
sílabas e o alfabeto em si. Em uma de nossas visitas, ela focava a atenção
das crianças nas letras que ela escrevia no quadro negro, ou em algum papel
avulso. A partir do conjunto de palavras
que compõe o universo vocabular de Fabrícia reconhecemos como tema para o
projeto: “Escrever dentro do retângulo a palavra boca, pintar a boca de
vermelho e o pé de verde. A professora cuida de um, dois, três...dez
pares!!!” Com essas 3 frases, a Fabrícia
relacionou-as com os desenhos que nós havíamos feito, e provou a veracidade
delas. Nos desenhos, ela sempre aparece cuidando de muitas crianças, e em um
desenho está representando uma atividade onde essas crianças estão escrevendo
palavras dentro de retângulos nas suas apostilas. Com a frase escolhida, vários
experimentos foram criados, até que chegamos em um foco: montar quadros onde
as letras ficarão centralizadas para chamar atenção da turma. Definindo o
foco, o nosso produto final foi construído com telas de madeira, lona de
algodão e vual. Fabrícia amou em vê-lo pronto e decidiu usá-lo, e claro, não
podia faltar o sorriso das crianças ao verem um objeto tão incomum. Conclusões: Eu concluo com o projeto falando
o quanto mudou a minha vida. Visitar uma escola onde eu nunca imaginei que eu fosse, e conheci funcionários,
crianças e pais que vivem uma realidade diferente, mas ainda sabem o que é
amar o outro. Durante essas visitas, eu vi que o preconceito é o principal
obstáculo das pessoas em enxergar os outros mundos, e como foi incrível a
sensação de ser um colega de turma das crianças, mesmo sendo diferente, em
aspectos de estilo de roupa e visual. Também foi ótimo perceber a necessidade
de carinho dessas crianças, com isso me sentia cada vez mais responsável em
cuidá-las e protegê-las como um verdadeiro pai. Esse foi o melhor projeto que
realizei, e aconselho aos próximos alunos a aproveitarem bastante dessa única
oportunidade. Agradeço à Marcela, que me
acompanhou pelo período inteiro o projeto, além de outras matérias e
trabalhos, e que me ajudou com muita dedicação e carinho, sem nem achar que
isso poderia lhe prejudicar. Com isso eu aprendi o quanto é bom ser
valorizado por alguém que você valoriza reciprocamente. Agradeço à Fabrícia por ter nos
acolhido durante suas atividades, e também por virar uma grande companheira,
a qual confiou em nós para realizarmos o projeto e ajudar as crianças. Isso
me gerou uma grande alegria e satisfação pelo nosso trabalho, e com isso
espero ter crescido muito. É natural concluirmos algo sobre
o que nos é desconhecido antes e após entrarmos alguma vez em contato com
esse algo. Porém, esse projeto me fez perceber o quanto é agradável quando
temos uma conclusão positiva. Quando entrei pela primeira vez na Escola
Municipal Tancredo Neves, imaginei que encontraria pessoas muito carentes e
que eu, de alguma forma iria ajudá-las. Mero engano meu, descobri em mim
mesma a pessoa mais carente daquele lugar. Carente de conhecimentos,
experiências. Descobri em mim mesma a pessoa que mais precisava de ajuda ali,
precisava aprender a ter a força que aquelas pessoas tinham para vencer as
dificuldades que encontravam e continuar felizes, gratas, sorrindo. As
crianças daquele lugar eram carentes sim, mas não de dinheiro, comida ou
qualquer outra ideia boba que havia me ocorrido antes de eu entrar naquele
colégio, eram carentes de carinho e atenção, por possuirem um coração tão
enorme, gigantesco, tão imensamente
bom, que todas as pessoas que conheciam era pouco, faltava gente para amar.
Saí da Escola Municipal Tancredo Neves realizada por ter, de alguma forma,
ajudado Fabrícia e sua turma, mas saí de lá também surpreendida, pois aprendi
lá muito mais do que imaginava que iria aprender, grata a muita gente que
provavelmente não sabe o quanto é forte e sábia, que provavelmente não sabe o
quanto me ensinou. Agradeço ao Kenyu por ser a
pessoa maravilhosa que ele é. Amigo que me ensinou no conviver que possui
traços marcantes que o diferenciam de qualquer outra pessoa. Uma pessoa
gentil, didicada e esforçada. Que me fez aprender provavelmente mais do que
eu conseguiria expor em todos os agradecimentos do relatório. Me ensinou que
de um amigo apenas, conseguimos tirar milhoes e milhões de lições, me ensinou
que mesmo que eu passasse o resto da minha vida ao lado dele, nunca essas
lições iriam se esgotar. Kenyu me ensinou muitas coisas com um olhar, com um
sorriso, com uma palavra, um conselho, um modo de realizar um trabalho, um
modo especial de se preocupar, com o estresse, com brigas, com as alegrias,
brincadeiras... Enfim, com tudo que eu consiga lembrar que uma pessoa é capaz
de transmitir e um pouco mais. Isso me fez perceber que não importa quanto
tempo eu tenha passado com uma pessoa, ela sempre terá muito o que me
ensinar. Agradeço à Fabrícia por ter nos
recebido de portas abertas, por ter sido tão companheira e tão receptiva em
todos os momentos do projeto. Isso me fez perceber que um lugar é muito mais
agradável quando somos bem recebidos e quando temos uma parceira tão especial
quanto ela! Conclusão da Intercessora: Este projeto foi de suma
importância, um FATO INÉDITO, pois em dez anos de trabalho com a educação
pública não encontrei nada parecido. Foi uma troca extremamente
valiosa de saberes. Penso que isso deve continuar
acontecendo, para que muitas outras pessoas (adultos e crianças) possam
desfrutar deste benefício. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD Professores: Ana Branco e
Gabriela Gusmão |
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