Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Um palco para o show de letras

 

 

Equipe:

 

Kenyu Kanashiro

Jap.keny.chan@gmail.com

Marcela Pedroso Maués

J_hersheimmer@hotmail.com

 

Grupo Social:

 

Profª Fabrícia Paes Salomão

Escola CIEP Tancredo Neves

Rua do Catete, 77 – Catete

 

 

Nós, Marcela e Kenyu, realizamos nosso projeto planejamento na escola CIEP Tancredo Neves, que fica na Rua do Catete, 77. Lá, conhecemos a nossa intercessora Fabrícia Paes Salomão, professora do ensino básico, cujo foco das aulas era ensinar a todos as sílabas e o alfabeto em si. Em uma de nossas visitas, ela focava a atenção das crianças nas letras que ela escrevia no quadro negro, ou em algum papel avulso.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fabrícia reconhecemos como tema para o projeto: “Escrever dentro do retângulo a palavra boca, pintar a boca de vermelho e o pé de verde. A professora cuida de um, dois, três...dez pares!!!”

Com essas 3 frases, a Fabrícia relacionou-as com os desenhos que nós havíamos feito, e provou a veracidade delas. Nos desenhos, ela sempre aparece cuidando de muitas crianças, e em um desenho está representando uma atividade onde essas crianças estão escrevendo palavras dentro de retângulos nas suas apostilas. Com a frase escolhida, vários experimentos foram criados, até que chegamos em um foco: montar quadros onde as letras ficarão centralizadas para chamar atenção da turma. Definindo o foco, o nosso produto final foi construído com telas de madeira, lona de algodão e vual. Fabrícia amou em vê-lo pronto e decidiu usá-lo, e claro, não podia faltar o sorriso das crianças ao verem um objeto tão incomum.

Conclusões:

Eu concluo com o projeto falando o quanto mudou a minha vida. Visitar uma escola onde eu nunca imaginei que eu

fosse, e conheci funcionários, crianças e pais que vivem uma realidade diferente, mas ainda sabem o que é amar o outro. Durante essas visitas, eu vi que o preconceito é o principal obstáculo das pessoas em enxergar os outros mundos, e como foi incrível a sensação de ser um colega de turma das crianças, mesmo sendo diferente, em aspectos de estilo de roupa e visual. Também foi ótimo perceber a necessidade de carinho dessas crianças, com isso me sentia cada vez mais responsável em cuidá-las e protegê-las como um verdadeiro pai. Esse foi o melhor projeto que realizei, e aconselho aos próximos alunos a aproveitarem bastante dessa única oportunidade.

Agradeço à Marcela, que me acompanhou pelo período inteiro o projeto, além de outras matérias e trabalhos, e que me ajudou com muita dedicação e carinho, sem nem achar que isso poderia lhe prejudicar. Com isso eu aprendi o quanto é bom ser valorizado por alguém que você valoriza reciprocamente.

Agradeço à Fabrícia por ter nos acolhido durante suas atividades, e também por virar uma grande companheira, a qual confiou em nós para realizarmos o projeto e ajudar as crianças. Isso me gerou uma grande alegria e satisfação pelo nosso trabalho, e com isso espero ter crescido muito.

É natural concluirmos algo sobre o que nos é desconhecido antes e após entrarmos alguma vez em contato com esse algo. Porém, esse projeto me fez perceber o quanto é agradável quando temos uma conclusão positiva. Quando entrei pela primeira vez na Escola Municipal Tancredo Neves, imaginei que encontraria pessoas muito carentes e que eu, de alguma forma iria ajudá-las. Mero engano meu, descobri em mim mesma a pessoa mais carente daquele lugar. Carente de conhecimentos, experiências. Descobri em mim mesma a pessoa que mais precisava de ajuda ali, precisava aprender a ter a força que aquelas pessoas tinham para vencer as dificuldades que encontravam e continuar felizes, gratas, sorrindo. As crianças daquele lugar eram carentes sim, mas não de dinheiro, comida ou qualquer outra ideia boba que havia me ocorrido antes de eu entrar naquele colégio, eram carentes de carinho e atenção, por possuirem um coração tão enorme, gigantesco,  tão imensamente bom, que todas as pessoas que conheciam era pouco, faltava gente para amar. Saí da Escola Municipal Tancredo Neves realizada por ter, de alguma forma, ajudado Fabrícia e sua turma, mas saí de lá também surpreendida, pois aprendi lá muito mais do que imaginava que iria aprender, grata a muita gente que provavelmente não sabe o quanto é forte e sábia, que provavelmente não sabe o quanto me ensinou.

Agradeço ao Kenyu por ser a pessoa maravilhosa que ele é. Amigo que me ensinou no conviver que possui traços marcantes que o diferenciam de qualquer outra pessoa. Uma pessoa gentil, didicada e esforçada. Que me fez aprender provavelmente mais do que eu conseguiria expor em todos os agradecimentos do relatório. Me ensinou que de um amigo apenas, conseguimos tirar milhoes e milhões de lições, me ensinou que mesmo que eu passasse o resto da minha vida ao lado dele, nunca essas lições iriam se esgotar. Kenyu me ensinou muitas coisas com um olhar, com um sorriso, com uma palavra, um conselho, um modo de realizar um trabalho, um modo especial de se preocupar, com o estresse, com brigas, com as alegrias, brincadeiras... Enfim, com tudo que eu consiga lembrar que uma pessoa é capaz de transmitir e um pouco mais. Isso me fez perceber que não importa quanto tempo eu tenha passado com uma pessoa, ela sempre terá muito o que me ensinar.

Agradeço à Fabrícia por ter nos recebido de portas abertas, por ter sido tão companheira e tão receptiva em todos os momentos do projeto. Isso me fez perceber que um lugar é muito mais agradável quando somos bem recebidos e quando temos uma parceira tão especial quanto ela!

 

Conclusão da Intercessora:

Este projeto foi de suma importância, um FATO INÉDITO, pois em dez anos de trabalho com a educação pública não encontrei nada parecido.

Foi uma troca extremamente valiosa de saberes.

Penso que isso deve continuar acontecendo, para que muitas outras pessoas (adultos e crianças) possam desfrutar deste benefício.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

  

 

voltar

Kenyu e Marcela-Fabrícia2.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version