Projetos em Design

http://anabranco.usuarios.rdc.puc-rio.br/imagens/separador.gif

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Teatro de máscaras para contar as histórias que ouvimos

 

Equipe:

Ana Maria Diniz Ennes

ana.d.ennes@uol.com.br

 

Camila Rabelo de Andrade

camilinha502@gmail.com

 

Grupo social:

 

Prof Waleska Lemos

Escola Municipal Senador Corrêa

 Rua Senador Corrêa, 14

Laranjeiras

 

Fizemos o projeto na Escola Municipal Senador Corrêa, em Laranjeiras, com a professora de Pré – C.A. Waleska Lemos, cujos alunos têm idade entre seis e sete anos. Durante o semestre em que observamos as aulas, Waleska lia quase todos os dias algum livro para eles. Ela ensinou e fez exercícios com as crianças para aprenderem algumas letras do alfabeto e escreverem pequenas palavras, além de ensinar os algarismos.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Waleska reconhecemos como tema para o projeto: “A língua fala a história que ouvimos do livro, ajudando a imaginação a acontecer e brincar de observar, perguntar, ler e ouvir ajuda a crescer”. Waleska explicou que essa frase mostra a proposta das atividades de aula, que são desenvolvidas a partir do conto de alguma história.

Em função da experimentação das primeiras ideias, o objetivo definido foi o de criar algo que ajudasse as crianças a se expressarem e contarem histórias e que pudesse ser usado de várias formas para se adaptar a essas histórias.

O objeto final foi um conjunto formado por um teatro com cortina, vinte máscaras e cem acessórios. O teatro é feito de bambu com uma cortina vermelha de veludo milano, que é segurado em dois cintos de tecido de lona com bolso a serem usados por duas pessoas. As máscaras são feitas de moldes de papel grossos e entretela forrados com tecidos de feltro coloridos, junto com quatro botões de pressão de plástico transparentes em cada máscara para colocar acessórios. Os acessórios, feitos de tecido de feltro coloridos e com as formas geométricas círculo, triângulo e quadrado, se dividem em dois tipos. Sessenta deles são feitos de dois pedaços de tecido de feltro cortados nas formas geométricas com corte no meio das mesmas formas e costurados, que grudam no feltro das máscaras. Os outros acessórios são as formas geométricas forradas de feltro com acrilon dentro, cada um com botão de pressão para serem colocados nas máscaras.

Waleska usou o conjunto durante as aulas para as crianças ensaiarem e apresentarem histórias contadas ou criadas por elas, às vezes seguindo um tema proposto por ela, que ficava dirigindo as falas e as cenas.

 

 

Avaliação feita pelo intercessor:

 

As meninas desenvolveram o trabalho com muita segurança e propriedade de acordo com a minha atuação em sala com as crianças em desenvolver a expressão oral e criatividade através de histórias. O produto final foi surpreendente, lindo, fácil e prático. A turma adorou, e se envolveram com os objetos criados. As meninas trabalharam bem através da ideia de que a língua fala a história que ouvimos do livro que faz a imaginação acontecer.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version