|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Teatro de máscaras para contar as histórias que ouvimos Equipe: Ana Maria Diniz Ennes ana.d.ennes@uol.com.br Camila Rabelo de Andrade camilinha502@gmail.com Grupo social: Prof Waleska Lemos Escola
Municipal Senador Corrêa Rua Senador Corrêa, 14 Laranjeiras Fizemos o projeto na Escola Municipal
Senador Corrêa, em Laranjeiras, com a professora de Pré – C.A. Waleska Lemos,
cujos alunos têm idade entre seis e sete anos. Durante o semestre em que observamos
as aulas, Waleska lia quase todos os dias algum livro para eles. Ela ensinou
e fez exercícios com as crianças para aprenderem algumas letras do alfabeto e
escreverem pequenas palavras, além de ensinar os algarismos. A partir do conjunto de palavras que compõe
o universo vocabular de Waleska reconhecemos como tema para o projeto: “A
língua fala a história que ouvimos do livro, ajudando a imaginação a
acontecer e brincar de observar, perguntar, ler e ouvir ajuda a crescer”.
Waleska explicou que essa frase mostra a proposta das atividades de aula, que
são desenvolvidas a partir do conto de alguma história. Em função da experimentação das primeiras
ideias, o objetivo definido foi o de criar algo que ajudasse as crianças a se
expressarem e contarem histórias e que pudesse ser usado de várias formas
para se adaptar a essas histórias. O objeto final foi um conjunto formado por
um teatro com cortina, vinte máscaras e cem acessórios. O teatro é feito de
bambu com uma cortina vermelha de veludo milano, que é segurado em dois
cintos de tecido de lona com bolso a serem usados por duas pessoas. As
máscaras são feitas de moldes de papel grossos e entretela forrados com
tecidos de feltro coloridos, junto com quatro botões de pressão de plástico
transparentes em cada máscara para colocar acessórios. Os acessórios, feitos
de tecido de feltro coloridos e com as formas geométricas círculo, triângulo
e quadrado, se dividem em dois tipos. Sessenta deles são feitos de dois
pedaços de tecido de feltro cortados nas formas geométricas com corte no meio
das mesmas formas e costurados, que grudam no feltro das máscaras. Os outros
acessórios são as formas geométricas forradas de feltro com acrilon dentro,
cada um com botão de pressão para serem colocados nas máscaras. Waleska usou o conjunto durante as aulas para as
crianças ensaiarem e apresentarem histórias contadas ou criadas por elas, às
vezes seguindo um tema proposto por ela, que ficava dirigindo as falas e as
cenas. Avaliação feita pelo intercessor: As meninas desenvolveram o trabalho com
muita segurança e propriedade de acordo com a minha atuação em sala com as
crianças em desenvolver a expressão oral e criatividade através de histórias.
O produto final foi surpreendente, lindo, fácil e prático. A turma adorou, e
se envolveram com os objetos criados. As meninas trabalharam bem através da
ideia de que a língua fala a história que ouvimos do livro que faz a
imaginação acontecer. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela
Gusmão |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|