|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||||
|
|
||||||
|
Um mundo
de cores, letras e números Equipe: Giulia Faustino Speranza Luíza Lopes Rimes beltrano@marionete.com.br Grupo Social Professora Daniela Soares Santos Escola Municipal Júlio de Castilhos Praça Santos Dummont,96 Gávea - Rio de Janeiro Nosso Projeto foi realizado na Escola Municipal Júlio de
Castilhos, na Gávea, com a intercessora Daniela Soares. Ela da aula de Educação Infantil para crianças do
Jardim de Infância. As atividades realizadas por nossa intercessora baseiam-se em ensinar as crianças a
perceberem o mundo em que vivem através de desenhos e outras atividades que enfatizam a escrita e o
reconhecimento das cores e números.Em uma das aulas acompanhadas, a professora Dani entregou folhas em
branco aos alunos e pediu para que eles desenhassem o que fizeram no fim de semana. A dificuldade das
crianças apareceu na hora de escrever o nome. Alguns colocavam as letras invertidas, outros escreviam
de cabeça para baixo. Dani teve bastante trabalho para atender um a um e tentar resolver o problema. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
vocabular de Daniela reconhecemos como tema para o projeto: “Aprender a brincar junto é perceber o mundo”. Fizemos um jogo que relaciona sequências de números, o
alfabeto e as cores chamado "Um mundo de Cores, Letras e números". Com madeira fizemos as bases coloridas
- em sete cores: azul escuro, anil, roxo, verde, vermelho, amarelo e laranja; as cores do arco íris. O formato
das bases é de círculo com diâmetro de 10 centímetros. As letras e números também foram feitas na
madeira, porém de espessura mais fina. Para guardar esse protótipo, pensamos e criamos uma embalagem feita
com rede protetora de janelas, pois além da resistência é um material que permite a visualização, por
ser transparente. Um estojo cilíndrico guarda as placas enquanto dois painéis, unidos pelo estojo, agrupam de
três em três as outras pequenas peças em bolsos de plástico. Essa disposição da embalagem permite a
dinâmica de grupo, uma vez que as crianças abrem o estojo e ele vira um painel grande e acessível para
mais de uma criança ao mesmo tempo. O trabalho em grupo foi priorizado por nossa intercessora diversas vezes,
inclusive com a frase-objetiva. Nossa intercessora utiliza nosso Mundo de Cores, Letras e
números para ensinar as crianças a relacionarem cores à números e letras; identificar as letras iniciais dos
nomes e montar a seqüência do nome em cima das placas de cores. Disciplina:
DSG 1002 Turma:
1AD Professores:
Ana Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
|
|||
|
|
||||||
|
|
|
|||||
|
|
|
|||||