Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Um mundo de cores, letras e números

Equipe:

Giulia Faustino Speranza

giu_speranza@hotmail.com   

 

Luíza Lopes Rimes

beltrano@marionete.com.br

 

Grupo Social

 

Professora Daniela Soares

Santos

Escola Municipal Júlio de Castilhos

Praça Santos Dummont,96

Gávea - Rio de Janeiro

 

 

Nosso Projeto foi realizado na Escola Municipal Júlio de Castilhos, na Gávea, com a intercessora Daniela

Soares. Ela da aula de Educação Infantil para crianças do Jardim de Infância. As atividades realizadas por

nossa intercessora baseiam-se em ensinar as crianças a perceberem o mundo em que vivem através de

desenhos e outras atividades que enfatizam a escrita e o reconhecimento das cores e números.Em uma das

aulas acompanhadas, a professora Dani entregou folhas em branco aos alunos e pediu para que eles

desenhassem o que fizeram no fim de semana. A dificuldade das crianças apareceu na hora de escrever o

nome. Alguns colocavam as letras invertidas, outros escreviam de cabeça para baixo. Dani teve bastante

trabalho para atender um a um e tentar resolver o problema.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Daniela reconhecemos como tema para

o projeto: “Aprender a brincar junto é perceber o mundo”.

Fizemos um jogo que relaciona sequências de números, o alfabeto e as cores chamado "Um mundo de Cores,

Letras e números". Com madeira fizemos as bases coloridas - em sete cores: azul escuro, anil, roxo, verde,

vermelho, amarelo e laranja; as cores do arco íris. O formato das bases é de círculo com diâmetro de 10

centímetros. As letras e números também foram feitas na madeira, porém de espessura mais fina. Para

guardar esse protótipo, pensamos e criamos uma embalagem feita com rede protetora de janelas, pois além

da resistência é um material que permite a visualização, por ser transparente. Um estojo cilíndrico guarda as

placas enquanto dois painéis, unidos pelo estojo, agrupam de três em três as outras pequenas peças em

bolsos de plástico. Essa disposição da embalagem permite a dinâmica de grupo, uma vez que as crianças

abrem o estojo e ele vira um painel grande e acessível para mais de uma criança ao mesmo tempo. O trabalho

em grupo foi priorizado por nossa intercessora diversas vezes, inclusive com a frase-objetiva.

Nossa intercessora utiliza nosso Mundo de Cores, Letras e números para ensinar as crianças a relacionarem

cores à números e letras; identificar as letras iniciais dos nomes e montar a seqüência do nome em cima das

placas de cores.  

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version