|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||||
|
|
||||||
|
Voo dos
pássaros Equipe: Gustavo Gomes gustavogomess@gmail.com
Henrique Melo hpmelo@hotmail.com
Grupo Social: Fátima Gasperazzo Escola Municipal Francisco Alves Travessa Pepe, 77 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ CEP: 22290-020 fgasperazzo@ig.com.br Tel.: 9474-8850 O projeto foi
realizado na Escola Municipal Francisco Alves, em Botafogo, em parceria com a
professora Fátima Gasperazzo, que trabalha com uma turma de alunos especiais,
em sua maioria autistas. A função da intercessora é a de ensinar os alunos especiais a ler e
escrever, dentro das suas possibilidades. Através de atividades de recorte e
colagem, de educação física e de música, dentre outras, ela promover a
interação dessas crianças para, posteriormente, as colocá-las em turmas
regulares. Nós acompanhamos,
durante um semestre, todas essas atividades realizadas e ainda pudemos
proporcionar momentos de interação com o uso dos experimentos, das variações
e do produto final. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
vocabular de Fátima reconhecemos como tema para o projeto: “A força dos
alunos faz a diferença para a atenção e o equilíbrio da turma feliz". O conceito definido
como objetivo para o projeto foi um fantoche de fantasma, colocado em
primeiro lugar na ordem dos objetos classificados como quentes. Como objeto final
foram feitos sete pássaros da fauna brasileira. Os materiais utilizados foram
tecidos diversos para dar leveza ao voo das aves, os bicos foram feitos com
carpete, os fios feitos de plástico e, para que eles fossem manuseados, anéis
de madeira. Os pássaros estão sendo usados para trabalhar a criatividade e a
integração das crianças, como em histórias onde cada aluno participa
inventando uma parte. Henrique: Escolhi a
palavra “Força” para descrever minha caminhada nesse período, pois em vários
momentos ela se fez presente, como a força dos alunos para que superassem
seus limites, a força da Fátima para manter o controle dos alunos, a força
dos pássaros, das professoras e inclusive a minha força que eu nem sabia que
existia, até o momento das dificuldades aparecerem e eu ter que me virar em
dois para que tudo se resolvesse. Agradeço à
professora Fátima por ter ficado encantada com o desenvolvimento e fim do
projeto, pois dessa forma, todo o esforço e dedicação investidos no processo
participativo valeu a pena, já que o protótipo foi gerado a partir de um
trabalho longo e intenso. Isso gerou em mim o sentimento de que o suor do
trabalho dignifica e traduz o seu resultado. Agradeço ao Gustavo
por toda sua seriedade e compromisso com o projeto, por ele me mostrar que em
alguns momentos devemos deixar a parte engraçada de lado e focar nos pontos
certos. Com isso aprendi que existem horas certas para cada coisa, que não
devemos levar tudo da mesma forma sempre, mas sim, entender o que cada
momento pede de nós. Gustavo: Escolhi a
palavra “Possibilidades” por demonstrar o quão sábia é a nossa intercessora,
por saber lidar com as diferentes possibilidades dos alunos e nos ensinar
isso através de suas aulas. Cada pessoa tem suas limitações e suas forças,
que aguçam suas particularidades e as personificam. Isso me fez ver que o
trabalho que a nossa intercessora exerce demonstra que podemos lidar com as
diferenças sejam elas quais forem, porque, afinal, convivemos com inúmeras
possibilidades. Agradeço à
professora Fátima por ter sido prestativa desde o primeiro momento em que a
conhecemos, nos apresentando sua sala de aula e seus alunos, e por ter nos
apoiado tanto durante todo esse período. Isso gerou em mim uma vontade de
seguir trabalhando com pessoas que fazem a diferença no meio de tantos
profissionais, reconhecendo o trabalho alheio e querendo sempre compartilhar
experiências. Agradeço ao
Henrique por ter participado ativamente de todas as etapas desse processo,
defendendo suas ideias e questionando as minhas decisões. Isso gerou em mim
uma extrema confiança no potencial dele para que o produto fosse desenvolvido. Avaliação da intercessora: Todo trabalho voltado para atender a escola deve considerar o
envolvimento do coletivo. Entendemos, então, que o sucesso alcançado pela
dupla deve-se aos entrosamento entre eles e seu envolvimento com as
professoras regentes no sentido de perceber as ansiedades e demandas do
trabalho. O diálogo com as professoras e a observação sensível das atividades
desenvolvidas em classe contribuíram para que os materiais finais fossem não
apenas criativos, mas imbuídos de funcionalidade pedagógica.
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
||||
|
|
||||||
|
|
|
|||||
|
|
|
|||||