Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Voo dos pássaros

 

 

Equipe:

 

Gustavo Gomes

gustavogomess@gmail.com

 

Henrique Melo

hpmelo@hotmail.com

 

 

Grupo Social:

Fátima Gasperazzo

Escola Municipal Francisco Alves

Travessa Pepe, 77 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22290-020 

fgasperazzo@ig.com.br

Tel.: 9474-8850 

 

 

 

   O projeto foi realizado na Escola Municipal Francisco Alves, em Botafogo, em parceria com a professora Fátima Gasperazzo, que trabalha com uma turma de alunos especiais, em sua maioria autistas. A função da intercessora é a de  ensinar os alunos especiais a ler e escrever, dentro das suas possibilidades. Através de atividades de recorte e colagem, de educação física e de música, dentre outras, ela promover a interação dessas crianças para, posteriormente, as colocá-las em turmas regulares.

     Nós acompanhamos, durante um semestre, todas essas atividades realizadas e ainda pudemos proporcionar momentos de interação com o uso dos experimentos, das variações e do produto final. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Fátima reconhecemos como tema para o projeto: “A força dos alunos faz a diferença para a atenção e o equilíbrio da turma feliz".

     O conceito definido como objetivo para o projeto foi um fantoche de fantasma, colocado em primeiro lugar na ordem dos objetos classificados como quentes.

     Como objeto final foram feitos sete pássaros da fauna brasileira. Os materiais utilizados foram tecidos diversos para dar leveza ao voo das aves, os bicos foram feitos com carpete, os fios feitos de plástico e, para que eles fossem manuseados, anéis de madeira. Os pássaros estão sendo usados para trabalhar a criatividade e a integração das crianças, como em histórias onde cada aluno participa inventando uma parte.

    Henrique: Escolhi a palavra “Força” para descrever minha caminhada nesse período, pois em vários momentos ela se fez presente, como a força dos alunos para que superassem seus limites, a força da Fátima para manter o controle dos alunos, a força dos pássaros, das professoras e inclusive a minha força que eu nem sabia que existia, até o momento das dificuldades aparecerem e eu ter que me virar em dois para que tudo se resolvesse.

     Agradeço à professora Fátima por ter ficado encantada com o desenvolvimento e fim do projeto, pois dessa forma, todo o esforço e dedicação investidos no processo participativo valeu a pena, já que o protótipo foi gerado a partir de um trabalho longo e intenso. Isso gerou em mim o sentimento de que o suor do trabalho dignifica e traduz o seu resultado.

     Agradeço ao Gustavo por toda sua seriedade e compromisso com o projeto, por ele me mostrar que em alguns momentos devemos deixar a parte engraçada de lado e focar nos pontos certos. Com isso aprendi que existem horas certas para cada coisa, que não devemos levar tudo da mesma forma sempre, mas sim, entender o que cada momento pede de nós.

     Gustavo: Escolhi a palavra “Possibilidades” por demonstrar o quão sábia é a nossa intercessora, por saber lidar com as diferentes possibilidades dos alunos e nos ensinar isso através de suas aulas. Cada pessoa tem suas limitações e suas forças, que aguçam suas particularidades e as personificam. Isso me fez ver que o trabalho que a nossa intercessora exerce demonstra que podemos lidar com as diferenças sejam elas quais forem, porque, afinal, convivemos com inúmeras possibilidades. 

     Agradeço à professora Fátima por ter sido prestativa desde o primeiro momento em que a conhecemos, nos apresentando sua sala de aula e seus alunos, e por ter nos apoiado tanto durante todo esse período. Isso gerou em mim uma vontade de seguir trabalhando com pessoas que fazem a diferença no meio de tantos profissionais, reconhecendo o trabalho alheio e querendo sempre compartilhar experiências.

     Agradeço ao Henrique por ter participado ativamente de todas as etapas desse processo, defendendo suas ideias e questionando as minhas decisões. Isso gerou em mim uma extrema confiança no potencial dele para que o produto fosse desenvolvido. 

 

Avaliação da intercessora:

Todo trabalho voltado para atender a escola deve considerar o envolvimento do coletivo. Entendemos, então, que o sucesso alcançado pela dupla deve-se aos entrosamento entre eles e seu envolvimento com as professoras regentes no sentido de perceber as ansiedades e demandas do trabalho. O diálogo com as professoras e a observação sensível das atividades desenvolvidas em classe contribuíram para que os materiais finais fossem não apenas criativos, mas imbuídos de funcionalidade pedagógica.

 

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

  

 

voltar


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version