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  pássaros Equipe: Gustavo Gomes gustavogomess@gmail.com 
 Henrique Melo hpmelo@hotmail.com 
 
 Grupo Social: Fátima Gasperazzo Escola Municipal Francisco Alves Travessa Pepe, 77 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ CEP: 22290-020   fgasperazzo@ig.com.br Tel.: 9474-8850     O projeto foi
  realizado na Escola Municipal Francisco Alves, em Botafogo, em parceria com a
  professora Fátima Gasperazzo, que trabalha com uma turma de alunos especiais,
  em sua maioria autistas. A função da intercessora é a de  ensinar os alunos especiais a ler e
  escrever, dentro das suas possibilidades. Através de atividades de recorte e
  colagem, de educação física e de música, dentre outras, ela promover a
  interação dessas crianças para, posteriormente, as colocá-las em turmas
  regulares.      Nós acompanhamos,
  durante um semestre, todas essas atividades realizadas e ainda pudemos
  proporcionar momentos de interação com o uso dos experimentos, das variações
  e do produto final. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
  vocabular de Fátima reconhecemos como tema para o projeto: “A força dos
  alunos faz a diferença para a atenção e o equilíbrio da turma feliz".      O conceito definido
  como objetivo para o projeto foi um fantoche de fantasma, colocado em
  primeiro lugar na ordem dos objetos classificados como quentes.      Como objeto final
  foram feitos sete pássaros da fauna brasileira. Os materiais utilizados foram
  tecidos diversos para dar leveza ao voo das aves, os bicos foram feitos com
  carpete, os fios feitos de plástico e, para que eles fossem manuseados, anéis
  de madeira. Os pássaros estão sendo usados para trabalhar a criatividade e a
  integração das crianças, como em histórias onde cada aluno participa
  inventando uma parte.     Henrique: Escolhi a
  palavra “Força” para descrever minha caminhada nesse período, pois em vários
  momentos ela se fez presente, como a força dos alunos para que superassem
  seus limites, a força da Fátima para manter o controle dos alunos, a força
  dos pássaros, das professoras e inclusive a minha força que eu nem sabia que
  existia, até o momento das dificuldades aparecerem e eu ter que me virar em
  dois para que tudo se resolvesse.      Agradeço à
  professora Fátima por ter ficado encantada com o desenvolvimento e fim do
  projeto, pois dessa forma, todo o esforço e dedicação investidos no processo
  participativo valeu a pena, já que o protótipo foi gerado a partir de um
  trabalho longo e intenso. Isso gerou em mim o sentimento de que o suor do
  trabalho dignifica e traduz o seu resultado.      Agradeço ao Gustavo
  por toda sua seriedade e compromisso com o projeto, por ele me mostrar que em
  alguns momentos devemos deixar a parte engraçada de lado e focar nos pontos
  certos. Com isso aprendi que existem horas certas para cada coisa, que não
  devemos levar tudo da mesma forma sempre, mas sim, entender o que cada
  momento pede de nós.      Gustavo: Escolhi a
  palavra “Possibilidades” por demonstrar o quão sábia é a nossa intercessora,
  por saber lidar com as diferentes possibilidades dos alunos e nos ensinar
  isso através de suas aulas. Cada pessoa tem suas limitações e suas forças,
  que aguçam suas particularidades e as personificam. Isso me fez ver que o
  trabalho que a nossa intercessora exerce demonstra que podemos lidar com as
  diferenças sejam elas quais forem, porque, afinal, convivemos com inúmeras
  possibilidades.        Agradeço à
  professora Fátima por ter sido prestativa desde o primeiro momento em que a
  conhecemos, nos apresentando sua sala de aula e seus alunos, e por ter nos
  apoiado tanto durante todo esse período. Isso gerou em mim uma vontade de
  seguir trabalhando com pessoas que fazem a diferença no meio de tantos
  profissionais, reconhecendo o trabalho alheio e querendo sempre compartilhar
  experiências.      Agradeço ao
  Henrique por ter participado ativamente de todas as etapas desse processo,
  defendendo suas ideias e questionando as minhas decisões. Isso gerou em mim
  uma extrema confiança no potencial dele para que o produto fosse desenvolvido.  Avaliação da intercessora: Todo trabalho voltado para atender a escola deve considerar o
  envolvimento do coletivo. Entendemos, então, que o sucesso alcançado pela
  dupla deve-se aos entrosamento entre eles e seu envolvimento com as
  professoras regentes no sentido de perceber as ansiedades e demandas do
  trabalho. O diálogo com as professoras e a observação sensível das atividades
  desenvolvidas em classe contribuíram para que os materiais finais fossem não
  apenas criativos, mas imbuídos de funcionalidade pedagógica. 
 Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão     |  | 
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