| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Adaptação para
  autonomia do aluno Equipe  Renan Kvacek R3nan_kvacek@hotmail.com Luiz Eduardo Carvalho luiz_educar@hotmail.com Grupo social Risomilda Escola Municipal Marly Froes Peixoto Rua Jardim Botânico, 660 Jardim Botânico, Rio de Janeiro CEP: 22461-000   Conseguimos
  o local de projeto logo na primeira tentativa, a escolha é a Escola Municipal
  Marly Froes Peixoto, no Jardim Botânico, dentro da Associação Brasileira
  Beneficente de Reabilitação - ABBR.   Uma
  escola para crianças com deficiência, seja física ou mental. Fomos recebidos
  pela diretora que nos apresentou a nossa intercessora, a professora Risomilda (Como ela não gosta do seu nome, preferiu ser
  chamada de Riso). Muito atenciosa e bem receptiva, ela nos mostrou sua turma
  de alfabetização, são crianças com mais facilidades de assimilação e
  coordenação motora.   Muita
  empolgação com este desafio novo, pois nenhum de nós tinha a experiência de
  conviver com crianças com estas especialidades. Logo percebemos
  como poderíamos aprender com elas e como elas nos provariam que são capazes
  de realizar variadas tarefas que nem imaginávamos serem capazes.   O
  foco pedagógico deste colégio é trazer um tema anual e, através deste tema,
  realizar todas as atividades que relacionem se relacionem. O deste ano é “Franciscos e Franciscas do
  Brasil”, ou seja, textos e desenhos falaram sobre o Rio São Francisco, Chico
  Anísio, Chico Buarque, etc. Ela realizava muitos ditados de palavras com
  aqueles quem sabiam escrever e para aqueles que não escreviam, ela pediu para
  desenhar e depois ler a história do rio São Francisco e contar para todos o
  que aprendeu.   A
  partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Professora
  Riso, reconhecemos como tema para o projeto: “Adaptações de
  recursos na escrita, na leitura, nas palavras e nos desenhos são necessários
  para garantir a autonomia do aluno”.   Atividades
  que se relacionaram com a frase tiveram muitas, mas a mais interessante, era a constante comunicação com os alunos, a todo momento
  havia a preocupação de saber o que eles não entenderam, ou o que desejavam,
  através de palavras na mesa (para aqueles que não sabiam falar, mas liam e pudéssem indicar o que desejavam), conversas sobre suas
  vidas (pois são crianças muito carentes de atenção) e por desenhos
  (mostravam, através de seus traços o que poderiam estar sentindo).   Pedimos
  para Riso relacionar as iscas mais quentes, e ela elegeu do bloco com sílabas
  até o caça palavras e pediu que conseguíssemos juntar isso para
  criar adaptações melhores aos alunos com deficiência e que isso trouxesse sua
  autonomia.   No
  andar deste processo, chegamos a conclusão de que
  botões, leds e quadros brancos deveriam se juntar e
  montamos um painel onde cada placa de quadro branco possui um botão
  liga/desliga e um led. A professora escreve/desenha
  o que imaginara e as crianças indicam o que foi pedido apertando o botão e
  acendendo a luz.   O
  painel foi fechado com madeira leve, pois seria deslocado de lugar com frequência e, por dentro, um circuito criado pelo Professor Mauro (Dep. de Eng. Elétrica da PUC-Rio) que nos orientou na parte eletrônica.   A Riso está usando da maneira que foi prevista, com muita
  criatividade, ela coloca sílabas e pede para as crianças formarem palavras, ou
  coloca letras e pede para indicar onde estão, ou ainda, desenha objetos e
  escreve palavras e pede para indicar a relação correta.   Esta
  experiência serviu como uma nova etapa de aprendizado e de muitas escolhas,
  preparando-nos a cada dia para as adversidades que surgiam. Desenvolver
  projeto a dois foi muito importante, pois nos ensinou muito sobre horários e
  como deveríamos ter mais responsabilidade. O processo foi difícil e
  desgastante, com muitas pedras no caminho, mas nunca desistimos, sempre sabíamos
  que no final tudo iria dar certo, e deu bastante certo. Disciplina: DSG 1002  Turma: 1AC  Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |  | 
 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||