|
Painel para
criança brincar de operações matemáticas Equipe Anderson Diniz anderson_diniz_4_8@hotmail.com
Priscila Costa priscilacostapc@gmail.com
Grupo Social Joana D`Arc
Varejão
Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
Rua Prof
Manuel Ferreira, 141 Gávea-Rio de Janeiro CEP: 22451-030 Tel: 2274-6226 Nosso Projeto foi desenvolvido na Escola
Municipal Desembargador Oscar Tenório, com a professora Joana D’Arc Varejão. Esta dá aula para a terceira série e é
professora de matemática, ciências e português. Durante as aulas visitadas
percebemos que a Joana focava muito na matemática, devido
ás dificuldades apresentadas pelos seus alunos em aprender tal matéria. A
intercessora costuma fazer exercícios de diferentes operações matemáticas, no
quadro, sempre com muito bom humor, convidando os alunos a participarem das
atividades. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular
da Joana, reconhecemos como tema para o projeto: “Meus amores! Nós queremos
crianças brincando de fazer multiplicação, divisão, adição e subtração.”
Certa vez ela utilizou um quadro de quadrados para realizar multiplicações,
onde os alunos coloriam e demarcavam a área correspondente ao resultado. Em
função das experimentações das nossas primeiras idéias, concluímos que o
nosso produto deveria ser algo que pudesse trabalhar operações matemáticas, ser pendurado e apresentasse diversas possibilidades de
uso, utilizando números e figuras geométricas para realizar as operações
matemáticas. Nosso produto final é um painel de lona plástica, com cento e
vinte e um bolsos de plástico e pequenas “argolas”
de viés que permitem passar uma corda para demarcar as áreas. Também foram
feitos números, bolas e letras das classes dos números, todos feitos de feltro.
Ele pode ser usado para trabalhar valor relativo, valor absoluto e a
abstração das crianças. Além disso, pode servir como ábaco e como uma forma
de representar os problemas matemáticos. Anderson- O projeto serviu para me fazer
crescer, quebrar preconceitos e perder um pouco de minha timidez. Descobri
que projeto é cumprir prazos, estando sempre aberto para o novo e às novas
experiências e me fez respeitar ainda mais as diferenças. O projeto me tornou
mais generoso e me fez ver que o bom humor é fundamental para uma melhor
convivência e para tornar a vida mais prazerosa e criativa. Agradeço a
Priscila pelo seu companheirismo, pelas suas idéias e sorrisos. O que gerou
em mim um enorme prazer e tranqüilidade durante o projeto. Agradeço a Joana
pela sua boa vontade, pelo seu bom humor e sinceridade. O que gerou em mim
muito aprendizado e prazer por poder otimizar a sua
aula e tornar mais prazeroso o seu dia-a-dia. Priscila- A experiência com o projeto
se resume a uma só palavra, aprendizado. Nesse semestre pude ver que tudo tem
um aprendizado, e para cada aprendizado algo para agradecer. O projeto me
ensinou a ser mais calma, perseverante e a sempre retirar o melhor das
situações. Agradeço a Joana pela sua confiança e por sempre se mostrar
disposta a colaborar com o nosso projeto. O que gerou em mim a disposição
para ajudar o outro e estar mais aberta para o desconhecido. Agradeço ao
Anderson por me ensinar a ter mais paciência, a sempre sorrir e por me
ensinar que capricho leva tempo, o que gerou em mim uma grande motivação
durante o projeto. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
||
|
|
||||
|
|||||
|
|
|