| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Painel para
  criança brincar de operações matemáticas  Equipe  Anderson Diniz anderson_diniz_4_8@hotmail.com
   Priscila Costa priscilacostapc@gmail.com
   Grupo Social  Joana D`Arc
  VarejãoEscola Municipal Desembargador Oscar Tenório Rua Prof
  Manuel Ferreira, 141 Gávea-Rio de Janeiro CEP: 22451-030 Tel: 2274-6226 Nosso Projeto foi desenvolvido na Escola
  Municipal Desembargador Oscar Tenório, com a professora Joana D’Arc Varejão. Esta dá aula para a terceira série e é
  professora de matemática, ciências e português. Durante as aulas visitadas
  percebemos que a Joana focava muito na matemática, devido
  ás dificuldades apresentadas pelos seus alunos em aprender tal matéria. A
  intercessora costuma fazer exercícios de diferentes operações matemáticas, no
  quadro, sempre com muito bom humor, convidando os alunos a participarem das
  atividades. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular
  da Joana, reconhecemos como tema para o projeto: “Meus amores! Nós queremos
  crianças brincando de fazer multiplicação, divisão, adição e subtração.”
  Certa vez ela utilizou um quadro de quadrados para realizar multiplicações,
  onde os alunos coloriam e demarcavam a área correspondente ao resultado. Em
  função das experimentações das nossas primeiras idéias, concluímos que o
  nosso produto deveria ser algo que pudesse trabalhar operações matemáticas, ser pendurado e apresentasse diversas possibilidades de
  uso, utilizando números e figuras geométricas para realizar as operações
  matemáticas. Nosso produto final é um painel de lona plástica, com cento e
  vinte e um bolsos de plástico e pequenas “argolas”
  de viés que permitem passar uma corda para demarcar as áreas. Também foram
  feitos números, bolas e letras das classes dos números, todos feitos de feltro.
  Ele pode ser usado para trabalhar valor relativo, valor absoluto e a
  abstração das crianças. Além disso, pode servir como ábaco e como uma forma
  de representar os problemas matemáticos.  Anderson- O projeto serviu para me fazer
  crescer, quebrar preconceitos e perder um pouco de minha timidez. Descobri
  que projeto é cumprir prazos, estando sempre aberto para o novo e às novas
  experiências e me fez respeitar ainda mais as diferenças. O projeto me tornou
  mais generoso e me fez ver que o bom humor é fundamental para uma melhor
  convivência e para tornar a vida mais prazerosa e criativa. Agradeço a
  Priscila pelo seu companheirismo, pelas suas idéias e sorrisos. O que gerou
  em mim um enorme prazer e tranqüilidade durante o projeto. Agradeço a Joana
  pela sua boa vontade, pelo seu bom humor e sinceridade. O que gerou em mim
  muito aprendizado e prazer por poder otimizar a sua
  aula e tornar mais prazeroso o seu dia-a-dia. Priscila- A experiência com o projeto
  se resume a uma só palavra, aprendizado. Nesse semestre pude ver que tudo tem
  um aprendizado, e para cada aprendizado algo para agradecer. O projeto me
  ensinou a ser mais calma, perseverante e a sempre retirar o melhor das
  situações. Agradeço a Joana pela sua confiança e por sempre se mostrar
  disposta a colaborar com o nosso projeto. O que gerou em mim a disposição
  para ajudar o outro e estar mais aberta para o desconhecido. Agradeço ao
  Anderson por me ensinar a ter mais paciência, a sempre sorrir e por me
  ensinar que capricho leva tempo, o que gerou em mim uma grande motivação
  durante o projeto.  Disciplina: DSG 1002  Turma: 1AC  Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão    |  | 
 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||