| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Premiando com cores a alegria e o prazer de ser Equipe Monica de Souza moniquinhaaa@hotmail.com Julie Safady ju_safady@hotmail.com Grupo SocialElizabeth
  AzevedoEscola Municipal Luis Delfino Rua Marques de São Vicente Gávea - Rio de Janeiro CEP: 22451-900 Tel. 91498764  Nosso projeto foi realizado na Escola
  Municipal Luiz Delfino, na Gávea e tivemos como intercessora a professora
  Elisabeth Azevedo, a Beth. A turma, com cerca de vinte e quatro alunos e
  idades entre dez e doze anos, estão no quinto ano, e aprendem com Beth todas
  as disciplinas exceto Educação Física.  Acompanhamos
  basicamente as aulas de português e matemática, e pudemos presenciar leitura
  e resolução de equações matemáticas. Ao final de cada semana, Beth elabora
  testes para avaliar seus alunos antes da prova bimestral.  A partir
  do jogo de palavras que compõe o universo vocabular de Beth, reconhecemos
  como tema para o projeto:   “Seremos
  uma turma diferente colorindo o mundo com alegria e prazer”.  A
  professora passa trabalhos aos alunos visando sempre incentivar e estimular a
  criatividade e seu aprendizado.  A
  partir da experimentação dos primeiros objetos - "iscas" - pudemos
  definir o conceito do projeto. Já que Beth utilizou a maior parte deles para
  premiar os alunos bem avaliados nos testes semanais, percebemos que era importante
  apoderar e dar auto-estima aos alunos, participando os pais de suas
  conquistas em classe. Nosso briefing inicial se deu
  por algo que carregassem no peito como honra ao rendimento em classe. O objeto
  faz também com que os alunos se sintam apoderados e permite que seus pais interajam
  com a professora.  Nosso
  produto final foi o kit simbólico de conquista a vitória dos alunos, uma
  faixa e um “cinturão”, objetos que são dados aos                  alunos valorizando seu aprendizado.
  A professora utiliza para premiar o aluno que se na turma, não só com nota,
  mas com atitudes também. E essa faixa entregue ao aluno leva para casa,
  dentro do bolso interno que existe nela, o bilhete escrito pela professora, para
  que os pais tomem consentimento de seu rendimento na escola. O aluno devolve então
  a faixa com o bilhete lido e respondido pelo responsável para a professora.
  Podemos dizer que nosso produto é usado como uma forma de comunicação entre a
  professora os pais.                                              
                                               Avaliação do intercessor Foi uma grande experiência, não só pra
  mim, mas para todos os meus alunos. Ao recebermos as alunas Julie e Monica,
  fomos surpreendidos, a cada dia, por uma novidade, ou uma nova atividade. Nas
  primeiras visitas, notei que elas anotavam bastante o que eu dizia, e um
  tempo depois, voltaram com palavras coletadas, que faziam parte do meu
  universo vocabular. Depois, formaram frases muito interessantes que
  representavam o universo em que vivemos na escola. A cada experimento novo,
  crescia nossa curiosidade para saber o que nasceria daquilo tudo. Em um
  determinado momento, comentei com elas a falta que me faz me corresponder com
  os pais, para comunicar-lhes o rendimento de seus filhos. Com isso, a cada
  dia, elas voltavam com novidades e novas criações, de acordo com o que elas
  pensavam. O projeto se tornou um imenso facilitador para mim, daqui em
  diante, como professora, para poder conscientizar os pais de que seus filhos
  lutam, sim, a cada dia para se superarem e se destacarem na escola. Isso
  transfere um sentimento de poder e conquistar para eles, que eu sinto que
  faltava no dia-a-dia. Essa experiência será valida tanto para mim, quanto
  para os pais, e principalmente para os alunos, que poderão, finalmente, se
  sentir valorizados e suas qualidades, reconhecidas.  Agradeço as alunas por terem desenvolvido
  um trabalho tão bonito e que tem como objetivo trazer alegria e confiança aos
  alunos. Isso será fundamental para o crescimento deles, não somente como
  estudantes, mas também como indivíduos. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC  Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |  | 
 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||