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Premiando com cores a alegria e o prazer de ser Equipe Monica de Souza moniquinhaaa@hotmail.com Julie Safady ju_safady@hotmail.com Grupo Social
Elizabeth
Azevedo
Escola Municipal Luis Delfino Rua Marques de São Vicente Gávea - Rio de Janeiro CEP: 22451-900 Tel. 91498764 Nosso projeto foi realizado na Escola
Municipal Luiz Delfino, na Gávea e tivemos como intercessora a professora
Elisabeth Azevedo, a Beth. A turma, com cerca de vinte e quatro alunos e
idades entre dez e doze anos, estão no quinto ano, e aprendem com Beth todas
as disciplinas exceto Educação Física. Acompanhamos
basicamente as aulas de português e matemática, e pudemos presenciar leitura
e resolução de equações matemáticas. Ao final de cada semana, Beth elabora
testes para avaliar seus alunos antes da prova bimestral. A partir
do jogo de palavras que compõe o universo vocabular de Beth, reconhecemos
como tema para o projeto: “Seremos
uma turma diferente colorindo o mundo com alegria e prazer”. A
professora passa trabalhos aos alunos visando sempre incentivar e estimular a
criatividade e seu aprendizado. A
partir da experimentação dos primeiros objetos - "iscas" - pudemos
definir o conceito do projeto. Já que Beth utilizou a maior parte deles para
premiar os alunos bem avaliados nos testes semanais, percebemos que era importante
apoderar e dar auto-estima aos alunos, participando os pais de suas
conquistas em classe. Nosso briefing inicial se deu
por algo que carregassem no peito como honra ao rendimento em classe. O objeto
faz também com que os alunos se sintam apoderados e permite que seus pais interajam
com a professora. Nosso
produto final foi o kit simbólico de conquista a vitória dos alunos, uma
faixa e um “cinturão”, objetos que são dados aos alunos valorizando seu aprendizado.
A professora utiliza para premiar o aluno que se na turma, não só com nota,
mas com atitudes também. E essa faixa entregue ao aluno leva para casa,
dentro do bolso interno que existe nela, o bilhete escrito pela professora, para
que os pais tomem consentimento de seu rendimento na escola. O aluno devolve então
a faixa com o bilhete lido e respondido pelo responsável para a professora.
Podemos dizer que nosso produto é usado como uma forma de comunicação entre a
professora os pais.
Avaliação do intercessor Foi uma grande experiência, não só pra
mim, mas para todos os meus alunos. Ao recebermos as alunas Julie e Monica,
fomos surpreendidos, a cada dia, por uma novidade, ou uma nova atividade. Nas
primeiras visitas, notei que elas anotavam bastante o que eu dizia, e um
tempo depois, voltaram com palavras coletadas, que faziam parte do meu
universo vocabular. Depois, formaram frases muito interessantes que
representavam o universo em que vivemos na escola. A cada experimento novo,
crescia nossa curiosidade para saber o que nasceria daquilo tudo. Em um
determinado momento, comentei com elas a falta que me faz me corresponder com
os pais, para comunicar-lhes o rendimento de seus filhos. Com isso, a cada
dia, elas voltavam com novidades e novas criações, de acordo com o que elas
pensavam. O projeto se tornou um imenso facilitador para mim, daqui em
diante, como professora, para poder conscientizar os pais de que seus filhos
lutam, sim, a cada dia para se superarem e se destacarem na escola. Isso
transfere um sentimento de poder e conquistar para eles, que eu sinto que
faltava no dia-a-dia. Essa experiência será valida tanto para mim, quanto
para os pais, e principalmente para os alunos, que poderão, finalmente, se
sentir valorizados e suas qualidades, reconhecidas. Agradeço as alunas por terem desenvolvido
um trabalho tão bonito e que tem como objetivo trazer alegria e confiança aos
alunos. Isso será fundamental para o crescimento deles, não somente como
estudantes, mas também como indivíduos. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
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