|
A Surpresa do Desenho com o Som e a Luz das Cores Equipe Rodrigo B. S. Teich digoteich74@hotmail.com Peter de
Albuquerque peterdealbuquerque@gmail.com Grupo Social: Sandra Peixoto
Escola Municipal Capistrano de Abreu
Rua Pacheco Leao, 984 – Jardim Botanico - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22460-030 sandrafpeixoto@yahoo.com.br Tel.: 2294-6498 Desenvolvemos o
Projeto Básico 2
em parceria com a Professora Sandra Peixoto, na Escola Municipal
Capistrano de Abreu, que faz parte da 2ª CRE. Sandra
dá aulas de leitura para seus alunos. Os encontros são uma vez por semana,
portanto, para fazer mais visitas durante das semanas, frequentamos
diferentes turmas. A idade média dos alunos da instituição é de Fizemos
da coleta vocabular da intercessora à produção de experimentos e
possibilidades. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo
vocabular de Sandra, reconhecemos como tema para o projeto “A Luz da Surpresa
Pintando a Esperança com Carinho”, e título “A Surpresa do Desenho com o Som
e a Luz das Cores”. As
três latas de metal, pintadas com tinta acrílica preta e com tocas igualmente pretas em suas bases e topos, são aptas a receber
as peças geométricas coloridas e imantadas que desenvolvemos (círculos,
quadrados, retângulos e triângulos padronizados por cores e tamanhos) e que
podem ser guardadas no bolso em forma de faixa de feltro, que abraça uma das
latas e pode ser retirada quando preciso graças ao uso de velcro
em suas extremidades. Em uma das latas
é possível utilizar 4 chocalhos que ficam em seu
interior e que produzem sons abstratos, de sementes e metais, a partir do
movimento das 4 varetas pretas que saem pelas tocas. A
neutralidade do produto final foi intencional. Os sons e formas, igualmente
abstratos, visam também ter pouca especificação e clareza, para que as
crianças se desprendam de regras e criem conforme lhes agradar. Os chocalhos
se encontram em apenas uma lata em virtude das crianças serem
novas para administrar os sons. Diversos
fatores no protótipo se encaixam com as circunstâncias das aulas dadas. Após
a leitura das histórias, Sandra realiza atividades que envolvam formas
geométricas, através de dobraduras e desenhos. Acreditamos que o fato do
protótipo envolver peças de mesmo cunho didático,
ajude as crianças a perceber melhor a diferença entre as formas e ângulos. O
tamanho dos lados da lata também se assemelha às dimensões de uma folha A4,
comumente usada nas aulas de leitura da Professora, o que também pode
fortalecer nos alunos o conceito de como criar composições nesta dimensão. Conclusão Peter: Sandra foi muito receptiva e calorosa, as
aulas eram interessantes e foi maravilhoso ter contribuído em algum nível
para as suas aulas de leitura. Em muito aprendi também com essa nova proposta
oferecida pelas Professoras Ana e Gabriela, uma nova maneira de enxergar não
só o Design, como a relação do Homem com o mundo e seu semelhante, prezando a
humildade e o respeito. Agradeço à Intercessora por ter me
recebido em sua sala, pois isso viabilizou uma parceria de muito aprendizado
para mim. Agradeço ao Rodrigo por ter aceitado ser
minha dupla, sua bondade e disposição me inspiram a ser uma pessoa melhor. Conclusão Rodrigo: Ao fim desses quatro meses concluí que o
Design é impulsionado quase que exclusivamente por relações interpessoais,
trocas contínuas e que são elas as mais importantes ferramentas para qualquer
designer. Agradeço à Intercessora por ter me
recebido em sua sala, pois isso viabilizou uma parceria de muito aprendizado
para mim. Agradeço ao Peter por estar sempre presente
durante todo esse processo, e por levar em conta tudo que eu exponho pra ele.
Aprendo com isso a respeitar o espaço e as opiniões do próximo, assim como
ele fez comigo. Avaliação do intercessor Foi diferente e, de início, confesso, um
pouco constrangedor. Não estava acostumada a ter pessoas assistindo e
avaliando minhas aulas. Aos poucos, fomos nos entrosando e eu pude
compreender a intenção do projeto. Fui surpreendida por dois jovens
talentosos, sem preconceitos, humildes (...) que despenderam um tratamento
ímpar com os alunos. Nessa experiência, não me envergonho em
dizer que fui a maior beneficiada na troca
professor/estagiário. No tocante às crianças, os meninos foram os pioneiros a
deixar um legado maravilhoso, que com certeza será aproveitado por todos,
estimulando a criatividade, oralidade e coordenação motora. Inegável a
utilidade do projeto para a escola! Ademais, queria fazer constar que o tempo
de desenvolvimento para a concepção da idéia final, bem como a apresentação e
orientação do projeto acresceram e ampliaram meu conceito de didática. Às
vezes, nos acostumamos a certas situações cotidianas e somos levados pela
rotina. Com certeza, me sinto renovada e inspirada a aprimorar minhas aulas,
graças ao Peter e ao Rodrigo. Para não me estender e tornar-me
repetitiva, deixo aqui meus votos de sucesso e grandes realizações aos
meninos, parabenizando-os não só pelo resultado do projeto, mas também pelo
empenho com que se dedicaram. Despertaram admiração! Agradeço à Universidade, à professora-orientadora,
ao Peter a ao Rodrigo; estes últimos, têm em mim uma
fã. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
||
|
|
||||
|
|||||
|
|
|