Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

A Surpresa do Desenho com o Som e a Luz das Cores 

 

Equipe

Rodrigo B. S. Teich

digoteich74@hotmail.com

 

Peter de Albuquerque

peterdealbuquerque@gmail.com

 

 

Grupo Social:

Sandra Peixoto

Escola Municipal Capistrano de Abreu

Rua Pacheco Leao, 984 – Jardim Botanico - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22460-030

sandrafpeixoto@yahoo.com.br

Tel.: 2294-6498

 

 

 Desenvolvemos o Projeto Básico 2  em parceria com a Professora Sandra Peixoto, na Escola Municipal Capistrano de Abreu, que faz parte da 2ª CRE.

  Sandra dá aulas de leitura para seus alunos. Os encontros são uma vez por semana, portanto, para fazer mais visitas durante das semanas, frequentamos diferentes turmas. A idade média dos alunos da instituição é de 6 a 11 anos.

  Fizemos da coleta vocabular da intercessora à produção de experimentos e possibilidades. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Sandra, reconhecemos como tema para o projeto “A Luz da Surpresa Pintando a Esperança com Carinho”, e título “A Surpresa do Desenho com o Som e a Luz das Cores”.

  As três latas de metal, pintadas com tinta acrílica preta e  com tocas igualmente pretas  em suas bases e topos, são aptas a receber as peças geométricas coloridas e imantadas que desenvolvemos (círculos, quadrados, retângulos e triângulos padronizados por cores e tamanhos) e que podem ser guardadas no bolso em forma de faixa de feltro, que abraça uma das latas e pode ser retirada quando preciso graças ao uso de velcro em suas  extremidades. Em uma das latas é possível utilizar 4 chocalhos que ficam em seu interior e que produzem sons abstratos, de sementes e metais, a partir do movimento das 4 varetas pretas que saem pelas tocas.

   A neutralidade do produto final foi intencional. Os sons e formas, igualmente abstratos, visam também ter pouca especificação e clareza, para que as crianças se desprendam de regras e criem conforme lhes agradar. Os chocalhos se encontram em apenas uma lata em virtude das crianças serem novas para administrar os sons.

   Diversos fatores no protótipo se encaixam com as circunstâncias das aulas dadas. Após a leitura das histórias, Sandra realiza atividades que envolvam formas geométricas, através de dobraduras e desenhos. Acreditamos que o fato do protótipo envolver peças de mesmo cunho didático, ajude as crianças a perceber melhor a diferença entre as formas e ângulos. O tamanho dos lados da lata também se assemelha às dimensões de uma folha A4, comumente usada nas aulas de leitura da Professora, o que também pode fortalecer nos alunos o conceito de como criar composições nesta dimensão.

Conclusão Peter:

Sandra foi muito receptiva e calorosa, as aulas eram interessantes e foi maravilhoso ter contribuído em algum nível para as suas aulas de leitura. Em muito aprendi também com essa nova proposta oferecida pelas Professoras Ana e Gabriela, uma nova maneira de enxergar não só o Design, como a relação do Homem com o mundo e seu semelhante, prezando a humildade e o respeito.

 

Agradeço à Intercessora por ter me recebido em sua sala, pois isso viabilizou uma parceria de muito aprendizado para mim.

Agradeço ao Rodrigo por ter aceitado ser minha dupla, sua bondade e disposição me inspiram a ser uma pessoa melhor.

 

Conclusão Rodrigo:

Ao fim desses quatro meses concluí que o Design é impulsionado quase que exclusivamente por relações interpessoais, trocas contínuas e que são elas as mais importantes ferramentas para qualquer designer.

 

Agradeço à Intercessora por ter me recebido em sua sala, pois isso viabilizou uma parceria de muito aprendizado para mim.

Agradeço ao Peter por estar sempre presente durante todo esse processo, e por levar em conta tudo que eu exponho pra ele. Aprendo com isso a respeitar o espaço e as opiniões do próximo, assim como ele fez comigo.

 

Avaliação do intercessor

 

Foi diferente e, de início, confesso, um pouco constrangedor. Não estava acostumada a ter pessoas assistindo e avaliando minhas aulas. Aos poucos, fomos nos entrosando e eu pude compreender a intenção do projeto.

Fui surpreendida por dois jovens talentosos, sem preconceitos, humildes (...) que despenderam um tratamento ímpar com os alunos.

Nessa experiência, não me envergonho em dizer que fui a maior beneficiada na troca professor/estagiário. No tocante às crianças, os meninos foram os pioneiros a deixar um legado maravilhoso, que com certeza será aproveitado por todos, estimulando a criatividade, oralidade e coordenação motora. Inegável a utilidade do projeto para a escola!

Ademais, queria fazer constar que o tempo de desenvolvimento para a concepção da idéia final, bem como a apresentação e orientação do projeto acresceram e ampliaram meu conceito de didática. Às vezes, nos acostumamos a certas situações cotidianas e somos levados pela rotina. Com certeza, me sinto renovada e inspirada a aprimorar minhas aulas, graças ao Peter e ao Rodrigo.

Para não me estender e tornar-me repetitiva, deixo aqui meus votos de sucesso e grandes realizações aos meninos, parabenizando-os não só pelo resultado do projeto, mas também pelo empenho com que se dedicaram. Despertaram admiração!

Agradeço à Universidade, à professora-orientadora, ao Peter a ao Rodrigo; estes últimos, têm em mim uma fã. 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

  

 

voltar

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version