|
Tecidos que evidenciam o SER no teatro Equipe Eduarda Vieira dudaavieira@bol.com.br Priscila Pestana priscila.pestanaa@gmail.com Grupo
social
Flávio Mota Núcleo de Artes do Leblon Rua Gilberto Cardoso, s/n em frente a
Cobal do Leblon - Rio de Janeiro CEP: 21378-006 flavio-mota@bol.com.br Tel.: 25128666 Fizemos
nosso projeto no Núcleo de Artes do Leblon, lá acompanhamos as aulas de
teatro do professor Flávio Mota.O Núcleo de Artes atende
crianças da rede pública proporcionando oficinas de artes visuais, dança,
música, teatro e vídeo. Nosso intercessor, o professor Flávio, dá as aulas de
teatro as terças e quintas pela manhã e à tarde para crianças e adolescentes. Ao
longo desses meses acompanhamos em diversas aulas o desenrolar de uma peça
para ser apresentada na Páscoa pelos alunos, para os pais e professores, mas
que mesmo depois continuou a ser ensaiada para ser apresentada mais vezes. Para
não tornar cansativo para as crianças ensaiar a mesma história toda semana em
algumas aulas Flávio dava outras dinamicas, contava
uma pequena história e pedia que eles improvisassem, dançava com eles no
palco e às vezes dava cenas sem diálogo tendo que usar apenas a expressão
corporal. A
partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Flávio Mota
reconhecemos como tema para o projeto: “Atenção, treinar com confiança e
alegria até chegar a platéia e SER”. Uma
das atividades dadas por Flávio que se relaciona bem com a frase escolhida é
quando ele narra uma pequena ação para os alunos e os deixa a vontade em cena
para criarem, serem o que quiserem, construirem suas falas e sempre se divertindo. Nosso
conceito dentro do universo da aula de teatro foi levar experimentos que
pudessem interagir com as crianças em cena, pois tudo o que nós levávamos se
tornava um adereço, um objeto importante dentro da cena. Baseado
na interação nosso objeto final foi um jogo de três tapetes com diversos
tipos de tecidos, o primeiro tapete com faixas grandes, pequenas, que esticam, transparentes e brilhosas, o segundo com tubos de
tecidos também de diversos tamanhos e formas e o terceiro tapete com tecidos
em forma de círculo, quadrado e triângulo, sempre variando tamanho e o tipo
de tecido. Os tapetes são uma legenda para organizar os tecidos, mas também
são utilizados em aula. Flávio utiliza os tecidos para fazer dinâmicas
com os alunos, exercícios de criatividade e movimentação, as crianças podem
vestir os panos. Os tapetes também estão sendo usados como elementos
em cena, já foi usado como uma lagoa! Conclusão
Eduarda: Este semestre voltei a ser criança, recebi toda a atenção e
dedicação e fui tratada com todo carinho das professoras Ana Branco e
Gabriela Gusmão e toda equipe que as cerca. Escolher trabalhar no Núcleo de
Artes do Leblon esse Período foi um presente que eu me dei. Conhecer melhor
essas crianças foi uma experiência incrível que fez de mim uma mente mais
aberta e receptiva, ver o sorriso deles a cada experimento
levado para aula foi gratificante e eu espero ter feito a diferença. Agradeço
ao professor Flávio pelo fato dele ter apostado em nosso potencial ao longo
desse projeto, que me fez aprender o quanto é bom atender às expectativas do
próximo. Agradeço a Priscila pelo fato dela ter
sido uma excelente parceira não me deixando em momento algum sobrecarregada
de trabalho, que me fez aprender a importância da união e colaboração entre
as pessoas. Conclusão
Priscila: Toda essa experiência de viver a “Sala de aula entre duas
jaqueiras”, é maravilhosa, o nome do projeto não
poderia ser mais apropriado do PLANEJAMENTO, de fato, a gente aprende a planejar.
O tempo é curto, as ideias são muitas e tudo
precisa ser entregue dentro do prazo. Neste período muito esforço me foi
pedido e consumido, mas como a minha professora Ana diz, é da exaustão que
surgem as grandes ideias. É muito gratificante,
saber que todo o esforço valeu a pena e vai valer
por toda a vida, ver o sorriso dos alunos ao levarmos as ideias,
sentir toda gratidão do intercessor é realmente sensacional. Este projete me
ensinou fundamentalmente tudo, e me servirá como base, para a estruturação de
todo o meu futuro. Agradeço
a minha parceira Eduarda por termos trabalhado durante todos esses dias da maneira mais
harmoniosa possível, que me fez aprender que devemos sim trabalhar em
dupla. Agradeço
ao professor Flávio por nos receber tão carinhosamente todas as terças e
quintas no núcleo, por despertar em mim vontade de fazer teatro, por me fazer
crer, que a alegria, o entusiasmo move a vida. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
||
|
|
||||
|
|||||
|
|
|