Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Tecidos que evidenciam o SER no teatro

 

Equipe

Eduarda Vieira

dudaavieira@bol.com.br

 

Priscila Pestana

priscila.pestanaa@gmail.com

 
Grupo social

Flávio Mota

Núcleo de Artes do Leblon

Rua Gilberto Cardoso, s/n em frente a Cobal do Leblon - Rio de Janeiro

CEP: 21378-006 

flavio-mota@bol.com.br

Tel.: 25128666

 

 

  Fizemos nosso projeto no Núcleo de Artes do Leblon, lá acompanhamos as aulas de teatro do professor Flávio Mota.O Núcleo de Artes atende crianças da rede pública proporcionando oficinas de artes visuais, dança, música, teatro e vídeo. Nosso intercessor, o professor Flávio, dá as aulas de teatro as terças e quintas pela manhã e à tarde para crianças e adolescentes.

  Ao longo desses meses acompanhamos em diversas aulas o desenrolar de uma peça para ser apresentada na Páscoa pelos alunos, para os pais e professores, mas que mesmo depois continuou a ser ensaiada para ser apresentada mais vezes. Para não tornar cansativo para as crianças ensaiar a mesma história toda semana em algumas aulas Flávio dava outras dinamicas, contava uma pequena história e pedia que eles improvisassem, dançava com eles no palco e às vezes dava cenas sem diálogo tendo que usar apenas a expressão corporal.

  A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Flávio Mota reconhecemos como tema para o projeto: “Atenção, treinar com confiança e alegria até chegar a platéia e SER”.

  Uma das atividades dadas por Flávio que se relaciona bem com a frase escolhida é quando ele narra uma pequena ação para os alunos e os deixa a vontade em cena para criarem, serem o que quiserem, construirem suas falas e sempre se divertindo.

  Nosso conceito dentro do universo da aula de teatro foi levar experimentos que pudessem interagir com as crianças em cena, pois tudo o que nós levávamos se tornava um adereço, um objeto importante dentro da cena.

  Baseado na interação nosso objeto final foi um jogo de três tapetes com diversos tipos de tecidos, o primeiro tapete com faixas grandes, pequenas, que esticam, transparentes e brilhosas, o segundo com tubos de tecidos também de diversos tamanhos e formas e o terceiro tapete com tecidos em forma de círculo, quadrado e triângulo, sempre variando tamanho e o tipo de tecido. Os tapetes são uma legenda para organizar os tecidos, mas também são utilizados em aula.

Flávio utiliza os tecidos para fazer dinâmicas com os alunos, exercícios de criatividade e movimentação, as crianças podem vestir os panos. Os tapetes também estão sendo usados como elementos em cena, já foi usado como uma lagoa!

  Conclusão Eduarda: Este semestre voltei a ser criança, recebi toda a atenção e dedicação e fui tratada com todo carinho das professoras Ana Branco e Gabriela Gusmão e toda equipe que as cerca. Escolher trabalhar no Núcleo de Artes do Leblon esse Período foi um presente que eu me dei. Conhecer melhor essas crianças foi uma experiência incrível que fez de mim uma mente mais aberta e receptiva, ver o sorriso deles a cada experimento levado para aula foi gratificante e eu espero ter feito a diferença.

  Agradeço ao professor Flávio pelo fato dele ter apostado em nosso potencial ao longo desse projeto, que me fez aprender o quanto é bom atender às expectativas do próximo.

Agradeço a Priscila pelo fato dela ter sido uma excelente parceira não me deixando em momento algum sobrecarregada de trabalho, que me fez aprender a importância da união e colaboração entre as pessoas.

 

  Conclusão Priscila: Toda essa experiência de viver a “Sala de aula entre duas jaqueiras”, é maravilhosa, o nome do projeto não poderia ser mais apropriado do PLANEJAMENTO, de fato, a gente aprende a planejar. O tempo é curto, as ideias são muitas e tudo precisa ser entregue dentro do prazo. Neste período muito esforço me foi pedido e consumido, mas como a minha professora Ana diz, é da exaustão que surgem as grandes ideias. É muito gratificante, saber que todo o esforço valeu a pena e vai valer por toda a vida, ver o sorriso dos alunos ao levarmos as ideias, sentir toda gratidão do intercessor é realmente sensacional. Este projete me ensinou fundamentalmente tudo, e me servirá como base, para a estruturação de todo o meu futuro.                                                                 Agradeço a minha parceira Eduarda por termos trabalhado durante  todos esses dias da maneira mais harmoniosa possível, que me fez aprender que devemos sim trabalhar em dupla.                                                                                                                            Agradeço ao professor Flávio por nos receber tão carinhosamente todas as terças e quintas no núcleo, por despertar em mim vontade de fazer teatro, por me fazer crer, que a alegria, o entusiasmo move a vida.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

voltar

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version