|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Apoios
que motivam a inclusão e a interação na aula de educação física Nathália Heinen Braga nathaliaheinen@hotmail.com Thiago Molon
da Silva Santiago thiagomolon@gmail.com Grupo social: Jorge Luiz Teixeira Barbosa Escola Municipal Artur Ramos Rua Marquês de São Vicente, 147.
Gávea. Fizemos o
nosso projeto na Escola Municipal Artur Ramos, na Gávea. Lá, acontecem aulas
de educação física para o ensino fundamental que nos proporcionaram a
parceria com nosso intercessor, o professor Jorge. Durante as
visitas à escola pudemos presenciar atividades como futebol, vários tipos de
"pique", boliche, brincadeiras em roda, etc. A partir do
conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Jorge reconhecemos
como tema para o projeto: “A escola inclusiva educa ouvindo e motivando a
participação para maior interação.”. A partir
das visitas ao local de trabalho do intercessor, pudemos perceber que um de
seus maiores objetivos durante as aulas era relacionar e integrar seus
alunos. Com esse propósito levamos ao Jorge várias opções de brincadeiras e
objetos que pudessem ajudá-lo a cumprir tal objetivo. Através de muitas
tentativas e variações de experimentos, conseguimos chegar a
ideia final, um sinal de transito com partes de animais. O nosso
produto, além de ser desmontável, ocupando pouco espaço quando não está sendo
utilizado, leve, macio, maleável e de fácil manipulação, traz para as
crianças toda a diversão e a integração dos alunos desejada por Jorge. O
objeto é utilizado da seguinte maneira: Jorge escolhe uma das seis placas com
as cabeças dos animais para ocupar uma das cores do sinal, repete o mesmo
processo com o corpo e as pernas dos animais nas outras cores. Depois que o
animal foi montado, ele escolhe três crianças aleatoriamente, cada uma para
representar uma parte do animal sob um tecido com as três cores. Cada faixa
do tecido indica a cor e a parte do animal que a criança deve imitar. Os
alunos que sobraram têm a função de descobrir o que cada aluno sob o pano
está imitando. Para
construir nosso produto utilizamos malha preta para forrar as caixas,
acrílico colorido para dar o efeito das cores do sinal, papel Paraná para
estruturar a caixa e as plaquinhas, velcro e
argolas metálicas para compor o sistema de fechamento da caixa, contact para envolver os desenhos dos animais e mantê-los
intactos e malha nas cores vermelha, amarela e verde
para o pano que cobre as crianças quando estão imitando os animais. Conclusão e Avaliação do
Intercessor Avaliação do Jorge: O trabalho foi iniciado com a observação das aulas
de educação física e registro dos movimentos, da participação das crianças e
do professor, através de relatórios escritos e ilustrados. No final de cada
aula conversamos sobre o objetivo atividades que foram propostas. No decorrer
do estagio aproveitando os registros feitos pelos estagiários, vários
materiais foram criados por eles e inseridos nas aulas, o que trazia, sempre,
maior concentração, atenção, e motivação das crianças. Uma brincadeira
simples tornava-se mais interessante quando o aluno usava, por exemplo, um
tecido como cobertura ou um adereço que o destacava no grupo. O material
produzido pelos estagiários facilitava e complementava a dinâmica das aulas.
Durante todo o trabalho, Thiago e Nathália (PUC)
demonstraram interesse, comprometimento e um grande carinho com as crianças.
Posso concluir que o trabalho foi de grande valia, pois enriqueceu o
planejamento do professor e o processo de desenvolvimento psicomotor dos
alunos.
Conclusão de Nathália: A partir do Projeto 2, a principio, aprendi a me organizar e planejar meu
tempo. Aprendi a absorver os detalhes das experiências e transformá-los em
ideias e palavras. Com o tempo fui percebendo que era cada vez mais fácil
descrever as atividades e a agradecer ao que eu tinha aprendido com elas.
Aprendi a utilizar a rotina das visitas para criar laços de confiança com o
intercessor. Aprendi também a criar
uma relação de respeito, companheirismo e ajuda mútua com o meu parceiro, repensar decisões
e a ser flexível a outras ideias.. Percebi que temos muitos outros parceiros
além daquele que está conosco todos os dias, que todos se ajudam e isso gera
em cada aluno da "sala entre as jaqueiras" uma parcela de
responsabilidade pelo sucesso de cada produto, direta ou indiretamente,
contribuindo a cada dia para que sintamos orgulho uns dos outros e de nós
mesmos ao final do período. Por fim, e não menos importante,
aprendi que devemos pesquisar, planejar e construir nossos produtos
para que não sejam somente um objeto. Que levem, de
alguma forma, além da aparência e da estética atraente, conforto,
sustentabilidade, reciclagem, usabilidade, consciência ecológica e um
aprendizado para cada criança levar para o resto de sua vida. Conclusão de Thiago: Meu segundo período foi
intenso. Nunca consegui organizar meu tempo, ate porque acho que nunca tive
uma cobrança tão grande. E se tratando de desenho e produção, não sou de ficar
preocupado. No projeto 2 foi diferente, o tempo foi
bem curto e o método adotado me exigia muita dedicação e planejamento ao
longo do processo. Como no projeto 1, vi que a dupla é
essencial, e que o planejamento é extremante necessário e implicara no
produto final. Demos sorte de te acompanhado as aulas do professor Jorge e tê-lo
como nosso parceiro, pois ele sempre nos esclareceu todas suas atitudes
durante suas aulas, e assim conseguimos nos situar perfeitamente no projeto e
com o tempo já nos víamos como parte do ambiente em que estávamos
trabalhando. Apesar de todas as complicações, foi bastante gratificante ver
tudo acontecer e dar certo no fim. Espero que mesmo com a falta de tempo
consigamos devolver com nosso produto um, pouco de tudo que nosso intercessor
nos passou durante esses meses de produção no colégio. Saio deste projeto com
a certeza que meu planejamento daqui pra frente será diferente e realmente
acontecerá assim como aprendi nesse semestre. Disciplina:
DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana
Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|