Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Apoios que motivam a inclusão e a interação na aula de educação física

Equipe:

Nathália Heinen Braga

nathaliaheinen@hotmail.com

 

Thiago Molon da Silva Santiago

thiagomolon@gmail.com

 

Grupo social:

Jorge Luiz Teixeira Barbosa

Escola Municipal Artur Ramos

Rua Marquês de São Vicente, 147. Gávea. 

 

Fizemos o nosso projeto na Escola Municipal Artur Ramos, na Gávea. Lá, acontecem aulas de educação física para o ensino fundamental que nos proporcionaram a parceria com nosso intercessor, o professor Jorge.

Durante as visitas à escola pudemos presenciar atividades como futebol, vários tipos de "pique", boliche, brincadeiras em roda, etc.

 

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Jorge reconhecemos como tema para o projeto:

A escola inclusiva educa ouvindo e motivando a participação para maior interação..

 

A partir das visitas ao local de trabalho do intercessor, pudemos perceber que um de seus maiores objetivos durante as aulas era relacionar e integrar seus alunos. Com esse propósito levamos ao Jorge várias opções de brincadeiras e objetos que pudessem ajudá-lo a cumprir tal objetivo. Através de muitas tentativas e variações de experimentos, conseguimos chegar a ideia final, um sinal de transito com partes de animais.

O nosso produto, além de ser desmontável, ocupando pouco espaço quando não está sendo utilizado, leve, macio, maleável e de fácil manipulação, traz para as crianças toda a diversão e a integração dos alunos desejada por Jorge. O objeto é utilizado da seguinte maneira: Jorge escolhe uma das seis placas com as cabeças dos animais para ocupar uma das cores do sinal, repete o mesmo processo com o corpo e as pernas dos animais nas outras cores. Depois que o animal foi montado, ele escolhe três crianças aleatoriamente, cada uma para representar uma parte do animal sob um tecido com as três cores. Cada faixa do tecido indica a cor e a parte do animal que a criança deve imitar. Os alunos que sobraram têm a função de descobrir o que cada aluno sob o pano está imitando.

Para construir nosso produto utilizamos malha preta para forrar as caixas, acrílico colorido para dar o efeito das cores do sinal, papel Paraná para estruturar a caixa e as plaquinhas, velcro e argolas metálicas para compor o sistema de fechamento da caixa, contact para envolver os desenhos dos animais e mantê-los intactos e malha nas cores vermelha, amarela e verde para o pano que cobre as crianças quando estão imitando os animais.

Conclusão e Avaliação do Intercessor

 

Avaliação do Jorge:       

O trabalho foi iniciado com a observação das aulas de educação física e registro dos movimentos, da participação das crianças e do professor, através de relatórios escritos e ilustrados. No final de cada aula conversamos sobre o objetivo atividades que foram propostas. No decorrer do estagio aproveitando os registros feitos pelos estagiários, vários materiais foram criados por eles e inseridos nas aulas, o que trazia, sempre, maior concentração, atenção, e motivação das crianças. Uma brincadeira simples tornava-se mais interessante quando o aluno usava, por exemplo, um tecido como cobertura ou um adereço que o destacava no grupo. O material produzido pelos estagiários facilitava e complementava a dinâmica das aulas. Durante todo o trabalho, Thiago e Nathália (PUC) demonstraram interesse, comprometimento e um grande carinho com as crianças. Posso concluir que o trabalho foi de grande valia, pois enriqueceu o planejamento do professor e o processo de desenvolvimento psicomotor dos alunos.              

                                                                                                                                                                                                                                   

Conclusão de Nathália:

A partir do Projeto 2, a principio, aprendi a me organizar e planejar meu tempo. Aprendi a absorver os detalhes das experiências e transformá-los em ideias e palavras. Com o tempo fui percebendo que era cada vez mais fácil descrever as atividades e a agradecer ao que eu tinha aprendido com elas. Aprendi a utilizar a rotina das visitas para criar laços de confiança com o intercessor.  Aprendi também a criar uma relação de respeito, companheirismo e ajuda mútua com o meu parceiro,  repensar decisões e a ser flexível a outras ideias.. Percebi que temos muitos outros parceiros além daquele que está conosco todos os dias, que todos se ajudam e isso gera em cada aluno da "sala entre as jaqueiras" uma parcela de responsabilidade pelo sucesso de cada produto, direta ou indiretamente, contribuindo a cada dia para que sintamos orgulho uns dos outros e de nós mesmos ao final do período. Por fim, e não menos importante, aprendi que devemos pesquisar, planejar e construir nossos produtos para que não sejam somente um objeto. Que levem, de alguma forma, além da aparência e da estética atraente, conforto, sustentabilidade, reciclagem, usabilidade, consciência ecológica e um aprendizado para cada criança levar para o resto de sua vida.

 

Conclusão de Thiago:

Meu segundo período foi intenso. Nunca consegui organizar meu tempo, ate porque acho que nunca tive uma cobrança tão grande. E se tratando de desenho  e produção, não sou de ficar preocupado. No projeto 2 foi diferente, o tempo foi bem curto e o método adotado me exigia muita dedicação e planejamento ao longo do processo.  Como no projeto 1, vi  que a dupla é essencial, e que o planejamento é extremante necessário e implicara no produto final. Demos sorte de te acompanhado as aulas do professor Jorge e tê-lo como nosso parceiro, pois ele sempre nos esclareceu todas suas atitudes durante suas aulas, e assim conseguimos nos situar perfeitamente no projeto e com o tempo já nos víamos como parte do ambiente em que estávamos trabalhando. Apesar de todas as complicações, foi bastante gratificante ver tudo acontecer e dar certo no fim. Espero que mesmo com a falta de tempo consigamos devolver com nosso produto um, pouco de tudo que nosso intercessor nos passou durante esses meses de produção no colégio. Saio deste projeto com a certeza que meu planejamento daqui pra frente será diferente e realmente acontecerá assim como aprendi nesse semestre.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

 

Descrição: voltar

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version