|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Bingo que guarda e sorteia as sílabas, os números e as
cores do mundo Equipe:
João
Guilherme Whitaker DG Pontes Eduarda
Gaia Senra Grupo Social: O local que escolhemos para desenvolver o Projeto -
Planejamento foi a Escola Municipal José Linhares, localizada em Ipanema. A
escola nos atraiu pois é diferente das outras escolas que visitamos: é toda
impecável, bem arrumada e acima de tudo, nos identificamos com a intercessora
e fomos muito bem recebidos por todos. Edilisa, nossa intercessora, leciona
dando os primeiros contatos com leitura, escrita, conceitos de matemática e
conhecimentos gerais. Nesse contexto, acompanhamos atividades de contar
histórias, diversos tipo de jogos, merenda, aulas de alfabetização e números
e conceitos gerais. Coletamos as palavras da Intercessora na Identificação do
objetivo, e a partir do conjunto que compõe o
universo vocabular de Edilisa reconhecemos como tema para o projeto: “O armário do mundo guarda desenhos, cores, palavras,
a história.” Ela usa
cores, palavras, números, desenhos, metáforas e etc. em várias de suas
atividades a fim de prender a atenção dos alunos, facilitar o entendimento e
estimular seu interesse, lecionando assim da melhor maneira possível. Edilisa
afirma que o aluno conhece estes fatores e com isso o conteúdo entra (e fica)
na cabeça facilmente. É como se eles “falassem a mesma língua”. Desenvolvemos
com base na frase diversos experimentos e em seguida definimos como partido
adotado um “armário do mundo”, tendo elementos que trocam de lugar, como
silabas, bolas, letras, números, combinados pela parceira de seu modo. Após a
segunda experimentação, ficou definido na alternativa adotada que o produto
final seria um Bingo adaptado as suas necessidades, contendo palavras nas
bolinhas. Pesquisamos materiais, e desenvolvemos o suporte do bingo de
madeira, fixado em uma caixa de madeira com gaveta. Usamos uma bola de
plástico transparente de aproximadamente 45cm de dimetro, com saída para
bolinhas de sortear. As bolinhas são de plástico vermelho, divididas em duas
metades que se encaixam perfeitamente, com as palavras escritas dentro. As
hastes do bingo foram feitas com cabo madeira redonda maciça de 3,5cm de
diâmetro e um parafuso sextavado de metal para prender a bola transparente
nas hastes. Atualmente o Bingo esta sendo usado para o objetivo que foi
planejado, podendo fazer os jogos da maneira que a intercessora preferir. Ela
pode mudar suas peças, fazendo com que o produto tenha tantos usos quanto sua
imaginação permitir. JOAO: O contexto envolvido, tamanho do processo e a importância
que o projeto tem para mim fazem com que seja difícil resumir em apenas
algumas linhas um peso tão grande. A experiência na tenda com o suco da luz
do sol e da metodologia do projeto foi muito enriquecedora. Aprendi sobre
trabalhar em dupla, saber escutar, sobre organização e comprometimento, de
modo à não deixar acumular responsabilidades e exigir de mim o melhor
resultado do começo ao fim. Os aprendizados adquiridos no projeto são
incontáveis e sou muito grato a todos que estiveram envolvidos nesta jornada.
Agradeço à Duda por me acompanhar nesse processo todo e estar tão presente e
envolvida. Mais que uma dupla, ganhei uma linda amiga, cheia de qualidades,
disposição e felicidade. Agradeço à Edilisa por fazer o projeto conosco.
Projetar com base na observação participante é muito prazeroso e é
estimulante estar perto de pessoas de boas energias e atitudes e só tenho a
agradecer por todo nosso tempo juntos. Espero que utilize muito o Bingo! EDUARDA: Quando escolhi fazer projeto dois, optei pelo
desafio. Um desafio que tinha convicção de que conseguiria vencer. Confesso
que, em alguns momentos, toda essa convicção foi enfraquecida pelos
obstáculos diários que surgiam a cada novo prazo de entrega. Mas, no fim,
cada noite perdida valeu a pena. Essa experiência me mostrou um lado meu que
era desconhecido. Agora sei que posso ser uma pessoa responsável e me superar
a cada novo passo. AVALIACAO INTERCESSORA: Foi bem agradável receber a visita do João e da Duda. Eles agiam com
as crianças com afeto e naturalidade. Foi bom para as crianças pois o momento da visita deles era sempre uma
alegria, ainda que eles ficassem um pouco eufóricos. Percebi que João e Duda
estavam dispostos a colaborar no que fosse preciso. Eles estavam disponíveis
para todas atividades educacionais. O jogo sempre deixa as crianças mais
animadas e de modo geral elas vão mais dispostas para a atividade. O jogo
permite a participação de várias crianças ao mesmo tempo, sendo possivel
fazer até com a turma inteira. |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|