| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Bonecos
  que contam novidades e ficam pertinho Rafaela Duboc rafaela.duboc@hotmail.com Gabriela Monteiro monteiro8gabi@gmail.com Grupo social: Luciana Antunes Escola Municipal Santo Tom�s de Aquino�  Pra�a Almirante Julio Noronha, 40 -
  Leme - Rio de Janeiro CEP: 22.010.020 Tel.: 2275 - 1598   O processo se inicia na Escola Municipal Santo Tom�s de
  Aquino situada na Pra�a Almirante J�lio de Noronha, 40, no bairro do Leme.
  Conversamos com a professora Luciana Antunes. Ela � professora na Educa��o Infantil
  e leciona para crian�as de 4 a 5 anos na pr�-escola 2.
  Ela come�a a aula com uma roda no ch�o onde cada aluno pode narrar hist�rias,
  cantar, contar um fato, o importante � se expressarem a fim de exercitarem o
  vocabul�rio. Depois ela segue para as atividades em que os alunos possam
  come�ar a se familiarizar com as letras e os n�meros. A partir do conjunto de palavras que comp�e o universo
  vocabular de Luciana reconhecemos como tema para o projeto: �Vamos ouvir
  novidades e escolas coloridas e ficar pertinho� Umas das atividades que se relacionam com a frase � a
  primeira do dia, onde as crian�as se sentam no ch�o em roda para contar,
  cantar e conversar sobre as novidades que t�m. Foi definido como partido adotado a exposi��o de
  materiais e a constru��o da identidade pessoal dos alunos. E definimos que o
  objeto final seriam quatro bonecos de cores diferentes costurados em matelass para o corpo e veludo para o cabelo. O tamanho
  foi aproximado ao de uma crian�a de 5 anos. Os
  bonecos est�o sendo usados para o trabalho de identifica��o pessoal. Os
  bonecos servem como exemplo para crian�as se perceberem fisicamente. Rafaela Aprendi que fazer projeto � tentar tornar concreta sua
  percep��o e aprendizagem acad�mica e pessoal. Perceber que aquilo que se sabe
  nunca � suficiente, o outro � uma fonte sempre mais rica a ser consultada.
  Projeto � o cultivo de conhecimento coletivo que se une e se materializa como
  produto. Agrade�o a Gabriela por estar presente em cada momento
  do processo que vivemos. Isso gerou em mim a percep��o de como a dupla �
  importante para realiza��o do projeto, pois o trabalho conjunto nos enriquece
  e nos apoia nos momentos mais dif�ceis. Agrade�o a Luciana que nos recebeu todo esse tempo
  sempre aberta as novas experi�ncias e sempre ponderando abertamente as
  quest�es necess�rias. Isso me mostrou a import�ncia de ser aberto, mas tamb�m
  de ponderar aquilo que julgamos necess�rio para assim atingir um objetivo
  comum a todos. Gabriela Esse
  per�odo para mim foi de supera��o e aprendizado, o fato de eu ser da
  habilita��o de moda, deixou esse processo ainda mais rico. Com certeza esse
  projeto � essencial para o enriquecimento da minha vida profissional. Agrade�o a Rafaela por estar sempre ao meu lado disposta
  a contribuir para a evolu��o do produto sempre muito empenhada na costura,
  mesmo sem ser a coisa que mais lhe agrada no mundo, e se por se doar por
  completo a diagrama��o do relat�rio, j� que n�o sou intima dos programas de
  diagrama��o de texto em geral. Com ela aprendi o verdadeiro sentido da palavra
  parceria. Agrade�o a Luciana que sempre nos apoiou neste processo
  de aprendizagem recebendo e ponderando nossas ideias. Isso me mostrou que �
  importante receber o apoio de todos os envolvidos. Conclus�o e Avalia��o do
  Intercessor Achei
  interessante, pois s�o �reas distintas que se juntam para realizar um projeto
  que busca melhorar as�
  din�micas em sala de aula, dar um tipo de suporte. �
  surpreendente, pois muitas vezes o material experimentado n�o responde da
  maneira que esper�vamos e outras vezes as crian�as nos surpreenderam com as
  atitudes delas, com entusiasmo inusitado. Acredito que trabalhar com grupos
  diferentes traz experimentos e experi�ncias diferentes, pois s�o identidades
  distintas. Disciplina:
  DSG 1002 Turma: 1AD Professores: Ana
  Branco e Gabriela Gusm�o |  | 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||