|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Bonecos
que contam novidades e ficam pertinho Rafaela Duboc rafaela.duboc@hotmail.com Gabriela Monteiro monteiro8gabi@gmail.com Grupo social: Luciana Antunes Escola Municipal Santo Tom�s de Aquino� Pra�a Almirante Julio Noronha, 40 -
Leme - Rio de Janeiro CEP: 22.010.020 Tel.: 2275 - 1598 O processo se inicia na Escola Municipal Santo Tom�s de
Aquino situada na Pra�a Almirante J�lio de Noronha, 40, no bairro do Leme.
Conversamos com a professora Luciana Antunes. Ela � professora na Educa��o Infantil
e leciona para crian�as de 4 a 5 anos na pr�-escola 2.
Ela come�a a aula com uma roda no ch�o onde cada aluno pode narrar hist�rias,
cantar, contar um fato, o importante � se expressarem a fim de exercitarem o
vocabul�rio. Depois ela segue para as atividades em que os alunos possam
come�ar a se familiarizar com as letras e os n�meros. A partir do conjunto de palavras que comp�e o universo
vocabular de Luciana reconhecemos como tema para o projeto: �Vamos ouvir
novidades e escolas coloridas e ficar pertinho� Umas das atividades que se relacionam com a frase � a
primeira do dia, onde as crian�as se sentam no ch�o em roda para contar,
cantar e conversar sobre as novidades que t�m. Foi definido como partido adotado a exposi��o de
materiais e a constru��o da identidade pessoal dos alunos. E definimos que o
objeto final seriam quatro bonecos de cores diferentes costurados em matelass para o corpo e veludo para o cabelo. O tamanho
foi aproximado ao de uma crian�a de 5 anos. Os
bonecos est�o sendo usados para o trabalho de identifica��o pessoal. Os
bonecos servem como exemplo para crian�as se perceberem fisicamente. Rafaela Aprendi que fazer projeto � tentar tornar concreta sua
percep��o e aprendizagem acad�mica e pessoal. Perceber que aquilo que se sabe
nunca � suficiente, o outro � uma fonte sempre mais rica a ser consultada.
Projeto � o cultivo de conhecimento coletivo que se une e se materializa como
produto. Agrade�o a Gabriela por estar presente em cada momento
do processo que vivemos. Isso gerou em mim a percep��o de como a dupla �
importante para realiza��o do projeto, pois o trabalho conjunto nos enriquece
e nos apoia nos momentos mais dif�ceis. Agrade�o a Luciana que nos recebeu todo esse tempo
sempre aberta as novas experi�ncias e sempre ponderando abertamente as
quest�es necess�rias. Isso me mostrou a import�ncia de ser aberto, mas tamb�m
de ponderar aquilo que julgamos necess�rio para assim atingir um objetivo
comum a todos. Gabriela Esse
per�odo para mim foi de supera��o e aprendizado, o fato de eu ser da
habilita��o de moda, deixou esse processo ainda mais rico. Com certeza esse
projeto � essencial para o enriquecimento da minha vida profissional. Agrade�o a Rafaela por estar sempre ao meu lado disposta
a contribuir para a evolu��o do produto sempre muito empenhada na costura,
mesmo sem ser a coisa que mais lhe agrada no mundo, e se por se doar por
completo a diagrama��o do relat�rio, j� que n�o sou intima dos programas de
diagrama��o de texto em geral. Com ela aprendi o verdadeiro sentido da palavra
parceria. Agrade�o a Luciana que sempre nos apoiou neste processo
de aprendizagem recebendo e ponderando nossas ideias. Isso me mostrou que �
importante receber o apoio de todos os envolvidos. Conclus�o e Avalia��o do
Intercessor Achei
interessante, pois s�o �reas distintas que se juntam para realizar um projeto
que busca melhorar as�
din�micas em sala de aula, dar um tipo de suporte. �
surpreendente, pois muitas vezes o material experimentado n�o responde da
maneira que esper�vamos e outras vezes as crian�as nos surpreenderam com as
atitudes delas, com entusiasmo inusitado. Acredito que trabalhar com grupos
diferentes traz experimentos e experi�ncias diferentes, pois s�o identidades
distintas. Disciplina:
DSG 1002 Turma: 1AD Professores: Ana
Branco e Gabriela Gusm�o |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|