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Construindo a união com a flor
da paz Ana Luiza Mello Sophia Leipner Lima sophialeipner@hotmail.com Grupo social: Aniela Darienzo Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório Rua Manoel Ferreira, 141, Gávea. O projeto
foi realizado na E.M. Oscar Tenório, na Gávea. A intercessora, Aniela Darienzo, é professora de uma turma de 5o ano do colégio.
Acompanhamos diversas atividades realizadas por Aniela em sala de aula, como
aulas de geografia, ciências e ditados. A partir do conjunto de palavras
que compõe o universo vocabular de Aniela, reconhecemos como tema para o
projeto: “aprendendo,
participando e construindo a paz, com atenção e carinho com o amigo”. A intercessora habitualmente propõe
atividades que motivam a gentileza entre os alunos e estimula o diálogo e a
união entre eles, incitando-os a exercitar a delicadeza por meio de
exercícios escritos, falados e desenhados. Ela também os instiga a participar
em sala, muitas vezes realizando tarefas e correções em conjunto. Após a experimentação das 20
primeiras ideias, foram definidos com o partido adotado, o elemento surpresa,
o suporte para a exposição de palavras e a construção colaborativa de formas
e imagens. Outras 12 variações foram criadas e, tendo em vista a alternativa
adotada, definimos como produto final uma flor-pirâmide que serviria ao mesmo
tempo como painel de imagens e tabuleiro para jogos. A flor-pirâmide foi feita a
partir de uma estrutura rígida de papel paraná
espesso composta por uma base hexagonal e seis faces trapezoidais. Os
quadriláteros foram forrados com brim colorido em forma de pétalas com bolsos
externos de acetato transparente e a base foi costurada a um saco de tecido,
que visualmente compõe o miolo da flor. As pétalas podem ser anexadas e
destacadas do saco por meio de botões, o que possibilita a abertura do objeto
como um tabuleiro plano em forma de flor ou sua montagem como pirâmide de
seis faces. As 40 cartelas de papel pluma encapado contêm desenhos que
abordam diversos temas e são fontes para inúmeras palavras. Elas ficam escondidas
dentro da flor, convidando ao ato de colhê-las. A firmeza da pirâmide montada
depende de um elástico de tecido, que segura em posição tanto o saco, onde
ficam as cartelas, quanto as pétalas, que são os
painéis das figuras. A flexibilidade do elástico permite que se insira a mão
na estrutura para “pescar” às cegas as cartelas de imagens e encaixá-las nos
bolsos das pétalas. A flor da paz está sendo
utilizada principalmente durante a atividade do ditado, realizada às sextas-feiras.
Aniela retira as cartelas com imagens de dentro da flor e as expõe nos bolsos
das pétalas para auxiliar a visualização das palavras por parte dos alunos.
As mesmas imagens podem gerar novas palavras a cada uso e outros objetos
também podem ser inseridos na pirâmide. Após esta atividade curricular, a
pirâmide pode ser desmontada e aberta na forma de flor, convidando os alunos
a atividades mais lúdicas e recreativas. Ana: Agradeço à Aniela por toda a
sua disponibilidade e amabilidade ao longo do projeto e por guiar-nos com sua meta de fomentar a união e a
amizade entre as crianças. Participar
de todo este processo e chegar a um produto que complementa este objetivo
gerou em mim um grande sentimento de realização pessoal e profissional. Sophia: Agradeço à intercessora por
envolver as crianças no uso deste produto, feito com tanto carinho. Aprendi a
dar valor cada passo processo e superei muitos de meus limites. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
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