Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Construindo a união com a flor da paz

 

Equipe:

Ana Luiza Mello

analuizabragam@gmail.com

 

Sophia Leipner Lima

sophialeipner@hotmail.com

 

Grupo social:

Aniela Darienzo

Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório

Rua Manoel Ferreira, 141, Gávea.

 

O projeto foi realizado na E.M. Oscar Tenório, na Gávea. A intercessora, Aniela Darienzo, é professora de uma turma de 5o ano do colégio. Acompanhamos diversas atividades realizadas por Aniela em sala de aula, como aulas de geografia, ciências e ditados.

             A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Aniela, reconhecemos como tema para o projeto: “aprendendo, participando e construindo a paz, com atenção e carinho com o amigo”.  A intercessora habitualmente propõe atividades que motivam a gentileza entre os alunos e estimula o diálogo e a união entre eles, incitando-os a exercitar a delicadeza por meio de exercícios escritos, falados e desenhados. Ela também os instiga a participar em sala, muitas vezes realizando tarefas e correções em conjunto.

             Após a experimentação das 20 primeiras ideias, foram definidos com o partido adotado, o elemento surpresa, o suporte para a exposição de palavras e a construção colaborativa de formas e imagens. Outras 12 variações foram criadas e, tendo em vista a alternativa adotada, definimos como produto final uma flor-pirâmide que serviria ao mesmo tempo como painel de imagens e tabuleiro para jogos.

              A flor-pirâmide foi feita a partir de uma estrutura rígida de papel paraná espesso composta por uma base hexagonal e seis faces trapezoidais. Os quadriláteros foram forrados com brim colorido em forma de pétalas com bolsos externos de acetato transparente e a base foi costurada a um saco de tecido, que visualmente compõe o miolo da flor. As pétalas podem ser anexadas e destacadas do saco por meio de botões, o que possibilita a abertura do objeto como um tabuleiro plano em forma de flor ou sua montagem como pirâmide de seis faces. As 40 cartelas de papel pluma encapado contêm desenhos que abordam diversos temas e são fontes para inúmeras palavras. Elas ficam escondidas dentro da flor, convidando ao ato de colhê-las.

             A firmeza da pirâmide montada depende de um elástico de tecido, que segura em posição tanto o saco, onde ficam as cartelas, quanto as pétalas, que são os painéis das figuras. A flexibilidade do elástico permite que se insira a mão na estrutura para “pescar” às cegas as cartelas de imagens e encaixá-las nos bolsos das pétalas.

             A flor da paz está sendo utilizada principalmente durante a atividade do ditado, realizada às sextas-feiras. Aniela retira as cartelas com imagens de dentro da flor e as expõe nos bolsos das pétalas para auxiliar a visualização das palavras por parte dos alunos. As mesmas imagens podem gerar novas palavras a cada uso e outros objetos também podem ser inseridos na pirâmide. Após esta atividade curricular, a pirâmide pode ser desmontada e aberta na forma de flor, convidando os alunos a atividades mais lúdicas e recreativas.

            Ana: Agradeço à Aniela por toda a sua disponibilidade e amabilidade ao longo do projeto e por guiar-nos com sua meta de fomentar a união e a amizade entre as crianças. Participar de todo este processo e chegar a um produto que complementa este objetivo gerou em mim um grande sentimento de realização pessoal e profissional.

            Sophia: Agradeço à intercessora por envolver as crianças no uso deste produto, feito com tanto carinho. Aprendi a dar valor cada passo processo e superei muitos de meus limites.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

Descrição: voltar

Descrição: imagem001.jpg

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version