|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|||||
|
Cores e texturas para soltar a
emoção nas aulas de teatro Ana de Souza Dantas Flora Didonet floradidonet@gmail.com Grupo social: Sandra
Almada Escola Municpal Christiano Hamann Rua Dq. Estrada 20, Gávea, Rio de
Janeiro CEP: 22451-090
Fizemos
o projeto na Escola Municipal Christiano Hamann, na
Gávea, com a intercessora Sandra Almada, professora de Artes Cênicas. Pudemos
acompanhar atividades bem dinâmicas, nas quais a intercessora sempre buscou a
participação ativa dos alunos. Em uma das atividades ela dividiu a sala em
dois lados, sendo um a areia da praia e o outro o mar, e os alunos poderiam
escolher que lado ficar e assim representar o que as pessoas fazem nesses
locais. Outros momentos que acompanhamos foram os das improvisações: primeiro
ela divide a turma em alguns grupos, e fala sobre o que eles precisam
interpretar, geralmente são cenas cotidianas, ela espera quinze minutos para
eles se organizarem, assim, a brincadeira começa. A partir do conjunto de
palavras que compõem o universo vocabular de Sandra reconhecemos como tema
para o projeto: “Aprender teatro é rir do medo e da timidez, é o espaço
para soltar a emoção.” Uma atividade que claramente pode ser
relacionada com a frase objetivo, é a “eleição do representante de turma”. A Sandra
quis fazer desse momento algo a mais, e, aproveitando sua aula, ela quis
simular uma eleição de verdade. A partir das experimentações, o conceito
definido foi que tentaríamos fazer „fantasias‟ de modo que não fossem definidas, ou seja,
pudessem ser usadas de diversas formas e ter sentidos diferentes e, para
isso, o partido adotado foi em função dos experimentos que tinham o formato
de uma argola de tecido maleável. Como objeto final, criamos um conjunto de
tecidos de diversos tamanhos, cores e texturas, que possuem uma corda em uma
das bordas e também a capacidade de regulagem, podendo ser ajustados a
qualquer parte do corpo. Usamos os tecidos: Filó, Cetim e Algodão, nas cores:
amarelo, azul-claro, azul-escuro, verde-claro, vermelho e verde escuro. Foram
feitos no total 24 tecidos. Os alunos estão usando
das maneiras mais criativas possíveis: capas, vestidos, saias, mangas
de blusas, os de filó pequenos por exemplo, colocam na cabeça e fazem um
chapéu engraçado! Usam também o tecido todo aberto
no chão para cenário, e sempre enfatizando como é bom ter o que „vestir‟ nessa aula. Conclusão Flora: Aprendi
neste Projeto e Planejamento, que o designer é ativo e participativo. Desde a
observação à construção, e é isso que nos faz profissionais tão capacitados a
entender a necessidade das pessoas e conseguir supri-las, com uma essência
divertida e confortável. Aprendi também que nem sempre iremos trabalhar com
as pessoas dispostas a contribuir de primeira, e que temos que estar
preparados para resolver a situação e torná-la produtiva. Agradeço à minha
dupla Ana de Souza Dantas por todo o suporte, e principalmente por sempre
esclarecer suas opiniões. Fazendo-me aprender que além de sempre tentarmos
ajudar, devemos também aceitar a ajuda, a crítica e a mão amiga. Agradeço à
Sandra por sempre fazer as críticas necessárias para que o projeto resultasse
em algo útil e divertido. Fazendo-me aprender a sempre ouvir o que o parceiro
tem a dizer. Conclusão
Ana: A minha experiência nesses seis meses de projeto foi,
essencialmente, sobre parceria. De um lado, a minha dupla, Flora, a pessoa
com quem melhor me comuniquei em anos, uma sintonia que não esperava
encontrar e da qual não mais abro mão; do outro, a intercessora, Sandra, com
a qual a relação foi uma das mais trabalhosas que já tive, mas também uma
prova que tudo pode ser resolvido. Agradeço à Flora por ter dividido comigo
cada etapa deste processo; que gerou em mim uma cumplicidade gigantesca e
imprescindível, me ensinando a importância do trabalho em dupla. Agradeço à
Sandra por mostrar como as relações podem ser difíceis; ensinando-me que
sempre devemos ser objetivas e tentar encontrar a melhor solução. Conclusão e Avaliação do Intercessor: As
pesquisas/experimentações das alunas Ana e Flora foram muito proveitosas
durante as aulas, envolvendo as turmas e deixando-as interessadas em
manipular e criar personagens, inclusive reinventando as “propostas” dos
objetos. O produto final ficou muito interessante, bem bolado, e certamente será de grande
utilidade para as aulas de teatro. Aproveito para agradecer, em nome da
escola, o material lindo dado pelas alunas! Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
|
||
|
|
|||||
|
|
|
||||
|
|
|