| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | |
| 
 | 
 | 
 | 
 | |||
| 
 | 
 | |||||
|  | Cores e texturas para soltar a
  emoção nas aulas de teatro Ana de Souza Dantas Flora Didonet floradidonet@gmail.com Grupo social: Sandra
  Almada         Escola Municpal Christiano Hamann Rua Dq. Estrada 20, Gávea, Rio de
  Janeiro CEP: 22451-090 
 Fizemos
  o projeto na Escola Municipal Christiano Hamann, na
  Gávea, com a intercessora Sandra Almada, professora de Artes Cênicas. Pudemos
  acompanhar atividades bem dinâmicas, nas quais a intercessora sempre buscou a
  participação ativa dos alunos. Em uma das atividades ela dividiu a sala em
  dois lados, sendo um a areia da praia e o outro o mar, e os alunos poderiam
  escolher que lado ficar e assim representar o que as pessoas fazem nesses
  locais. Outros momentos que acompanhamos foram os das improvisações: primeiro
  ela divide a turma em alguns grupos, e fala sobre o que eles precisam
  interpretar, geralmente são cenas cotidianas, ela espera quinze minutos para
  eles se organizarem, assim, a brincadeira começa. A partir do conjunto de
  palavras que compõem o universo vocabular de Sandra reconhecemos como tema
  para o projeto: “Aprender teatro é rir do medo e da timidez, é o espaço
  para soltar a emoção.” Uma atividade que claramente pode ser
  relacionada com a frase objetivo, é a “eleição do representante de turma”. A Sandra
  quis fazer desse momento algo a mais, e, aproveitando sua aula, ela quis
  simular uma eleição de verdade. A partir das experimentações, o conceito
  definido foi que tentaríamos fazer „fantasias‟ de modo que não fossem definidas, ou seja,
  pudessem ser usadas de diversas formas e ter sentidos diferentes e, para
  isso, o partido adotado foi em função dos experimentos que tinham o formato
  de uma argola de tecido maleável. Como objeto final, criamos um conjunto de
  tecidos de diversos tamanhos, cores e texturas, que possuem uma corda em uma
  das bordas e também a capacidade de regulagem, podendo ser ajustados a
  qualquer parte do corpo. Usamos os tecidos: Filó, Cetim e Algodão, nas cores:
  amarelo, azul-claro, azul-escuro, verde-claro, vermelho e verde escuro. Foram
  feitos no total 24 tecidos. Os alunos estão usando
  das maneiras mais criativas  possíveis: capas, vestidos, saias, mangas
  de blusas, os de filó pequenos por exemplo, colocam na cabeça e fazem um
  chapéu engraçado! Usam também o tecido todo aberto
  no chão para cenário, e sempre enfatizando como é bom ter o que „vestir‟ nessa aula.  Conclusão Flora: Aprendi
  neste Projeto e Planejamento, que o designer é ativo e participativo. Desde a
  observação à construção, e é isso que nos faz profissionais tão capacitados a
  entender a necessidade das pessoas e conseguir supri-las, com uma essência
  divertida e confortável. Aprendi também que nem sempre iremos trabalhar com
  as pessoas dispostas a contribuir de primeira, e que temos que estar
  preparados para resolver a situação e torná-la produtiva. Agradeço à minha
  dupla Ana de Souza Dantas por todo o suporte, e principalmente por sempre
  esclarecer suas opiniões. Fazendo-me aprender que além de sempre tentarmos
  ajudar, devemos também aceitar a ajuda, a crítica e a mão amiga. Agradeço à
  Sandra por sempre fazer as críticas necessárias para que o projeto resultasse
  em algo útil e divertido. Fazendo-me aprender a sempre ouvir o que o parceiro
  tem a dizer.  Conclusão
  Ana: A minha experiência nesses seis meses de projeto foi,
  essencialmente, sobre parceria. De um lado, a minha dupla, Flora, a pessoa
  com quem melhor me comuniquei em anos, uma sintonia que não esperava
  encontrar e da qual não mais abro mão; do outro, a intercessora, Sandra, com
  a qual a relação foi uma das mais trabalhosas que já tive, mas também uma
  prova que tudo pode ser resolvido. Agradeço à Flora por ter dividido comigo
  cada etapa deste processo; que gerou em mim uma cumplicidade gigantesca e
  imprescindível, me ensinando a importância do trabalho em dupla. Agradeço à
  Sandra por mostrar como as relações podem ser difíceis; ensinando-me que
  sempre devemos ser objetivas  e tentar encontrar a melhor solução. Conclusão e Avaliação do Intercessor:   As
  pesquisas/experimentações das alunas Ana e Flora foram muito proveitosas
  durante as aulas, envolvendo as turmas e deixando-as interessadas em
  manipular e criar personagens, inclusive reinventando as “propostas” dos
  objetos. O produto final ficou muito interessante, bem  bolado, e certamente será de grande
  utilidade para as aulas de teatro. Aproveito para agradecer, em nome da
  escola, o material lindo dado pelas alunas! Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão     |  | 
 
 | 
 | ||
|  |  | |||||
|  | 
 | 
 | ||||
|  | 
 |  | ||||