|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Deixando Fluir os Movimentos da
Dança entre os Arcos Ana Paula Hupe Lívia King Grupo social: Renata
Marinho Versari Núcleo de Artes do Leblon Rua Gilberto Cardoso, s/n Leblon - Rio de Janeiro Nosso projeto foi desenvolvido no
Núcleo de Artes do Leblon, com a professora de dança Renata. Ela leciona balé
e dança contemporânea, que foi a aula que acompanhamos. A intercessora propõe
muitas atividades de improvisação durante suas aulas, estimulando a
criatividade dos alunos. A partir do conjunto de palavras que compõe o
universo vocabular de Renata reconhecemos como tema para o projeto: “Dançar deixando fluir os movimentos: entregue
seu corpo pra dança.” As atividades que têm uma relação
clara com o tema do projeto são as de improvisação, em que o aluno deve
deixar o corpo livre para fazer acontecer o movimento. A partir das primeiras
experimentações de produto, tomamos como partido adotado o desenvolvimento de
argolas de tecido. Porém, essa ideia amadureceu e trouxe a criação de dois
objetos: as argolas, só que de tubo corta-fogo revestidas de lycra das cores
do arco-íris e um espiral feito com sete bambolês revestidos
com visco lycra preta. O uso do produto final foi no trabalho de
improvisação, em que os alunos dançam dentro dos arcos, que podem ser
montados em vários tamanhos e também fazem movimentos pelos espaços criados
quando os bambolês são esticados. Conclusão de Lívia King: Aprendi a defender as minhas
ideias durante o projeto, além de olhar o mundo com novas perspectivas. Agradeço
à Renata por toda a dedicação que ela teve com o nosso projeto, o que me fez
aprender que ela valoriza o que nós construímos juntas. Agradeço à Ana Paula
por todo o esforço durante o projeto para que tudo desse certo, o que me fez
aprender que quando a dupla dá tudo de si, o resultado só pode ser
construtivo e positivo. Conclusão de Ana Paula Hupe: Aprendi que quando parece que
estamos retrocedendo no processo, estamos, na verdade, progredindo. Buscando
o que ficou lá atrás pra trazer para o presente, e, assim, evoluir até chegar
a nosso produto final. Gostaria de agradecer à Lívia, por ter sido os 50%
mais 100 com toda sua dedicação e preocupação com nosso filho. Agradeço à
Renata por ter sido tão atenciosa, cuidadosa e entretida com nosso projeto,
isso mostrou a sintonia de reciprocidade entusiasmada e interessada em que
estávamos. Avaliação da Intercessora Renata Versari: O produto desenvolvido pelas
alunas Ana Paula e Lívia me impressionou pela capacidade de aplicação e
auxílio às aulas, desde os exercícios de pesquisa e improvisação de
movimento, como também pela possibilidade de construção coreográfica com
acabamento plástico, que fará parte de um espetáculo final de
dança. É um material bonito, articulado, que
apresenta múltiplas formas plásticas, esculturas, fazendo com que os alunos
se sintam instigados a experimentá-lo. Pode-se também multiplicar as várias
estratégias de jogos de movimento pela junção das partes, que ora podem ser
usadas uma a uma numa investigação individual, ora se articula em elos e
novas variantes se apresentam. Esse resultado teve êxito certamente pela
dedicação e interesse com que as meninas acompanhavam as aulas, assim como
pela capacidade de diálogo entre nós. Atentas às indicações e necessidades,
faziam e refaziam propostas na direção dos objetivos da aula naquele momento.
Certamente esse produto será de grande auxílio às aulas de dança em qualquer
tempo, enriquecendo as experiências da oficina. Muito obrigada! Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|