Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Deixando Fluir os Movimentos da Dança entre os Arcos

 

Equipe:

Ana Paula Hupe

paulinhahupe@gmail.com

 

Lívia King

liviatking@gmail.com

 

Grupo social:

Renata Marinho Versari

Núcleo de Artes do Leblon

Rua Gilberto Cardoso, s/n Leblon - Rio de Janeiro

 

Nosso projeto foi desenvolvido no Núcleo de Artes do Leblon, com a professora de dança Renata. Ela leciona balé e dança contemporânea, que foi a aula que acompanhamos. A intercessora propõe muitas atividades de improvisação durante suas aulas, estimulando a criatividade dos alunos. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Renata reconhecemos como tema para o projeto: “Dançar deixando fluir os movimentos: entregue seu corpo pra dança.”

As atividades que têm uma relação clara com o tema do projeto são as de improvisação, em que o aluno deve deixar o corpo livre para fazer acontecer o movimento. A partir das primeiras experimentações de produto, tomamos como partido adotado o desenvolvimento de argolas de tecido. Porém, essa ideia amadureceu e trouxe a criação de dois objetos: as argolas, só que de tubo corta-fogo revestidas de lycra das cores do arco-íris e um espiral feito com sete bambolês revestidos com visco lycra preta. O uso do produto final foi no trabalho de improvisação, em que os alunos dançam dentro dos arcos, que podem ser montados em vários tamanhos e também fazem movimentos pelos espaços criados quando os bambolês são esticados.

Conclusão de Lívia King:

Aprendi a defender as minhas ideias durante o projeto, além de olhar o mundo com novas perspectivas. Agradeço à Renata por toda a dedicação que ela teve com o nosso projeto, o que me fez aprender que ela valoriza o que nós construímos juntas. Agradeço à Ana Paula por todo o esforço durante o projeto para que tudo desse certo, o que me fez aprender que quando a dupla dá tudo de si, o resultado só pode ser construtivo e positivo.

Conclusão de Ana Paula Hupe:

Aprendi que quando parece que estamos retrocedendo no processo, estamos, na verdade, progredindo. Buscando o que ficou lá atrás pra trazer para o presente, e, assim, evoluir até chegar a nosso produto final. Gostaria de agradecer à Lívia, por ter sido os 50% mais 100 com toda sua dedicação e preocupação com nosso filho. Agradeço à Renata por ter sido tão atenciosa, cuidadosa e entretida com nosso projeto, isso mostrou a sintonia de reciprocidade entusiasmada e interessada em que estávamos.

Avaliação da Intercessora Renata Versari:

O produto desenvolvido pelas alunas Ana Paula e Lívia me impressionou pela capacidade de aplicação e auxílio às aulas, desde os exercícios de pesquisa e improvisação de movimento, como também pela possibilidade de construção coreográfica com acabamento plástico, que fará parte de um espetáculo final de dança. É um material bonito, articulado, que apresenta múltiplas formas plásticas, esculturas, fazendo com que os alunos se sintam instigados a experimentá-lo. Pode-se também multiplicar as várias estratégias de jogos de movimento pela junção das partes, que ora podem ser usadas uma a uma numa investigação individual, ora se articula em elos e novas variantes se apresentam. Esse resultado teve êxito certamente pela dedicação e interesse com que as meninas acompanhavam as aulas, assim como pela capacidade de diálogo entre nós. Atentas às indicações e necessidades, faziam e refaziam propostas na direção dos objetivos da aula naquele momento. Certamente esse produto será de grande auxílio às aulas de dança em qualquer tempo, enriquecendo as experiências da oficina.

Muito obrigada!

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

  

 

Descrição: voltar

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version