|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Imagens Que Acordam As Palavras Para
Aprender Português. Equipe: Bettina Birmarcker bettina.birmarcker@gmail.com Letícia Laet Grupo Social:
Elizabeth Moraes Escola Municipal Júlio
Castilhos Praça Santos Dumont,
96. O projeto foi realizado na Escola Municipal Julio de
Castilhos, e teve como intercessora Elizabeth Moreira, professora do ensino fundamental.
Durante os quatros meses que acompanhamos Elizabeth ela preparava os alunos
para as provas do governo, portanto, ensinava-os português, história e
matemática entre outras matérias. Vimos Elizabeth fazer exercícios de
apostilas com os alunos, treinar contas no quadro negro, fazer um baile de
carnaval, passeios para a biblioteca, brincadeiras no recreio e muitas outras
atividades. Ao acompanhar a rotina, passamos a anotar palavras do universo
vocabular de Elizabeth, e reconhecemos como tema para o projeto “Atenção no
texto, para escutar cada palavra para aprender português e passar de ano.”
Todas as atividades que observamos com Elizabeth durante esses meses se
relacionam com a frase da maneira seguinte: a finalidade é sempre que os
alunos aprendam a matéria e passem de ano.
Ficou
decidido que como partido adotado que exploraríamos diferentes tratamentos
gráficos com o intuito de descobrir o que fazia maior sentido naquele
ambiente. Exploramos também diferentes formatos, tamanhos e conceitos do ‘quadro
negro’ um espaço para organizar visualmente o pensamento direcionado ao
aprendizado. Nosso
objeto final são 30 peças de tecido Oxford (que amassa pouco) cortados em
formatos triangulares e um jogo de cento e vinte imagens. As peças podem ser
usadas individualmente ou em grupos de quantos alunos a professora quiser. As
imagens são fotografias e/ou desenhos ilustrativos que ‘puxam’ palavras. As
cento e vinte imagens são distribuídas para os alunos, e ao observar as
imagens, formam frases usando palavras que foram retiradas da observação
destas. Elizabeth: Foi um prazer receber as estagiarias Bettina e Letícia. Elas sempre
estavam dispostas a ajudar em tudo. Recebê-las foi
maravilhoso. Estavam atentas e
fizeram um proeto de acordo com o conteúdo que eu
estava desenvolvendo. O produto que
fizeram vai ser muito útil para a minha turma. Bettina:Sou grata a
Elizabeth por ter aberto a porta de sua sala de aula para nós. Sou grata
também por todos os ‘nãos’ que ela nos disse ao longo deste processo, pois
através dele, aprendi a viabilizar o sim. Sou
grata a Letícia pela paciência, pelas mãos firmes e incansáveis, pela
curiosidade, pelas idéias, pelo olhar e pela praticidade. Letícia: À Bettina agradeço muito a ela por me apoiar, me
compreender, me aconselhar e me respeitar e principalmente por acreditar em
mim. À Beth por ter paciência comigo, por ser muito simpática,
pelos elogios e criticas que me fez prestar mais atenção nos defeitos e nas
qualidades. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão. |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|