| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Jogo de equilíbrio para fazer amigos na
  educação física Equipe: Manoela
  Dantas Grupo
  social: Fizemos o nosso projeto no
  CIEP Agostinho Neto no Humaitá, com o professor de educação física Ricardo
  Reis. Na escola ele dá aulas de educação física para turmas de 1° a 4° série,
  seu trabalho é fazer com que seus alunos interajam entre si, e aprenda os
  valores do trabalho em equipe. Uma das atividades que o nosso parceiro
  realizou e que nós acompanhamos, foi a brincadeira
  do deficiente visual, uma atividade em que todas as crianças formaram duplas,
  e uma delas ficava com os olhos vendados, e a outra criança tinha que guiá-la
  pela quadra, apenas dando as instruções do
  caminho, foi muito interessante, pois  as crianças
  tinham que confiar nas suas duplas. A partir dela dessa brincadeira pudemos
  observar o tipo de trabalho que o nosso parceiro faz com os alunos, que é
  estimular o trabalho em equipe. A partir do conjunto de
  palavras que compõem o universo vocabular de Ricardo Reis reconhecemos como
  tema para o projeto: “jogar é participar o vencedor é quem tem amigos”.  Algumas das atividades que vimos
  o nosso parceiro realizar, e consideramos estarem diretamente ligadas a
  escolha da frase  foi
  a brincadeira da corrente. A brincadeira da "corrente”,
  Era uma atividade em que todas as crianças ficavam no final da quadra,
  e uma criança ficava no meio, o todas as crianças tinha que correr para o
  outro lado da quadra, e o aluno que estava no meio deveria pegar outras
  crianças para que  ficassem no meio o
  ajudassem.  A partir das aulas que
  assistimos do nosso parceiro, pudemos definir como objetivo, fazer com que as
  crianças trabalhassem em equipe, ajudando umas às outras, pensando não no indivíduo,
  e sim no grupo. Com isso começamos a focar em experimentos que não
  envolvessem competição, mas que unissem os alunos.  O nosso produto final foi feito foi feito com dois canos
  de PVC enrolados numa tela azul emborrachada, nos buracos dos canos colocamos
  uma ponteira de borracha preta para prender a tela. Em um tecido de brim
  amarelo Costuramos uma tela azul no meio, e eles ficavam presos aos canos. O
  jogo acontece da seguinte maneira, duas crianças seguram os cabos de PVC e
  colocam a bola no tecido, equilibrando eles precisam passar a bola para a
  outra dupla, e assim por diante até todos irem. Bruna Leon: Agradeço a Manoela por ter sido uma
  verdadeira parceira neste projeto, por ter se feito sempre presente, e pronta
  para ajudar. Agradeço ao Ricardo por ter sido sempre tão receptivo
  conosco, sempre orientando e nos guiando em buscar de melhorias para sua
  aula. Manoela Dantas: Agradeço a Bruna pelo companheirismo
  nesse projeto que gerou em mim o sentimento de não estar sozinha e ter o
  projeto enriquecido com sua presença.   Agradeço ao Professor Ricardo pela sua acolhida e sua
  participação intensa no projeto, seu apoio e interesse foi essencial para a
  concretização desse projeto, isso me fez valorizar mais o projeto. Conclusão intercessor :
  Agradeço a oportunidade de poder ter experimentado novas vivencias na área da
  educação física, com materiais novos e pioneiros nesta área. Que proporcionou
  novos desafios, com soluções em grupo, possuindo uma visão democrática e útil
  as aulas. Apresentando novos desenhos e dinâmicas. Parabenizo a Bruna e a
  Manoela pela criatividade e paciência com as crianças. Abraços afetuosos,
  professor Ricardo Reis                                                                              
                                                                                                              Disciplina: DSG 1002 Turma: 1 AC Professores: Ana branco e Gabriela
  Gusmão     |  | 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||