|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Jogo de equilíbrio para fazer amigos na
educação física Equipe: Manoela
Dantas Grupo
social: Fizemos o nosso projeto no
CIEP Agostinho Neto no Humaitá, com o professor de educação física Ricardo
Reis. Na escola ele dá aulas de educação física para turmas de 1° a 4° série,
seu trabalho é fazer com que seus alunos interajam entre si, e aprenda os
valores do trabalho em equipe. Uma das atividades que o nosso parceiro
realizou e que nós acompanhamos, foi a brincadeira
do deficiente visual, uma atividade em que todas as crianças formaram duplas,
e uma delas ficava com os olhos vendados, e a outra criança tinha que guiá-la
pela quadra, apenas dando as instruções do
caminho, foi muito interessante, pois as crianças
tinham que confiar nas suas duplas. A partir dela dessa brincadeira pudemos
observar o tipo de trabalho que o nosso parceiro faz com os alunos, que é
estimular o trabalho em equipe. A partir do conjunto de
palavras que compõem o universo vocabular de Ricardo Reis reconhecemos como
tema para o projeto: “jogar é participar o vencedor é quem tem amigos”. Algumas das atividades que vimos
o nosso parceiro realizar, e consideramos estarem diretamente ligadas a
escolha da frase foi
a brincadeira da corrente. A brincadeira da "corrente”,
Era uma atividade em que todas as crianças ficavam no final da quadra,
e uma criança ficava no meio, o todas as crianças tinha que correr para o
outro lado da quadra, e o aluno que estava no meio deveria pegar outras
crianças para que ficassem no meio o
ajudassem. A partir das aulas que
assistimos do nosso parceiro, pudemos definir como objetivo, fazer com que as
crianças trabalhassem em equipe, ajudando umas às outras, pensando não no indivíduo,
e sim no grupo. Com isso começamos a focar em experimentos que não
envolvessem competição, mas que unissem os alunos. O nosso produto final foi feito foi feito com dois canos
de PVC enrolados numa tela azul emborrachada, nos buracos dos canos colocamos
uma ponteira de borracha preta para prender a tela. Em um tecido de brim
amarelo Costuramos uma tela azul no meio, e eles ficavam presos aos canos. O
jogo acontece da seguinte maneira, duas crianças seguram os cabos de PVC e
colocam a bola no tecido, equilibrando eles precisam passar a bola para a
outra dupla, e assim por diante até todos irem. Bruna Leon: Agradeço a Manoela por ter sido uma
verdadeira parceira neste projeto, por ter se feito sempre presente, e pronta
para ajudar. Agradeço ao Ricardo por ter sido sempre tão receptivo
conosco, sempre orientando e nos guiando em buscar de melhorias para sua
aula. Manoela Dantas: Agradeço a Bruna pelo companheirismo
nesse projeto que gerou em mim o sentimento de não estar sozinha e ter o
projeto enriquecido com sua presença. Agradeço ao Professor Ricardo pela sua acolhida e sua
participação intensa no projeto, seu apoio e interesse foi essencial para a
concretização desse projeto, isso me fez valorizar mais o projeto. Conclusão intercessor :
Agradeço a oportunidade de poder ter experimentado novas vivencias na área da
educação física, com materiais novos e pioneiros nesta área. Que proporcionou
novos desafios, com soluções em grupo, possuindo uma visão democrática e útil
as aulas. Apresentando novos desenhos e dinâmicas. Parabenizo a Bruna e a
Manoela pela criatividade e paciência com as crianças. Abraços afetuosos,
professor Ricardo Reis
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1 AC Professores: Ana branco e Gabriela
Gusmão |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|