| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Jogo interativo que descobre e encontra o real Equipe: Fernanda
  Castro  Maria
  Caetana Metsavaht     Grupo social: Vera
  Figueiredo  CIEP Presidente
  Agustinho Neto Rua
  Visconde da Silva, s/n, Humaitá- Rio de Janeiro. CEP: 22271090 Fizemos projeto no CIEP Presidente Agostinho Neto,
  Humaitá, com a professora Vera Figueiredo, que dá aulas para o quinto ano do
  Ensino Fundamental. Sua função é ensinar aos alunos matemática, ciências,
  história, geografia e português. Acompanhamos as aulas de matemática da professora
  Vera na parte da manhã nas quais ela sempre ensinava uma matéria e depois
  colocava exercícios no quadro para os alunos praticarem enquanto ela os
  observava e tirava suas dúvidas. A
  partir do conjunto de palavras que
  compõem o universo vocabular de Vera Figueiredo reconhecemos como tema para o
  projeto: “Eu começo, com atenção, a ler e a
  entender as coisas do mundo, descobrindo, procurando e explicando o real” Como objeto final fizemos um jogo de tabuleiro em
  que as “ casas” eram como envelopes de plástico em que Vera poderia colocar
  qualquer questão de acordo com a matéria que estiver trabalhando. A base do
  tabuleiro foi feita de tecido e dentro há papel Paraná para servir de base, o
  papel pode ser removido para lavagem. As “casas” foram feitas de plástico com
  viés envolta da mesma cor do tecido da base, as casas eram costuradas só em
  cima para que embaixo ficassem as respostas para os alunos verificarem seus
  resultados. Foram feitos quatro tabuleiros, um azul, um verde, um vermelho e
  um amarelo para que toda a turma pudesse brincar ao mesmo tempo. Vera utiliza os tabuleiros, distribui para grupos de
  oito alunos, coloca perguntas dentro das “casas” e a resposta no verso do
  papel, assim os alunos podem jogar sozinhos e ter sempre a resposta certa.
  Vera pode fazer as perguntas em casa, pois qualquer tipo de papel pode ser
  utilizado. Conclusão de Maria Caetana
  Metsavaht Aprendi a
  encontrar o equilíbrio, em grandes e pequenas coisas, percebo isso quando
  consigo deixar todos satisfeitos. Conclusão de Ferndanda
  Castro Fazer o
  projeto foi uma experiência que me fez crescer muito. Aprendi a ser paciente,
  manter minha cabeça aberta para receber opiniões dos outros, correr atrás dos
  meus objetivos e agradecer por tudo, sempre descobrindo um lado positivo das
  experiências. Conclusão
  da professora Vera Figueiredo             Precioso trabalho de
  investigação sobre possibilidades de tornar o aprendizado prazeiroso e  divertido. Tentativas plásticas e criativas,
  resultando um trabalho agradável, curioso e diversificado. Parabéns, meninas!
  Adorei tê-las comigo este período.                 Importante
  trabalho de pesquisa sobre materiais que ajudam o desenvolvimento e aprendizado
  de nossos alunos, sempre oferecendo várias opções de escolha, tentando os
  melhores e mais adequados “produtos” para levar o aluno  ao raciocínio, através de jogos
  criativos e diferenciados. O trabalho final foi resultado de toda uma
  observação criteriosa e atenta aos detalhes e situações que apareciam. Ficou
  muito bom e será estimulante e útil no nosso cotidiano escolar. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão   |  | 
 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||