|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Jogo interativo que descobre e encontra o real Equipe: Fernanda
Castro Maria
Caetana Metsavaht Grupo social: Vera
Figueiredo CIEP Presidente
Agustinho Neto Rua
Visconde da Silva, s/n, Humaitá- Rio de Janeiro. CEP: 22271090 Fizemos projeto no CIEP Presidente Agostinho Neto,
Humaitá, com a professora Vera Figueiredo, que dá aulas para o quinto ano do
Ensino Fundamental. Sua função é ensinar aos alunos matemática, ciências,
história, geografia e português. Acompanhamos as aulas de matemática da professora
Vera na parte da manhã nas quais ela sempre ensinava uma matéria e depois
colocava exercícios no quadro para os alunos praticarem enquanto ela os
observava e tirava suas dúvidas. A
partir do conjunto de palavras que
compõem o universo vocabular de Vera Figueiredo reconhecemos como tema para o
projeto: “Eu começo, com atenção, a ler e a
entender as coisas do mundo, descobrindo, procurando e explicando o real” Como objeto final fizemos um jogo de tabuleiro em
que as “ casas” eram como envelopes de plástico em que Vera poderia colocar
qualquer questão de acordo com a matéria que estiver trabalhando. A base do
tabuleiro foi feita de tecido e dentro há papel Paraná para servir de base, o
papel pode ser removido para lavagem. As “casas” foram feitas de plástico com
viés envolta da mesma cor do tecido da base, as casas eram costuradas só em
cima para que embaixo ficassem as respostas para os alunos verificarem seus
resultados. Foram feitos quatro tabuleiros, um azul, um verde, um vermelho e
um amarelo para que toda a turma pudesse brincar ao mesmo tempo. Vera utiliza os tabuleiros, distribui para grupos de
oito alunos, coloca perguntas dentro das “casas” e a resposta no verso do
papel, assim os alunos podem jogar sozinhos e ter sempre a resposta certa.
Vera pode fazer as perguntas em casa, pois qualquer tipo de papel pode ser
utilizado. Conclusão de Maria Caetana
Metsavaht Aprendi a
encontrar o equilíbrio, em grandes e pequenas coisas, percebo isso quando
consigo deixar todos satisfeitos. Conclusão de Ferndanda
Castro Fazer o
projeto foi uma experiência que me fez crescer muito. Aprendi a ser paciente,
manter minha cabeça aberta para receber opiniões dos outros, correr atrás dos
meus objetivos e agradecer por tudo, sempre descobrindo um lado positivo das
experiências. Conclusão
da professora Vera Figueiredo Precioso trabalho de
investigação sobre possibilidades de tornar o aprendizado prazeiroso e divertido. Tentativas plásticas e criativas,
resultando um trabalho agradável, curioso e diversificado. Parabéns, meninas!
Adorei tê-las comigo este período. Importante
trabalho de pesquisa sobre materiais que ajudam o desenvolvimento e aprendizado
de nossos alunos, sempre oferecendo várias opções de escolha, tentando os
melhores e mais adequados “produtos” para levar o aluno ao raciocínio, através de jogos
criativos e diferenciados. O trabalho final foi resultado de toda uma
observação criteriosa e atenta aos detalhes e situações que apareciam. Ficou
muito bom e será estimulante e útil no nosso cotidiano escolar. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|