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Moldura para os cálculos e
surpresas para relaxar Equipe: Pedro Henrique P. G. Dias Ana Clara N. Monteiro anaclaramonteiro@hotmail.com Grupo social: Jurandy Moreira de Souza Escola Municipal Camilo
Castelo Branco Rua Pacheco Leão, 1004, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
O projeto foi
realizado na Escola Municipal Camilo Castelo Branco, localizada no Jardim
Botânico (Rua Pacheco Leão, 1004), junto ao professor Jurandy Souza. O
professor dá aula para turmas de 6°, 7°, 8° e 9° anos. Ele leciona
matemática, tentando sempre manter um ritmo de trabalho de acordo com o livro
didático, mas também se importando com conhecimentos gerais. Ainda que com
empenho, a dispersão dos alunos é algo que Jurandy se esforça para driblar. Durante o
período de realização do projeto pudemos observar diversas atividades:
trabalho com tangram; execução de exercícios do livro; cálculos de áreas com
auxílio das peças do tangram; avaliações; relaxamento; explicação das
matérias no quadro negro. A partir do conjunto de
palavras que compõem o universo vocabular de Jurandy reconhecemos como tema
para o projeto: “Irmão, fazemos agora para relaxar amanhã”. O uso do
livro didático para a realização de exercícios é uma atividade que se
relaciona com a frase escolhida. Ao determinar a tarefa a ser executada, o
intercessor deixa implícito a mensagem de que ao término das mesmas haverá
uma recompensa, o relaxamento, que
geralmente remete a liberação para o recreio. A partir
das primeiras experimentações entendeu-se que o intercessor pretendia
organizar as ideias a partir de dois eixos, permitindo fazer a comunicação
visual das comparações com o auxílio de um padrão, réguas. Além de querer
demonstrar a importância da organização do tempo, estabelecendo o momento das
obrigações e das recompensas. Como produto final, fizemos um
mural retangular (1,6m x 1m),de feltro carpete azul, vazado no centro por
outra forma retangular ( 1,13m x 70 cm) com velcro em sua extremidade. Na parte interna vazada pode-se prender,
com auxílio do velcro, um outro retângulo feito de tecido aveludado de cor
vermelha com barras douradas em seu entorno, e a comunicação visual da
proporção áurea feita através do desenho da espiral. Retirando-se o pano do
mural, têm-se uma toalha que lembra a de um mágico. Foram feitas peças de
papel cartão, revestido de contact, de modo que em um lado pudesse ser usado
para escrever e o outro com uma numeração de 5 números, que colocados lado a
lado formam duas réguas, uma no sentido horizontal e outra vertical. As peças
possuem velcro nos dois sentidos, para que possam ser presas no mural. Todos os elementos citados estão de acordo
com a proporção áurea. Também foram criados um coelho de pano e uma cartola
para trabalhar com a ideia das recompensas após os deveres. A cartola também
exerceu a função de embalagem para todos os elementos criados. Avaliação do intercessor
Jurandy Moreira de Souza
Os alunos Pedro Henrique Dias e Ana Clara Monteiro, do Curso de Design
- Projeto II : planejamento (DSG 1002), orientados pela professora Ana
Branco, compareceram durante o período na E.M.C.C.B. para cumprimento das
tarefas determinadas pelo programa da matéria
em questão. Conclusão de Pedro Henrique Pinheiro Guimarães
Dias A experiência do Projeto II foi
algoque eu tenho muito a agradecer. Agora com algumas palavras por meio do
presente documento, e para além de minha vida, pondo-o em prática e
transmitindo suas riquezas para os que estiverem ao meu redor. Com oscilações de sentimentos,
passei por diversas situações. Muitas delas, praticamente exigindo que eu abandonasse
o projeto. Todavia, sempre pude contar com uma enormidade de carinho que
vinha para me resgatar da fraqueza. E, assim, foi até o fim. Essas
experiências foram tão constantes, que quando me dei conta estava fortalecido
e muito mais preparado para encarar os obstáculos que aparecessem. Por isso,
com propriedade, posso citar as minhas experiências como resultado de um
trabalho de dedicação. No Projeto Planejamento aprendi
a entender a singularidade dos seres humanos e percebi a importância disso para
uma vida em sociedade com mais alegria. Despertei um interesse que não fazia
parte do meu dia-dia. Conheci profissionais incríveis e trabalhei com pessoas
que diversas vezes me deixavam belas heranças para a vida. Meu espírito
questionador, quando baseado em fundamentos pouco convincentes e teimosos, me
fez ter alguns desgastes físicos e mentais. Depois disso, posso sem dúvida,
dizer que o maior ensinamento que posso apontar é ter aprendido a amar e com
isso respeitar cada vez mais. Não apenas as pessoas, mas os objetos, o
trabalho e todas as ações que me proponho a fazer. Agradeço a Ana Clara por
entender os meus defeitos e qualidades. Aprendi que devo entender os defeitos
e qualidade das pessoas, para com isso poder executar um trabalho de sucesso,
explorando ao máximo tais questões. Agradeço ao Jurandy por ter me
surpreendido com seu jeito de ser em diversos momentos. Eu aprendi que
somente o tempo nos mostra o que cada um pode nos oferecer. Conclusão de Ana Clara Nazario Monteiro O projeto II foi, para mim, um
período farto de oportunidades. A necessidade de fazer escolhas e a
independência de ter que “correr atrás” me amadureceram, fazendo-me ver uma
forma de aprender em que há um equilíbrio bonito entre disciplina e carinho. Vi também, a oportunidade de conhecer o outro. Ouvi opiniões
que diferiam absurdamente de como eu pensava e situações vistas de formas
distorcidas. Tentar pensar com os valores dos outros me ajudou na tentativa
de compreendê-los. Saber ouvir também é conhecer o
modo de pensar do outro, portanto, entendi que fechar a mente para as
alternativas é, normalmente, limitante, ainda assim, é importante saber
diferenciar e, no momento certo defender seus pontos de vista. Ouvindo e anotando tudo o que o intercessor
dizia, percebi o quanto aquilo é valioso. Que, cada palavra tem um sentido
especial e que, cada frase formada com elas mostra diferentes sentidos a
seguir. Em vários momentos, durante o
projeto, usamos nossos sentidos para compreender e comunicar o que surgia. No
primeiro dia de aula, vi que a questão do agradecimento era levada com grande
importância e, só depois percebi que eles eram a motivação. Agradecer, ser
agradecido mostra porque estamos onde estamos. Mostra que a nossa grande
motivação é aprender, aprender a amar. Disciplina: DSG1002 |
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