Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

O astronauta que divide vitórias

  

Equipe:

 

Ana Beatriz Riedel Moura

anariedel@hotmail.com

 

Brittany Angel Frank

brittanyfrank@hotmail.com

 

 

 

Grupo Social:

 

Neyvaldo Pinto de Carvalho Filho

Escola Municipal Artur Ramos

R. Marques de São Vicente

 

O projeto foi realizado na Escola Municipal Artur Ramos na Gávea na aula do professor Neyaldo Carvalho Filho de educação física. As aulas começavam com aquecimento onde os alunos brincavam de diversos piques-pega. Era a atividade que os alunos mais gostavam de fazer. Ney inventava diversas variações do “pique”. Em cada brincadeira os alunos deveriam realizar um movimento diferente para ser salvo caso fosse pego pelo pegador.

 

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Ney, reconhecemos como tema para o projeto: “Dividir com o amigo é conquistar vitória”.

 

Ney orientava os alunos no jogo de queimado, mas os alunos tinham dificuldades em dividir a bola. Havia uma certa disputa entre os alunos também no momento de formar filas, os alunos não se respeitavam e entravam uns na frente dos outros. E já no fim da aula os alunos estavam muito agitados e tinham dificuldades para se acalmarem. Definimos, então, que o partido adotado seria o de mudar o ritmo dos alunos juntamente com fazê-los aprender a dividir e respeitar uns aos outros.

 

Para o objeto final criamos um colete longo de tecido de espuma prateada e acabamentos em viés, juntamente com um cinto de elástico para se adaptar aos diferentes tamanhos dos alunos. Criamos também uma bota astronáutica feita com tênis muito maiores do que os pés das crianças para dificultar o andar e assim mudar o ritmo delas. Também desenvolvemos um capacete feito de papel marche  pintado de prateado para completar o personagem do astronauta na brincadeira de pique-astronauta, onde um aluno com a roupa é o. Os demais alunos, quando pegos, devem andar como se estivessem sob o efeito da gravidade na lua até serem salvos por outro aluno. Ainda fizemos duas bandeiras de pano em  mastros de madeira assim como bases para as bandeiras de madeira pintadas de prateado que podem ser usadas em outras brincadeiras como pique bandeira, revezamento ou circuito.

 

Ana Beatriz: Durante o projeto 2, aprendi que trabalhar com outras pessoas exige paciência, por isso, saber dialogar é fundamental para se obter um bom resultado. Sou grata ao Ney por ter nos recebido tão bem e pelo apoio, o que gerou em mim uma enorme satisfação por ter escolhido trabalhar com ele. Sou grata à Brittany por não ter desanimado em nenhum momento, o que me mostrou que ela é uma pessoa muito determinada, servindo de exemplo para mim.

 

Brittany: O que mais me interessou na aula foi a linearidade entre professor e aluno na qual o projeto foi desenvolvido. Impressionou-me a confiança entre os dois. Agradeço a Bia pelo seu suporte durante o projeto o que gerou em mim acreditar mais nas minhas ideias, mesmo que sejam simples. Agradeço ao intercessor Ney que sempre nos encorajou a tentar coisas novas  mesmo que não só envolvidas com atividades físicas o que gerou em mim conhecer um pouco mais sobre os diferentes propósitos na aula de esportes.

 

Conclusão e Avaliação do Intercessor Neyvaldo Pinto de Carvalho Filho

 

Durante esses meses foi muito bom trabalhar com as meninas, elas se dedicaram bastante ao trabalho. Sobre o produto final, a roupa do astronauta, focamos em dividir a vitória com os amigos. Então, utilizamos essa roupa para lidar com a questão de ceder e dividir para que todos pudessem se tornar o personagem principal em determinado momento da atividade. "Emprestar" a roupa era parte de como dividir a vitória. O outro material que também faz parte dessa roupa são as bandeiras. Nós utilizamos aqui na aula como forma de revezamento, ou seja, trabalhando a questão do grupo, trabalhando a questão do espírito coletivo, da equipe conquistar a vitória dividindo o material. Fizemos um revezamento que, para atingir aquele objetivo principal, todos tinham que se empenhar e trabalhar coletivamente. 

Dessa forma, o enfoque do trabalho das meninas com a gente foi na questão da bandeira e da vestimenta do astronauta. A ideia ficou muito bacana e as crianças adoraram o trabalho que é muito enriquecedor, principalmente por causa do capacete e da roupa que são coisas diferentes para elas. Os planetas, o universo e a tecnologia que o tema envolve não deixam de serem assuntos que chamam a atenção da garotada. Independente de se tratar de crianças de um colégio público do município, nós da Artur Ramos já fazemos um trabalho relacionado a isso, então são nativos digitais, nativos com tecnologia o tempo todo. Assim, foi um projeto que tratou disso de forma muito interessante.Eu quero agradecer a participação da Bia e da Brittany, que foram super simpáticas e bacanas aqui e acabaram enriquecendo muito a nossa aula de Educação Física na escola.

 

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 2011.1  

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

         

 

 

voltar

image001.jpg

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version