|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
O astronauta que divide vitórias
Equipe: Ana
Beatriz Riedel Moura anariedel@hotmail.com Brittany Angel Frank brittanyfrank@hotmail.com Grupo Social: Neyvaldo Pinto de Carvalho Filho Escola Municipal Artur
Ramos R. Marques
de São Vicente O projeto foi realizado na Escola Municipal Artur Ramos na Gávea
na aula do professor Neyaldo Carvalho Filho de
educação física. As aulas começavam com aquecimento onde os alunos brincavam
de diversos piques-pega. Era a atividade que os alunos mais gostavam de
fazer. Ney inventava diversas variações do “pique”. Em cada brincadeira os
alunos deveriam realizar um movimento diferente para ser salvo caso fosse
pego pelo pegador. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo
vocabular de Ney, reconhecemos como tema para o projeto: “Dividir com o amigo
é conquistar vitória”. Ney orientava os alunos no jogo de queimado, mas os alunos
tinham dificuldades em dividir a bola. Havia uma certa
disputa entre os alunos também no momento de formar filas, os alunos não se
respeitavam e entravam uns na frente dos outros. E já no fim da aula os
alunos estavam muito agitados e tinham dificuldades para se acalmarem.
Definimos, então, que o partido adotado seria o de mudar o ritmo dos alunos
juntamente com fazê-los aprender a dividir e respeitar uns aos outros. Para o objeto final criamos um colete longo de tecido de
espuma prateada e acabamentos em viés, juntamente com um cinto de elástico
para se adaptar aos diferentes tamanhos dos alunos. Criamos também uma bota
astronáutica feita com tênis muito maiores do que os pés das crianças para
dificultar o andar e assim mudar o ritmo delas. Também desenvolvemos um
capacete feito de papel marche pintado de prateado para completar o
personagem do astronauta na brincadeira de pique-astronauta, onde um aluno
com a roupa é o. Os demais alunos, quando pegos, devem andar como se
estivessem sob o efeito da gravidade na lua até serem salvos por outro aluno.
Ainda fizemos duas bandeiras de pano em mastros de madeira assim como bases
para as bandeiras de madeira pintadas de prateado que podem ser usadas em
outras brincadeiras como pique bandeira, revezamento ou circuito. Ana Beatriz: Durante o projeto 2, aprendi que trabalhar com outras pessoas exige
paciência, por isso, saber dialogar é fundamental para se obter um bom
resultado. Sou grata ao Ney por ter nos recebido tão bem e pelo apoio, o
que gerou em mim uma enorme satisfação por ter escolhido trabalhar com ele.
Sou grata à Brittany por não ter desanimado em
nenhum momento, o que me mostrou que ela é uma pessoa muito determinada,
servindo de exemplo para mim. Brittany: O que
mais me interessou na aula foi a linearidade entre
professor e aluno na qual o projeto foi desenvolvido. Impressionou-me a
confiança entre os dois. Agradeço a Bia pelo seu suporte durante o projeto o
que gerou em mim acreditar mais nas minhas ideias, mesmo que sejam simples. Agradeço ao intercessor
Ney que sempre nos encorajou a tentar coisas novas mesmo que não só envolvidas com
atividades físicas o que gerou em mim conhecer um pouco mais sobre os
diferentes propósitos na aula de esportes. Conclusão e Avaliação do Intercessor Neyvaldo
Pinto de Carvalho Filho Durante esses meses foi muito bom trabalhar com as meninas,
elas se dedicaram bastante ao trabalho. Sobre o produto final, a roupa do astronauta, focamos em dividir a vitória com os
amigos. Então, utilizamos essa roupa para lidar com a questão de ceder e
dividir para que todos pudessem se tornar o personagem principal em
determinado momento da atividade. "Emprestar" a roupa era parte de
como dividir a vitória. O outro material que também faz parte dessa roupa são
as bandeiras. Nós utilizamos aqui na aula como forma de revezamento, ou seja,
trabalhando a questão do grupo, trabalhando a questão do espírito coletivo,
da equipe conquistar a vitória dividindo o material. Fizemos um revezamento
que, para atingir aquele objetivo principal, todos tinham que se empenhar e
trabalhar coletivamente. Dessa forma, o enfoque do trabalho das meninas com a gente foi
na questão da bandeira e da vestimenta do astronauta. A ideia
ficou muito bacana e as crianças adoraram o trabalho que é muito
enriquecedor, principalmente por causa do capacete e da roupa que são coisas
diferentes para elas. Os planetas, o universo e a tecnologia que o tema
envolve não deixam de serem assuntos que chamam a atenção da garotada.
Independente de se tratar de crianças de um colégio público do município, nós
da Artur Ramos já fazemos um trabalho relacionado a isso, então são nativos
digitais, nativos com tecnologia o tempo todo. Assim, foi um projeto que tratou
disso de forma muito interessante.Eu quero agradecer
a participação da Bia e da Brittany, que foram
super simpáticas e bacanas aqui e acabaram enriquecendo muito a nossa aula de
Educação Física na escola. Disciplina: DSG 1002 Turma: 2011.1 Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|