|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Painel
para expor as cores e as gentilezas Equipe: Carolina Martins José
Eduardo Tepedino Grupo social: Jacqueline Martins, Escola Municipal Presidente Agostinho Neto. Rua
Visc Silva - Botafogo,Humaitá, Rio de
Janeiro CEP:
22271-090 Nosso local de projeto
foi na escola Municipal Presidente Agostinho Neto, localizada no Humaitá.
Nossa parceira foi a professora de artes Jacqueline Martins, que trabalha com
turmas do 3º ao 5º ano, com alunos de Geramos suportes, no quais
Jaqueline expôs, explorou e comentou cada um. Porém, Jacqueline demonstrou um grande
interesse por uma exposição interativa. A partir disso fizemos estudos de uma
estrutura que fosse desmontável para a fácil mobilidade e dinâmica. Com
nossas pesquisas e o auxílio por professores e pela empresa de bambu,
Bambutec, chegamos a uma estrutura de bambu de 1.60m de altura, na qual
passa um elástico por dentro e se dobra nela mesma. Em suas faces Jaqueline
pode usar tanto a juta, para prender trabalhos soltos, quanto os suportes de
plástico onde os cadernos dos alunos se encaixam e, assim, expondo suas
artes, explorando interna e externamente o produto chamado por eles de bambu
cultural. Para José: Projeto é sinônimo
de planejamento, e não há planejamento sem organização. Esse com certeza foi um dos meus maiores aprendizados durante esse período.
E após muitas frustrações aprendi a julgar o que deve se dar prioridade e o
que se deve deixar de lado. Porém, essa lição foi conseqüência de muitas
cobranças e prazos a serem cumpridos. Agradeço Carolina pelo ritmo. Aprendi
que devo me organizar cada dia mais. Agradeço à Jacqueline por nos fazer
enxergar o mundo de maneira diferente. Aprendi a escutar o mundo com olhos
boca e cabeça. Para Carolina: Fazer projeto
esse período significou aprender muito com os outros e
muito sobre mim mesma. Escutei atentamente todos aqueles que se
prontificaram a nos ajudar, e guardei todo o conhecimento obtido para levar
de bagagem desta experiência. Reconheci meus limites quando os vi e tentei
não passar dessa linha que divide o bom trabalho e o caos, tive uma dupla que
presenciou todas as mudanças de humor e soube agir nas mais diversas
dificuldades. Os problemas e desentendimentos, no final das contas, foram
absorvidos e aprendemos mais com eles do que podíamos imaginar, contamos
algumas vezes com o acaso nos empurrando pra frente, mas acredito que tudo
foi fruto de um grande trabalho de uma grande equipe. Enfim, aprender projeto
é se dar conta do quão capazes somos diante de
obstáculos e que precisamos sempre do outro, aquele que completa e compõe a
obra final. Agradeço ao José por sua postura perante os problemas, percebi
que preciso melhorar a minha própria postura com relação aos contratempos.
Agradeço a Jacqueline por sua dedicação, isto me motivou durante todo o
projeto e me fez ver o quão importante é estar feliz com o que se faz. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão Equipe: Manoela
Dantas Grupo
social: Fizemos o nosso projeto no CIEP
Agostinho Neto no Humaitá, com o professor de educação física Ricardo Reis.
Na escola ele dá aulas de educação física para turmas de 1° a 4° série, seu
trabalho é fazer com que seus alunos interajam entre si, e aprenda os valores
do trabalho em equipe. Uma das atividades que o nosso parceiro realizou e que
nós acompanhamos, foi a brincadeira do deficiente
visual, uma atividade em que todas as crianças formaram duplas, e uma delas
ficava com os olhos vendados, e a outra criança tinha que guiá-la pela quadra, apenas dando as instruções do caminho, foi muito
interessante, pois as crianças tinham que confiar nas suas
duplas. A partir dela dessa brincadeira pudemos observar o tipo de trabalho
que o nosso parceiro faz com os alunos, que é estimular o trabalho em equipe. A partir do conjunto de
palavras que compõem o universo vocabular de Ricardo Reis reconhecemos como
tema para o projeto: “jogar é participar o vencedor é quem tem amigos”. Algumas das atividades que vimos
o nosso parceiro realizar, e consideramos estarem diretamente ligadas a
escolha da frase foi
a brincadeira da corrente. A brincadeira da "corrente”,
Era uma atividade em que todas as crianças ficavam no final da quadra,
e uma criança ficava no meio, o todas as crianças tinha que correr para o
outro lado da quadra, e o aluno que estava no meio deveria pegar outras
crianças para que ficassem no meio o
ajudassem. A partir das aulas que
assistimos do nosso parceiro, pudemos definir como objetivo, fazer com que as
crianças trabalhassem em equipe, ajudando umas às outras, pensando não no
indivíduo, e sim no grupo. Com isso começamos a focar em experimentos que não
envolvessem competição, mas que unissem os alunos. O nosso produto final foi feito foi feito com dois canos
de PVC enrolados numa tela azul emborrachada, nos buracos dos canos colocamos
uma ponteira de borracha preta para prender a tela. Em um tecido de brim
amarelo Costuramos uma tela azul no meio, e eles ficavam presos aos canos. O
jogo acontece da seguinte maneira, duas crianças seguram os cabos de PVC e colocam a bola no tecido, equilibrando eles precisam
passar a bola para a outra dupla, e assim por diante até todos irem. Bruna Leon: Agradeço a Manoela por ter sido uma
verdadeira parceira neste projeto, por ter se feito sempre presente, e pronta
para ajudar. Agradeço ao Ricardo por ter sido sempre tão receptivo
conosco, sempre orientando e nos guiando em buscar de melhorias para sua
aula. Manoela
Dantas: Agradeço a Bruna pelo companheirismo nesse projeto que gerou em mim o
sentimento de não estar sozinha e ter o projeto enriquecido com sua presença. Agradeço ao Professor Ricardo pela sua acolhida e sua
participação intensa no projeto, seu apoio e interesse foi essencial para a concretização
desse projeto, isso me fez valorizar mais o projeto. Conclusão intercessor :
Agradeço a oportunidade de poder ter experimentado novas vivencias na
área da educação física, com materiais novos e pioneiros nesta área.
Que proporcionou novos desafios, com soluções em grupo, possuindo uma visão
democrática e útil as aulas. Apresentando novos
desenhos e dinâmicas. Parabenizo a Bruna e a Manoela pela criatividade e
paciência com as crianças. Abraços afetuosos, professor Ricardo Reis
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1 AC Professores: Ana branco e Gabriela
Gusmão |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|