Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Painel Vivo para brincar com a matemática e a pergunta

 

Equipe:

Ana Carolina Cabral

anacarolsfcabral@gmail.com                                 

 

Nathália Boccaletti

nathiboccaletti@hotmail.com  

 

 

Grupo social:

Profª Shirley Ribeiro   

Escola Municipal Júlia Cortines

Rua Lopes Trovão, 2, Icaraí, Niterói

CEP: 21378-006

shirley.ribeiro@globo.com

 

Realizamos nosso projeto com a professora Shirley Ribeiro, na Escola Municipal Júlia Cortines, em Niterói. Nossa intercessora é a professora titular de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Porém, acompanhamos prioritariamente suas aulas de matemática, nas quais percebemos maior envolvimento da turma. Uma atividade que nos chamou atenção foi o sorteio da tabuada, realizado em um de nossos encontros. A professora sorteava um aluno por vez, a fim de que fosse a frente da turma para responder resultados da tabuada, que também eram sorteados. Essa atividade foi um passo essencial para definir o caminho que deveríamos seguir. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Shirley reconhecemos como tema para o projeto:
 “A matemática tem vida e consegue escrever de novo a pergunta”.

Foi notável a relação da frase escolhida com as atividades que observávamos em suas aulas. Shirley sempre incentivou a criatividade dos alunos e certa vez passou exercícios sobre dar nomes de seres humanos em objetos, dando vida a eles.

Após levarmos experimentos para nossa intercessora, ficou definido como conceito do nosso projeto o ato de sortear a atividade e também de fazer com que os alunos trabalhassem matemática em parceria.

O produto final foi um painel de lona preta, foram costurados nele cem sacos de malha para sortear números de matemática para criar expressões como o sistema de batalha naval. Para diferenciar a dinâmica do produto, há opções de imagens como sorteio. Dentro de cada saco, tem números aleatórios para que possam montar qualquer conta. A intercessora utiliza o painel exposto para toda a sala e chama grupos de alunos para sortear os sacos e depois os próprios se reúnem e montam sua expressão e as desenvolve.

Ana Carolina: “Uma experiência surpreendente que por mais que, por vezes, seja cansativa é inesquecível. E é, acima de tudo, aprender, crescer”. Agradeço à Shirley por todo carinho, disponibilidade e disposição para participar de nosso projeto, durante todo o processo, com ela pudemos perceber que é extremamente importante ter um intercessor que se envolve e de valor ao nosso trabalho. Agradeço à Nathália pelos momentos divertidos que passamos juntas, que facilmente superam os momentos de dificuldades, que fazíamos com que passassem bem depressa, o que me faz perceber que o importante não é a circunstância, é como lidamos com ela.
Nathália: “Tudo em projeto se torna aprendizado e isso é o que nos faz crescer. De cada momento, eu posso dizer que tive boas experiências e, isso, com certeza, vai fazer muita diferença hoje e futuramente.” Agradeço à Shirley pelo fato de ter sido uma excelente intercessora, o que fez total diferença no caminhar do projeto. Isso me fez perceber o quanto é gratificante ter pessoas assim por perto e o quanto é bom saber que essas pessoas acreditam e confiam em você e no seu potencial. Agradeço à Ana Carolina por, mais uma vez, concluir comigo um projeto incrível, tivemos nossos momentos de alegria e passamos por tudo juntas. Isso me fez aprender o verdadeiro significado de trabalhar em equipe.

 

 

Shirley: Foi um trabalho maravilhoso da Nathália e da Ana Carolina. Eu gostei muito e teve um retorno muito grande. Foi uma novidade para mim porque foi um projeto diferente, um projeto onde eu pude criar e aproveitar todas as oportunidades para tirar tudo o que eu podia das crianças, principalmente na área da matemática. Trabalhamos com muitas expressões através dos objetos, dos experimentos que elas iam trazendo, e foi uma coisa incrível. Eu até fiquei surpresa em ver como o trabalho fluiu, foi muito bacana.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

 

  

 

Descrição: voltar

Descrição: DSC03597.JPG

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version