|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Painel Vivo para brincar com a
matemática e a pergunta Ana Carolina Cabral Nathália Boccaletti Grupo social: Profª Shirley Ribeiro Escola Municipal Júlia Cortines Rua Lopes Trovão, 2, Icaraí, Niterói CEP: 21378-006 shirley.ribeiro@globo.com Realizamos nosso projeto com a professora Shirley
Ribeiro, na Escola Municipal Júlia Cortines, em Niterói. Nossa intercessora é
a professora titular de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Porém,
acompanhamos prioritariamente suas aulas de matemática, nas quais percebemos
maior envolvimento da turma. Uma atividade que nos chamou atenção foi o
sorteio da tabuada, realizado em um de nossos encontros. A professora
sorteava um aluno por vez, a fim de que fosse a frente da turma para
responder resultados da tabuada, que também eram sorteados. Essa atividade
foi um passo essencial para definir o caminho que deveríamos seguir. A partir
do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Shirley
reconhecemos como tema para o projeto: Foi
notável a relação da frase escolhida com as atividades que observávamos em
suas aulas. Shirley sempre incentivou a criatividade dos alunos e certa vez
passou exercícios sobre dar nomes de seres humanos em objetos, dando vida a
eles. Após
levarmos experimentos para nossa intercessora, ficou definido como conceito
do nosso projeto o ato de sortear a atividade e também de fazer com que os
alunos trabalhassem matemática em parceria. O produto final foi um painel de lona preta, foram
costurados nele cem sacos de malha para sortear números de matemática para
criar expressões como o sistema de batalha naval. Para diferenciar a dinâmica
do produto, há opções de imagens como sorteio. Dentro de cada saco, tem
números aleatórios para que possam montar qualquer conta. A intercessora
utiliza o painel exposto para toda a sala e chama grupos de alunos para
sortear os sacos e depois os próprios se reúnem e montam sua expressão e as
desenvolve. Shirley: Foi um trabalho
maravilhoso da Nathália e da Ana Carolina. Eu
gostei muito e teve um retorno muito grande. Foi uma novidade para mim porque
foi um projeto diferente, um projeto onde eu pude criar e aproveitar todas as
oportunidades para tirar tudo o que eu podia das crianças, principalmente na
área da matemática. Trabalhamos com muitas expressões através dos objetos,
dos experimentos que elas iam trazendo, e foi uma coisa incrível. Eu até
fiquei surpresa em ver como o trabalho fluiu, foi muito bacana. Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|