Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Suportes para contar a história das igualdades e diferenças

 

 

Equipe

Amanda Vieira

amandok.vieira@gmail.com.br

Luiza Palma

luizac.palma@gmail.com.br

 

GRUPO SOCIAL

Prof Carmem Lúcia Fontoura Costa

Escola Municipal Marly Froes

Rua Jardim Botânico, 660

Jardim Botânico - Rio de Janeiro

CEP:22.461-000 22942695 

 

 

 

O projeto foi realizado na Escola Municipal Marly Fróes, no bairro Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 660) , com a professora Carmem Lúcia Fontoura Costa. A intercessora, através de temas, busca estimular as crianças a novos conhecimentos e experiências. Também, prioriza uma atenção individualizada para que todos possam aprender dentro de seu próprio ritmo e limitações. Carmem, em sua forma de lecionar, sabe equilibrar o momento de carinho e o de impor limites. Durante o projeto, acompanhamos diversas atividades do intercessor, dentre elas: contar de historias, colagem de imagens, pintura, filme.

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Carmem Lúcia Fontoura Costa reconhecemos como tema para o projeto: “A história da igualdade e das diferenças é um desafio, e o teatro ajuda.”.

Carmem lê muitos livros infantis para suas crianças e efetua diversas atividades sobre o tema adotado nesse ano, o teatro no mundo. As atividades que ela realiza sempre em sala de aula é recorte de revistas, colorir imagens que ela tira de livros e filmes. Ela explica a diferença dos tipos de teatro e as transformações que ocorreram ao longo dos anos até o teatro contemporâneo de hoje em dia.

Com a experimentação das primeiras ideias, percebemos o conceito: Verticalizar a história, que definiu o objetivo do nosso projeto.

Como produto final  construímos uma estrutura de madeira que consegue sustentar placas e tecidos para facilitar as atividades da parceira em sala de aula. Sustentada por duas filas de "trilhos" de madeira, 4 suportes com fendas ficam na vertical, onde é possível encaixar placas e fórmicas de imã e quadro branco, "calçar" uma capa de feltro, pendurar uma estrutura de bambu onde correrá tecidos imitando cortinas de teatro.

Carmem monta a base de madeira e logo começa a encaixar as pernas de MDF e a partir daí ela tem como utilizar todos os acessórios ao mesmo tempo ou individualmente. "Tem 1001 utilidades", segundo ela

Conclusão Luiza Palma: Posso dizer que a matéria DSG1002 me tornou não só uma futura profissional melhor, mas também uma pessoa melhor, todo o tempo pude trabalhar com as diferenças em vários graus e valoriza-las.

Agradeço a Carmem por me ensinar junto com seus alunos o que me fez aprender que o que realmente importa não se encontra nos livros.

Agradeço a Amanda por ser minha dupla o que me fez aprender que diferenças pode ser o máximo.

Conclusão Amanda Vieira: Ao longo desse período que passou, posso dizer que “enriquecedor” foi pouco em relação as experiências que tive a oportunidade de experimentar

Agradeço a Carmem por ter experimentado com tanto entusiasmo nosso projeto. Sua alegria ao ver nosso produto pronto foi muito estimulante para nós. Aprendi que com muito esforço, habilidade de escutar e saber falar nas horas certas faz com que o trabalho tenha resultados incríveis e satisfatórios, tanto para o parceiro quando para nos, alunos.

Agradeço a Luiza por tanta paciência e flexibilidade para priorizar nosso projeto antes de suas outras obrigações. Aprendi a priorizar compromissos quando outras pessoas estão envolvidas e dependendo de você.

 

Avaliação do intercessor Carmem Lúcia

A presença das estagiarias Amanda e Luiza tornou o nosso ambiente escolar muito agradável. As experiências com os materiais diversos e o produto final demonstrou perfeito entrosamento com o nosso projeto pedagógico. Com muito capricho e cuidado elas fizeram um material de utilidade e que poderá ser usado. Houve interesse dos alunos em explorar o equipamento.

Agradeço a atenção e dedicação das estagiarias.

 

Disciplina: DSG1002

Turma 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela

 

 

 

 

 

voltar

image001.jpg

 

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version