|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Suportes para contar a
história das igualdades e diferenças Equipe Amanda
Vieira
Luiza
Palma
luizac.palma@gmail.com.br GRUPO SOCIAL Prof Carmem Lúcia Fontoura Costa Escola
Municipal Marly Froes Rua Jardim Botânico, 660 Jardim Botânico - Rio de Janeiro CEP:22.461-000 22942695 O projeto foi realizado na Escola Municipal Marly
Fróes, no bairro Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 660) , com a
professora Carmem Lúcia Fontoura Costa. A intercessora, através de temas,
busca estimular as crianças a novos conhecimentos e experiências. Também,
prioriza uma atenção individualizada para que todos possam aprender dentro de
seu próprio ritmo e limitações. Carmem, em sua forma de lecionar, sabe
equilibrar o momento de carinho e o de impor limites. Durante o projeto,
acompanhamos diversas atividades do intercessor, dentre elas: contar de
historias, colagem de imagens, pintura, filme. A partir do conjunto de palavras que compõem o
universo vocabular de Carmem Lúcia Fontoura Costa reconhecemos como tema para
o projeto: “A história da igualdade e das diferenças é um desafio, e o teatro
ajuda.”. Carmem lê muitos livros infantis para suas
crianças e efetua diversas atividades sobre o tema adotado nesse ano, o
teatro no mundo. As atividades que ela realiza sempre em sala de aula é
recorte de revistas, colorir imagens que ela tira de livros e filmes. Ela
explica a diferença dos tipos de teatro e as transformações que ocorreram ao
longo dos anos até o teatro contemporâneo de hoje em dia. Com a experimentação das primeiras ideias,
percebemos o conceito: Verticalizar a história, que definiu o objetivo do
nosso projeto. Como produto final construímos uma estrutura de madeira que
consegue sustentar placas e tecidos para facilitar as atividades da parceira
em sala de aula. Sustentada por duas filas de "trilhos" de madeira,
4 suportes com fendas ficam na vertical, onde é possível encaixar placas e
fórmicas de imã e quadro branco, "calçar" uma capa de feltro,
pendurar uma estrutura de bambu onde correrá tecidos imitando cortinas de
teatro. Carmem monta a base de madeira e logo começa a
encaixar as pernas de MDF e a partir daí ela tem como utilizar todos os
acessórios ao mesmo tempo ou individualmente. "Tem 1001
utilidades", segundo ela Conclusão Luiza Palma: Posso dizer que a matéria
DSG1002 me tornou não só uma futura profissional melhor, mas também uma
pessoa melhor, todo o tempo pude trabalhar com as diferenças em vários graus
e valoriza-las. Agradeço a Carmem por me
ensinar junto com seus alunos o que me fez aprender que o que realmente
importa não se encontra nos livros. Agradeço a Amanda por ser
minha dupla o que me fez aprender que diferenças pode ser o máximo. Conclusão Amanda Vieira: Ao
longo desse período que passou, posso dizer que “enriquecedor” foi pouco em
relação as experiências que tive a oportunidade de experimentar Agradeço a Carmem por ter
experimentado com tanto entusiasmo nosso projeto. Sua alegria ao ver nosso
produto pronto foi muito estimulante para nós. Aprendi que com muito esforço,
habilidade de escutar e saber falar nas horas certas faz com que o trabalho
tenha resultados incríveis e satisfatórios, tanto para o parceiro quando para
nos, alunos. Agradeço a Luiza por tanta
paciência e flexibilidade para priorizar nosso projeto antes de suas outras
obrigações. Aprendi a priorizar compromissos quando outras pessoas estão
envolvidas e dependendo de você. Avaliação do intercessor Carmem Lúcia A presença das estagiarias Amanda e Luiza tornou
o nosso ambiente escolar muito agradável. As experiências com os materiais
diversos e o produto final demonstrou perfeito entrosamento com o nosso
projeto pedagógico. Com muito capricho e cuidado elas fizeram um material de
utilidade e que poderá ser usado. Houve interesse dos alunos em explorar o
equipamento. Agradeço a atenção e
dedicação das estagiarias. Disciplina: DSG1002 Turma 1AC Professores: Ana Branco e
Gabriela |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|