Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Suporte para equilibrar a força e a atenção

Equipe:

Raisa Lins

raisa_lins@hotmail.com

 

Vinícius Boury

vini_boury@hotmail.com

 

Grupo social:

Ana Catherine Borges

Escola Sérgio Vieira de Mello

Rua Adalberto Ferreira 19, Leblon Rio de Janeiro

 

Neste semestre, 2011.2, realizamos nosso projeto na Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello, no Leblon. Nossa intercessora se chama Catherine e ela é professora de Educação Física das turmas de 2º a 5º ano. Durante esse quatro meses presenciamos as aulas de fundamentos de vôlei. De forma bem técnica ela demonstrava como fazer uma manchete e toque, e desenvolvia a noção espacial deles com atividades dinâmicas.

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Catherine, reconhecemos como tema para o projeto: “Equilibrar a força e a atenção começa olhando para o outro.

Presenciamos uma aula em que a Catherine segurava um cone e os alunos deveriam lançar a bola para acertar o alvo. Ali percebemos que ela visava o equilíbrio emocional e corporal dos alunos. Com o quente/frio dos experimentos, chegamos à conclusão que seria necessário englobar todo o funcionamento do corpo no experimento.

O produto final abrange todo este conceito: A ponte, feita de cedrinho e bloquinhos de madeira cobertos de lona colorida, servem como suporte para os pés. Já a balança de bolinhas, rodelas de compensado presas por parafusos em tiras de cedrinho, foi usada pela Catherine para trabalhar a parte superior do corpo.

 

Conclusão de Vinícius Boury

Projeto é processo. É o processo pelo qual passamos desde o primeiro dia de aula em que nos apresentamos, até a última semana de da apresentação do produto final para o intercessor. Se não aprendermos todas as etapas do processo de forma correta, não obteremos um bom resultado. Em projeto, o produto é apenas uma consequência, é um fruto de um trabalho desenvolvido em longo prazo com base em registros, testes, construção, orientação e trabalho em equipe.

Agradeço à Catherine por ter tido tanta dedicação, esforço, compreensão e participação durante nosso período de projeto com ela. Isso me fez aprender que para conseguir uma atmosfera de trabalho boa e ótimos resultados, basta se esforçar e ter uma participação ativa para que todo o processo se desenrole de maneira produtiva e dinâmica.

Agradeço à Raisa por ter se empenhando e se esforçado muito durante nosso período de projeto. Aprendi que devo sempre me esforçar ao máximo e somar resultados com minha dupla para que o trabalho se desenvolva bem e que a dupla mantenha um bom convívio durante o período.

 

 

Conclusão de Raisa Lins

Neste projeto aprendi, ao fazer muitos agradecimentos, a reconhecer a ajuda ainda que pequena das pessoas. Valorizei o trabalho manual e os materiais naturais, que tem a mesma qualidade que os industrializados. Na tenda aprendi a desejar o sucesso dos meus colegas, participando sempre que possível. Aprendi que posso conquistar meus objetivos se conseguir programar meu tempo de forma inteligente.

Agradeço a nossa intercessora Catherine por nos receber em seu espaço de trabalho com o coração aberto. Por ter paciência conosco, por estar sempre disposta a testar nossas novidades. Sou muito grata pela sua simpatia e carinho, tanto comigo e com o Vinícius quanto com os alunos.

Agradeço a minha dupla Vinícius, por manter a calma nos momentos mais estressantes, o que me mantia calma.  Com o Vinícius aprendi a lidar melhor com um homem como dupla. Percebi que há mais pontos positivos que imaginei e me surpreendi, de uma boa maneira, com a dedicação dele. Agradeço muito pelos ótimos momentos, por tudo que ele me ensinou e só tenho a agradecer  pelo resultado e sucesso que conquistamos.

 

Conclusão e Avaliação do Intercessor

 

Como professora já havia participado de um projeto da PUC-Rio antes. Adorei a experiência e fiquei muito satisfeita com o produto final, e por isso resolvi aceitar os alunos Raisa e Vinícius como meus novos parceiros. Estou muito contente com o resultado destes 4 meses. A dupla se envolveu não só comigo, mas com todos da escola e com as crianças que são prioridade no meu trabalho.

 

Presenciaram momentos diferentes e souberam retratar com precisão as atividades desenvolvidas. Apesar de o produto final ser apenas uma conseqüência de todo esse aprendizado, posso dizer que estou muito satisfeita. Desejo muito sucesso aos dois e espero que os próximos projetos sejam tão gratificantes quanto este tanto para a Raisa e o Vinícius, quanto para mim que adoro recebê-los.

 

“No meu conceito foi excelente o trabalho da dupla, pois pude observar um crescimento de ambos, pois eles sempre foram humildes ao aceitar as correções, as opiniões dadas por mim para a melhoria do trabalho.

 

Eu senti um crescimento do meu trabalho, devido a esta parceria com eles, pois através de objetos trazidos pelos mesmos e vivenciados por mim e pelos meus alunos, fez com que eu quebrasse algumas barreiras, por mim construídas em relação a criatividade. Hoje através deste relacionamento, me sinto mais forte, segura para trabalhar na minha área de educação física.

 

Agradeço o carinho e atenção dados por Raisa, Vinícius e toda a equipe da PUC-Rio.

Que Deus guie e abençoe sempre.”

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

 

 

 

 

Descrição: voltar

Descrição: imagem001.jpg 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version