| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Suporte para equilibrar a força e a atenção vini_boury@hotmail.com Grupo social:  Ana Catherine Borges Escola Sérgio Vieira de Mello Rua Adalberto Ferreira 19,
  Leblon Rio de Janeiro Neste semestre, 2011.2, realizamos nosso projeto na
  Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello, no Leblon. Nossa intercessora se
  chama Catherine e ela é professora de Educação Física das turmas de 2º a 5º
  ano. Durante esse quatro meses presenciamos as aulas
  de fundamentos de vôlei. De forma bem técnica ela demonstrava como fazer uma
  manchete e toque, e desenvolvia a noção espacial deles com atividades
  dinâmicas.   A partir do conjunto de palavras
  que compõe o universo vocabular de Catherine, reconhecemos como tema para o
  projeto: “Equilibrar a força e a
  atenção começa olhando para o outro.” Presenciamos
  uma aula em que a Catherine segurava um cone e os alunos deveriam lançar a
  bola para acertar o alvo. Ali percebemos que ela visava o equilíbrio
  emocional e corporal dos alunos. Com o quente/frio dos experimentos, chegamos
  à conclusão que seria necessário englobar todo o funcionamento do corpo no
  experimento. O
  produto final abrange todo este conceito: A ponte, feita de cedrinho e
  bloquinhos de madeira cobertos de lona colorida, servem como suporte para os
  pés. Já a balança de bolinhas, rodelas de compensado presas por parafusos em
  tiras de cedrinho, foi usada pela Catherine para trabalhar a parte superior
  do corpo.  Conclusão de Vinícius Boury Projeto é
  processo. É o processo pelo qual passamos desde o primeiro dia de aula em que
  nos apresentamos, até a última semana de da apresentação do produto final
  para o intercessor. Se não aprendermos todas as etapas do processo de forma
  correta, não obteremos um bom resultado. Em projeto, o produto é apenas uma
  consequência, é um fruto de um trabalho desenvolvido em longo prazo com base
  em registros, testes, construção, orientação e trabalho em equipe. Agradeço à Catherine por ter tido tanta dedicação,
  esforço, compreensão e participação durante nosso período de projeto com ela.
  Isso me fez aprender que para conseguir uma atmosfera de trabalho boa e
  ótimos resultados, basta se esforçar e ter uma
  participação ativa para que todo o processo se desenrole de maneira produtiva
  e dinâmica. Agradeço à Raisa por ter se
  empenhando e se esforçado muito durante nosso período de projeto. Aprendi que
  devo sempre me esforçar ao máximo e somar resultados com minha dupla para que
  o trabalho se desenvolva bem e que a dupla mantenha um bom convívio durante o
  período. Conclusão de Raisa Lins Neste
  projeto aprendi, ao fazer muitos agradecimentos, a reconhecer a ajuda ainda
  que pequena das pessoas. Valorizei o trabalho manual e os materiais naturais,
  que tem a mesma qualidade que os industrializados. Na tenda aprendi a desejar
  o sucesso dos meus colegas, participando sempre que possível. Aprendi que
  posso conquistar meus objetivos se conseguir programar meu tempo de forma
  inteligente.  Agradeço
  a nossa intercessora Catherine por nos receber em seu espaço de trabalho com
  o coração aberto. Por ter paciência conosco, por estar sempre disposta a
  testar nossas novidades. Sou muito grata pela sua simpatia e carinho, tanto
  comigo e com o Vinícius quanto com os alunos.  Agradeço
  a minha dupla Vinícius, por manter a calma nos momentos mais estressantes, o
  que me mantia calma.  Com o Vinícius aprendi a lidar melhor com
  um homem como dupla. Percebi que há mais pontos positivos que imaginei e me surpreendi, de uma boa maneira, com a dedicação dele.
  Agradeço muito pelos ótimos momentos, por tudo que ele me ensinou e só tenho
  a agradecer  pelo
  resultado e sucesso que conquistamos. Conclusão
  e Avaliação do Intercessor
   Como professora já havia participado de um projeto da
  PUC-Rio antes. Adorei a experiência e fiquei muito satisfeita com o produto
  final, e por isso resolvi aceitar os alunos Raisa e
  Vinícius como meus novos parceiros. Estou muito contente com o resultado
  destes 4 meses. A dupla se envolveu não só comigo,
  mas com todos da escola e com as crianças que são prioridade no meu trabalho.
   Presenciaram momentos
  diferentes e souberam retratar com precisão as atividades desenvolvidas.
  Apesar de o produto final ser apenas uma conseqüência de todo esse aprendizado,
  posso dizer que estou muito satisfeita. Desejo muito sucesso aos dois e
  espero que os próximos projetos sejam tão gratificantes quanto este tanto
  para a Raisa e o Vinícius, quanto para mim que
  adoro recebê-los. “No meu
  conceito foi excelente o trabalho da dupla, pois pude observar um crescimento
  de ambos, pois eles sempre foram humildes ao aceitar as correções, as
  opiniões dadas por mim para a melhoria do trabalho. 
  Eu senti
  um crescimento do meu trabalho, devido a esta parceria com eles, pois através
  de objetos trazidos pelos mesmos e vivenciados por mim e pelos meus alunos,
  fez com que eu quebrasse algumas barreiras, por mim construídas em relação a criatividade. Hoje através deste relacionamento, me
  sinto mais forte, segura para trabalhar na minha área de educação física. Agradeço
  o carinho e atenção dados por Raisa, Vinícius e
  toda a equipe da PUC-Rio. Que Deus guie e abençoe sempre.” Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e
  Gabriela Gusmão |  | 
 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||