|  
  
 
 |   | Abrigo que acolhe a reflexão para seu confronto na cena Gabriella de Andrade César gabri.andrade@gmail.com
         Mariana milazzo de Almeida milazzomariana@gmail.com
    
   
   Grupo social: Dauana Maria de Almeida Ribeiro
        
   
FAEEC – Ipanema e Escola Municipal George Pfisterer
         Comunidade Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, Ipanema, Rio de Janeiro / Praça Nossa Senhora Auxiliadora, Leblon s/n , Rio de Janeiro (respectivamente)
           O projeto “Abrigo que acolhe a  reflexão para seu confronto na cena” foi realizado com a professora de teatro  Dauana Maria, na Escola Municipal George Pfisterer, localizada na Praça Nossa  Senhora Auxiliadora, S/N, na Gávea e na FAETEC, unidade Ipanema, situada na  comunidade Cantagalo/Pavão-Pavãozinho. Durante suas aulas ocorrem diversas  atividades que vão desde exercícios corporais até a criação de cenas por  improviso. A base de seu trabalho é o ensino da relação do homem com sua origem  e sua representação no mundo.
 A partir do conjunto de palavras que  compõem o universo vocabular de Dauana Maria, reconhecemos como tema para o  projeto: “Aqui e agora, é hora de  disciplinar o corpo e a voz do homem, refletindo seu confronto em cena”.
 A frase escolhida reflete as  atividades realizadas em sua aula, como exercícios vocais, corporais, e  diversas dinâmicas de improvisação de cenas. Em primeiro plano, temos como  conceito base para o projeto a terra e a consciência de si, que de acordo com a  intercessora é a essência da aula. Em segundo plano, temos o ninho, que é  baseado nos conceitos: aconchego, faz gerar, origem. Por último, em terceiro,  temos os respiradores de bambu, que trabalham com a respiração e o corpo do  homem, além do saco de sorteio e os apitos (sinalizadores de poema). A partir  disso, pensamos em uma estrutura que pudesse englobar todos os objetos  escolhidos como "quentes" por Dauana, sintetizando os conceitos do  partido adotado.
 Depois de vários estudos, chegamos a  uma barraca de tecido de algodão, onde é possível que o aluno exercite sua  capacidade de observação e interpretação pelo movimento. Ao entrar, o indivíduo  pode sortear os conteúdos dos três bolsos diante dele, que contém imagens e  palavras sobre profissões e mitologia.
   Conclusão Gabriella César:Posso dizer que o que eu mais aprendi  com esse projeto, foi a mudança de valor que atribuímos para as coisas. Aprendi  a valorizar a simplicidade, o cru, a ideia em si. Acho que foi o que o Projeto  II mais contribuiu para o meu crescimento.
 Agradeço a professora Dauana por ter  assumido uma relação profissional com o projeto em primeiro plano. Agradeço por  ter nos aceitado também de uma forma não profissional. Isso me fez aprender que  é possível ter relações de amizade na área profissional, porém, devemos saber  os momentos certos para isso.
 Agradeço a minha dupla Mariana  Milazzo por ter, sem exceção, me apoiado em todos os momentos, mesmo naqueles  que discordávamos uma da outra. Isso me fez aprender que a base do trabalho em  grupo é onde ambos os lados entram em um consenso.
 Conclusão Mariana Milazzo:
 Durante todo o processo o que aprendi  foi que todas as etapas devem passar por um momento de escolha a partir de  experimentos físicos e não apenas especulações.
 Agradeço a nossa intercessora Dauana  Maria por me fazer conhecer a comunidade do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, o que  foi incrível, não sei se teria outra oportunidade como essa. Agradeço muito  minha dupla Gabriella por ter me acompanhado nos momentos mais divertidos e  difíceis deste semestre, isso fez com que eu conseguisse levar tudo com mais  ânimo e leveza.
   Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão     |   | 
 
      | 
 |