Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Abrigo que acolhe a reflexão para seu confronto na cena

 

Equipe:

Gabriella de Andrade César

gabri.andrade@gmail.com

 

Mariana milazzo de Almeida

milazzomariana@gmail.com

 

Grupo social:

Dauana Maria de Almeida Ribeiro

FAEEC – Ipanema e Escola Municipal George Pfisterer

Comunidade Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, Ipanema, Rio de Janeiro / Praça Nossa Senhora Auxiliadora, Leblon s/n , Rio de Janeiro (respectivamente)

 

 

O projeto “Abrigo que acolhe a reflexão para seu confronto na cena” foi realizado com a professora de teatro Dauana Maria, na Escola Municipal George Pfisterer, localizada na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, S/N, na Gávea e na FAETEC, unidade Ipanema, situada na comunidade Cantagalo/Pavão-Pavãozinho.
Durante suas aulas ocorrem diversas atividades que vão desde exercícios corporais até a criação de cenas por improviso. A base de seu trabalho é o ensino da relação do homem com sua origem e sua representação no mundo.
A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular de Dauana Maria, reconhecemos como tema para o projeto: “Aqui e agora, é hora de disciplinar o corpo e a voz do homem, refletindo seu confronto em cena”.
A frase escolhida reflete as atividades realizadas em sua aula, como exercícios vocais, corporais, e diversas dinâmicas de improvisação de cenas. Em primeiro plano, temos como conceito base para o projeto a terra e a consciência de si, que de acordo com a intercessora é a essência da aula. Em segundo plano, temos o ninho, que é baseado nos conceitos: aconchego, faz gerar, origem. Por último, em terceiro, temos os respiradores de bambu, que trabalham com a respiração e o corpo do homem, além do saco de sorteio e os apitos (sinalizadores de poema). A partir disso, pensamos em uma estrutura que pudesse englobar todos os objetos escolhidos como "quentes" por Dauana, sintetizando os conceitos do partido adotado.
Depois de vários estudos, chegamos a uma barraca de tecido de algodão, onde é possível que o aluno exercite sua capacidade de observação e interpretação pelo movimento. Ao entrar, o indivíduo pode sortear os conteúdos dos três bolsos diante dele, que contém imagens e palavras sobre profissões e mitologia.

 

Conclusão Gabriella César:
Posso dizer que o que eu mais aprendi com esse projeto, foi a mudança de valor que atribuímos para as coisas. Aprendi a valorizar a simplicidade, o cru, a ideia em si. Acho que foi o que o Projeto II mais contribuiu para o meu crescimento.
Agradeço a professora Dauana por ter assumido uma relação profissional com o projeto em primeiro plano. Agradeço por ter nos aceitado também de uma forma não profissional. Isso me fez aprender que é possível ter relações de amizade na área profissional, porém, devemos saber os momentos certos para isso. 
Agradeço a minha dupla Mariana Milazzo por ter, sem exceção, me apoiado em todos os momentos, mesmo naqueles que discordávamos uma da outra. Isso me fez aprender que a base do trabalho em grupo é onde ambos os lados entram em um consenso.
Conclusão Mariana Milazzo:
Durante todo o processo o que aprendi foi que todas as etapas devem passar por um momento de escolha a partir de experimentos físicos e não apenas especulações.
Agradeço a nossa intercessora Dauana Maria por me fazer conhecer a comunidade do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, o que foi incrível, não sei se teria outra oportunidade como essa. Agradeço muito minha dupla Gabriella por ter me acompanhado nos momentos mais divertidos e difíceis deste semestre, isso fez com que eu conseguisse levar tudo com mais ânimo e leveza.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Gabriela Gusmão

  

 

voltar

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version