|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
O Avental que valoriza a bagagem dos alunos, suas interações, descobertas e motivações Daniel Frickmann Rafael Bressan Grupo social: Alessandra Borges Escola municipal José Linhares
Rua Barão da Torre 90, Ipanema, Rio de Janeiro
O projeto foi realizado na Escola Municipal José Linhares, em Ipanema, com a professora Alessandra Borges, numa turma de pré-alfabetização, com crianças de idades entre 5 e 6 anos. A professora realizava em sala várias atividades tais como a entrega e elaboração de trabalhos didáticos para identificação de animais, verduras, meios de transporte, também corrigia os trabalhos, mandava recados aos pais nas agendas e escrevia relatórios de classe. Uma das atividades acompanhadas foi colorir; em que a professora deu aos alunos as folhas para desenhar e deu comandos a eles para pintarem e escreverem seus nomes quando acabassem. A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da intercessora Alessandra, reconhecemos como tema para o projeto: “A professora valoriza a bagagem trazida pelos alunos, suas descobertas, sua socialização, sua interação com o meio e sua motivação”. Uma das atividades que tem relação com a frase e que foi observada, diversas vezes, foi a da roda no chão, reunindo os alunos para a dinâmica de exercícios, em que provia a eles várias formas, tanto verbais quanto visuais, de apresentar a informação desejada. A partir dos conceitos analisados em sala, podemos valorizar meios diferentes de trabalhar o conteúdo, além de despertar a curiosidade dos alunos a partir de suas vivências. O protótipo foi elaborado no intuito de prover sistemas de movimento e de processo.
Rafael Bressan: Trabalhar com pessoas entusiasmadas, como a intercessora e as crianças, ouvir suas histórias de vida e vivenciar o crescimento destas ao longo do projeto foi uma experiência indescritível. Aprendi muito neste projeto, tanto aprendizados técnicos e manuais quanto de raciocínio. Aprendi a pensar logicamente na elaboração de conceitos, métodos e mais ainda, o porquê de tudo isso, além do trabalho cooperativo e dedicação com minha dupla Daniel. O trabalho foi árduo e penoso, mas essa experiência de superação e de avanço de obstáculos com alegria e perseverança, eu carregarei para toda a vida.
Daniel Frickmann: A nossa intercessora, com todo o seu conhecimento, assim como as crianças que pertenciam a sua sala de aula, nos ensinaram muito, graças a sua inocência e profundidade que só encontraríamos nelas. A experiência deste projeto me serviu muito por todo o conhecimento que adquirimos ao longo deste período: por ter nos ajudado tanto a compreendermos melhor a metodologia que nos era passada, assim como o caminho que deveríamos seguir para oferecermos o melhor produto possível à nossa parceira, além do grande ensinamento de fazer sempre darmos o melhor de si, colocando o coração em nosso trabalho.
Avaliação da intercessora Alessandra Borges: Com carinho, Alessandra.
Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Vicente Barros
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|