|  
  
  
 |   | Conectores flexíveis que estimulam a sensação do movimento  Camila França camilafa@oi.com.br
         Matheus Novaes m.c.novaes1@gmail.com
      
   
   Grupo social: Glória Rezende
        
   gloriarezende@ig.com.br
      
   Núcleo de Artes do Leblon
         Rua Gilberto Cardoso, s/n, Leblon, Rio de Janeiro
         O projeto foi desenvolvido no  Núcleo de Artes do Leblon com a professora Glória, que dá aulas de acrobacia  onde envolvem saltos, paradas e movimentos corporais. Muitas vezes as  atividades trabalhadas se assemelham às da ginástica. Nas aulas podemos  perceber a utilização de circuitos que incluem diversos movimentos. A partir do  conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da professora Glória,  reconhecemos como tema para o projeto: “Pensa experimenta a sensação do movimento e  transforma o corpo como uma borboleta”.
 Podemos  observar que no momento em que alongamos o corpo é um momento muito especial em  que exploramos somente o nosso corpo, assim descobrimos mais sobre ele, e os  exploramos mais. É um processo totalmente pessoal, onde a pessoa deve estar  centrada em si e no seu movimento para obter sucesso.
 Com base nas primeiras  experimentações percebemos que Glória, tinha como objetivo trabalhar  concentradamente o movimento corporal. Então, na linha de propósito de nossa  intercessora, decidimos montar um conjunto de conectores, elementos que possam  estimular e/ou trabalhar movimentos corporais dentro da acrobacia, e também  elementos que proporcionem bem estar ao corpo, auxiliando-os no alongamento e  relaxamento do mesmo.
 Foram feitos conectores, com  diferentes tamanhos e espessuras, para que pudessem ser usados de acordo com as  atividades da aula. Utilizamos bambus e malha para encapar e dar elasticidade  as abas que compõem os conectores. Se unidos podem trabalhar movimentos corporais  como extensão do braço e da perna, também pode ser usados como auxílio para  movimentos acrobáticos, auxiliando na postura no momento do movimento.  Separadamente pode ser utilizado para fazer massagem, ou trabalhar equilíbrio e  até mesmo alongamento corporal.
 Conclusão de Camila FrançaNesse projeto aprendi a ouvir  mais as pessoas e falar menos. Percebi que é fazendo que se aprende, cada vez  que mudamos um detalhe simples, fazia toda diferença. Entendi que é na  experimentação que temos a resposta do que fizemos, e assim, aprimoramos, até  dar certo.
 Agradeço a Glória por confiar em  nós. Percebi que a sinceridade é algo de extrema importância em um trabalho em  grupo, pois as palavras e os atos coordenam o projeto.
 Agradeço ao Matheus por ter  vivido essa experiência comigo, foi uma peça fundamental para o meu aprendizado  neste projeto. Aprendi a trabalhar com pessoas diferentes, com ideais  diferentes.
 Conclusão Matheus
 Realizar o Projeto dois com os  professores Vicente Barros e Ana Branco foi um desafio válido (eu sabia, por  alunos anteriores, que seria um projeto trabalhoso e de muito empenho), aprendi  muito sobre Design (acabamento, padronagem, tratamento de imagem, escrita) e  trabalho em grupo (dividir, organizar, respeitar, apresentar). Acredito que  esse aprendizado (o da convivência, fazer um levantamento de dados e ideias,  retratação do lugar através dos desenhos, diálogo com o intercessor,  agradecimentos, testes, costurar, lixar e cortar) serão levados pelo resto da  minha vida.
 Agradeço a Camila por ser  obstinada, isso garantiu o sucesso do nosso Projeto e me fez querer correr  atrás dos meus sonhos.
 Agradeço a Glória por ter sido  bem clara no que ela gosta isso me fez desenvolver um projeto que satisfaça o  parceiro e não mim especificamente, esse aprendizado me fez querer,  futuramente, agradar o usuário.
   Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AD
       Professores: Ana Branco e Vicente Barros |   | 
 
      | 
 |