|
|
Conectores flexíveis que estimulam a sensação do movimento
Camila França
camilafa@oi.com.br
Matheus Novaes
m.c.novaes1@gmail.com
Grupo social:
Glória Rezende
gloriarezende@ig.com.br
Núcleo de Artes do Leblon
Rua Gilberto Cardoso, s/n, Leblon, Rio de Janeiro
O projeto foi desenvolvido no Núcleo de Artes do Leblon com a professora Glória, que dá aulas de acrobacia onde envolvem saltos, paradas e movimentos corporais. Muitas vezes as atividades trabalhadas se assemelham às da ginástica. Nas aulas podemos perceber a utilização de circuitos que incluem diversos movimentos.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da professora Glória, reconhecemos como tema para o projeto: “Pensa experimenta a sensação do movimento e transforma o corpo como uma borboleta”.
Podemos observar que no momento em que alongamos o corpo é um momento muito especial em que exploramos somente o nosso corpo, assim descobrimos mais sobre ele, e os exploramos mais. É um processo totalmente pessoal, onde a pessoa deve estar centrada em si e no seu movimento para obter sucesso.
Com base nas primeiras experimentações percebemos que Glória, tinha como objetivo trabalhar concentradamente o movimento corporal. Então, na linha de propósito de nossa intercessora, decidimos montar um conjunto de conectores, elementos que possam estimular e/ou trabalhar movimentos corporais dentro da acrobacia, e também elementos que proporcionem bem estar ao corpo, auxiliando-os no alongamento e relaxamento do mesmo.
Foram feitos conectores, com diferentes tamanhos e espessuras, para que pudessem ser usados de acordo com as atividades da aula. Utilizamos bambus e malha para encapar e dar elasticidade as abas que compõem os conectores. Se unidos podem trabalhar movimentos corporais como extensão do braço e da perna, também pode ser usados como auxílio para movimentos acrobáticos, auxiliando na postura no momento do movimento. Separadamente pode ser utilizado para fazer massagem, ou trabalhar equilíbrio e até mesmo alongamento corporal.
Conclusão de Camila França
Nesse projeto aprendi a ouvir mais as pessoas e falar menos. Percebi que é fazendo que se aprende, cada vez que mudamos um detalhe simples, fazia toda diferença. Entendi que é na experimentação que temos a resposta do que fizemos, e assim, aprimoramos, até dar certo.
Agradeço a Glória por confiar em nós. Percebi que a sinceridade é algo de extrema importância em um trabalho em grupo, pois as palavras e os atos coordenam o projeto.
Agradeço ao Matheus por ter vivido essa experiência comigo, foi uma peça fundamental para o meu aprendizado neste projeto. Aprendi a trabalhar com pessoas diferentes, com ideais diferentes.
Conclusão Matheus
Realizar o Projeto dois com os professores Vicente Barros e Ana Branco foi um desafio válido (eu sabia, por alunos anteriores, que seria um projeto trabalhoso e de muito empenho), aprendi muito sobre Design (acabamento, padronagem, tratamento de imagem, escrita) e trabalho em grupo (dividir, organizar, respeitar, apresentar). Acredito que esse aprendizado (o da convivência, fazer um levantamento de dados e ideias, retratação do lugar através dos desenhos, diálogo com o intercessor, agradecimentos, testes, costurar, lixar e cortar) serão levados pelo resto da minha vida.
Agradeço a Camila por ser obstinada, isso garantiu o sucesso do nosso Projeto e me fez querer correr atrás dos meus sonhos.
Agradeço a Glória por ter sido bem clara no que ela gosta isso me fez desenvolver um projeto que satisfaça o parceiro e não mim especificamente, esse aprendizado me fez querer, futuramente, agradar o usuário.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AD
Professores: Ana Branco e Vicente Barros |
|
|
|