Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Conectores flexíveis que estimulam a sensação do movimento

 

Equipe:

Camila França

camilafa@oi.com.br

 

Matheus Novaes

m.c.novaes1@gmail.com

 

Grupo social:

Glória Rezende

gloriarezende@ig.com.br

Núcleo de Artes do Leblon

Rua Gilberto Cardoso, s/n, Leblon, Rio de Janeiro

 

O projeto foi desenvolvido no Núcleo de Artes do Leblon com a professora Glória, que dá aulas de acrobacia onde envolvem saltos, paradas e movimentos corporais. Muitas vezes as atividades trabalhadas se assemelham às da ginástica. Nas aulas podemos perceber a utilização de circuitos que incluem diversos movimentos.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da professora Glória, reconhecemos como tema para o projeto: “Pensa experimenta a sensação do movimento e transforma o corpo como uma borboleta”.
Podemos observar que no momento em que alongamos o corpo é um momento muito especial em que exploramos somente o nosso corpo, assim descobrimos mais sobre ele, e os exploramos mais. É um processo totalmente pessoal, onde a pessoa deve estar centrada em si e no seu movimento para obter sucesso.
Com base nas primeiras experimentações percebemos que Glória, tinha como objetivo trabalhar concentradamente o movimento corporal. Então, na linha de propósito de nossa intercessora, decidimos montar um conjunto de conectores, elementos que possam estimular e/ou trabalhar movimentos corporais dentro da acrobacia, e também elementos que proporcionem bem estar ao corpo, auxiliando-os no alongamento e relaxamento do mesmo.
Foram feitos conectores, com diferentes tamanhos e espessuras, para que pudessem ser usados de acordo com as atividades da aula. Utilizamos bambus e malha para encapar e dar elasticidade as abas que compõem os conectores. Se unidos podem trabalhar movimentos corporais como extensão do braço e da perna, também pode ser usados como auxílio para movimentos acrobáticos, auxiliando na postura no momento do movimento. Separadamente pode ser utilizado para fazer massagem, ou trabalhar equilíbrio e até mesmo alongamento corporal.

Conclusão de Camila França
Nesse projeto aprendi a ouvir mais as pessoas e falar menos. Percebi que é fazendo que se aprende, cada vez que mudamos um detalhe simples, fazia toda diferença. Entendi que é na experimentação que temos a resposta do que fizemos, e assim, aprimoramos, até dar certo.
Agradeço a Glória por confiar em nós. Percebi que a sinceridade é algo de extrema importância em um trabalho em grupo, pois as palavras e os atos coordenam o projeto.
Agradeço ao Matheus por ter vivido essa experiência comigo, foi uma peça fundamental para o meu aprendizado neste projeto. Aprendi a trabalhar com pessoas diferentes, com ideais diferentes.
Conclusão Matheus
Realizar o Projeto dois com os professores Vicente Barros e Ana Branco foi um desafio válido (eu sabia, por alunos anteriores, que seria um projeto trabalhoso e de muito empenho), aprendi muito sobre Design (acabamento, padronagem, tratamento de imagem, escrita) e trabalho em grupo (dividir, organizar, respeitar, apresentar). Acredito que esse aprendizado (o da convivência, fazer um levantamento de dados e ideias, retratação do lugar através dos desenhos, diálogo com o intercessor, agradecimentos, testes, costurar, lixar e cortar) serão levados pelo resto da minha vida.
Agradeço a Camila por ser obstinada, isso garantiu o sucesso do nosso Projeto e me fez querer correr atrás dos meus sonhos.
Agradeço a Glória por ter sido bem clara no que ela gosta isso me fez desenvolver um projeto que satisfaça o parceiro e não mim especificamente, esse aprendizado me fez querer, futuramente, agradar o usuário.

 

Disciplina: DSG 1002

Turma: 1AD

Professores: Ana Branco e Vicente Barros

 

Descrição: voltar

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version