|  
  
 
 |   | Do Chão ao Céu: Brincando de Alinhar a Coluna  Francisca Caldas Chi.caldas@gmail.com
         Nina Vieira nina.oswaldvieira@gmail.com
    
   
   Grupo social: Renata Versari
        
   renataversari@gmail.com
      
   Núcleo de Artes do Leblon
         Rua Gilberto Cardoso 10, Leblon, Rio de janeiro
         Nosso  projeto foi realizado no Núcleo de Artes do Leblon em uma aula de balé com a  professora Renata Versari. A aula que assistimos acontecia às terças e quintas  de 8h às 8h50 para crianças de 6 a 9 anos. Renata, em sua aula, procura ensinar  as crianças os “primeiros passos”do bale, para que eles possam ter uma base da  dança e poderem interpretá-la de forma própria. Algumas das atividades que  observamos foram alongamentos na barra e no solo, dinâmicas com materiais de  projetos antigos, prática de saltos e passos, histórias contadas, etc. A partir do  conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Renata, reconhecemos  como tema para o projeto: “Pé no chão para dançar ao céu, criando e  brincando de lançar o balé no espaço”.
 As  atividades que observamos que têm relação com a frase objetivo são os  exercícios na barra, onde as meninas praticam o bale com a coluna reta (há  especificamente um exercício no qual elas imaginam um fio as puxando pela  cabeça, fazendo-as esticar a c oluna).
 A partir  disso, o conceito definido como objetivo para o projeto foi o de um kit de  instrumentos que auxiliem as crianças a manterem a postura e a adquirirem  consciência corporal. Os elementos que, ao final das observações, construímos  foram dez bastões, dez adereços para cabeça com mecanismo de equilíbrio através  do equilíbrio de uma bola e adereços para os tornozelos que sinalizam os  movimentos dos pés com guizos. Os bastões foram feitos em tecido (algodão,  veludo e tecido brilhante) e com alguns detalhes em fita e feutro. As  estruturas da cabeça foram feitas com arame e acabamento em fita, assim como as  tornozeleiras, que são acompanhadas de guizos. O material está sendo usado para  o auxílio e apoio às crianças no sentido de ajuda-las a compreenderem a postura  correta e o equilíbrio de um dançarino de balé.
 Francisca Caldas
 Essa experiência de projeto foi muito gratificante. O momento que para mim  melhor exemplificou isso foi a manhã de hoje, onde levamos nosso produto pronto  para a aula de balé e pudemos ver o sorriso no rosto de cada menina aparecendo  ao brincar com nossos objetos. Perceber que com nosso projeto podemos  proporcionar uma atividade lúdica e educativa ao mesmo tempo me faz me sentir  capaz de interagir positivamente em um meio mesmo que esse pareça já estar em  harmonia. À intercessora Renata eu agradeço a atenção, o cuidado e vontade  quase maior que a nossa de que chegássemos a  um bom produto final. Sem seus comentários freqüentes e sinceros  dessa parceria ativa não conseguiríamos  chegar aonde chegamos .À minha dupla, Nina, apesar de todos os seus talentos,  criatividade e compromisso seria injusto não agradecer seu bom humor e alegria,  acho que esse foi o semestre com mais risadas da minha vida, e nada é mais  gratificante do que se divertir trabalhando. Falando em sorrisos acho que devo  finalizar mencionando os do Vicente, da Ana e de toda a turma que estavam  sempre lá nos esperando na barraca.
 Nina VieiraA experiência de projeto esse período foi muito enriquecedora. Em primeiro  lugar, sensibilizou-me a proposta de trabalharmos com a rede municipal, o que  me fez conhecer uma realidade diferente daquela vivida no projeto 1001 (escola  de circo privada). Além disso, a possibilidade de fazer um projeto com Chica,  minha dupla, foi um grande aprendizado. Em virtude das diferentes opiniões que  partilhávamos, aprendi a conciliar os meus interesses com os dela, sempre  percebendo os benefícios que isso trazia ao nosso projeto. Agradeço a ela  imensamente pela eficiência de execução das muitas e mais variadas tarefas,  pela boa companhia, pelas boas risadas, pelos estímulos em momentos de stress,  pelas boas idéias e pela riqueza de sua pessoa e comprometimento com o nosso  projeto. À nossa parceira, Renata Versari, agradeço pelo constante apoio e  comprometimento com tudo o que trazíamos para sua aula, pelo entendimento das  etapas do projeto e vontade de desenvolve-lo com afinco. Além disso, o convívio  na barraca com a turma e com a dupla Ana e Vicente foi de uma alegria  imensurável. O apoio de todos, dos professores, dos meus amigos, além de todas  as oficinas e conhecimentos adquiridos, todos os professores que estiveram  presentes durante as fases do projeto, fizeram deste uma experiência  inesquecível.
 
 Renata versariO material pensado pelas alunas Nina e Francisca ajudam na estruturação  da postura corporal para o exercício de balé. De uma maneira lúdica, aludindo à  coroas, brincamos enquanto trazemos a posição correta da cabeça. Como  complemento à estruturação das cinturas escapular e pélvica, os bastões  divertidos em suas cores e adereços noa auxiliam inclusive para as posições de  braço do balé. Por fim, a sonoridade dos chocalhos de tornozelo nos lembram de aderir  a planta do pé no chão para executar os passos, quanto mais som, mais aderência  ao solo e consequentemente, mais força de impulso. Do solo ao Céu, o corpo  organizado para se lançar no espaço. Parabéns às meninas criadoras por tão belo  e relevante projeto. Aproveito para agradecê-las por nos presentearem com  material tão útil e divertido. Obrigada, Renata.
 
   Disciplina: DSG 1002 Turma: 1AC Professores: Ana Branco e Vicente Barros
           |   | 
 
      | 
 |