|
|
Encaixando vogais, imagens e números com atenção e capricho
Beliza Sanches
sanchesbellizzi@bol.com.br
Nathaly de Castro
nath_lyy@hotmail.com
Grupo social:
Cátia Cristina F. da Silva
catiacriss@gmail.com
Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello
Rua Adalberto Ferreira , número 19, Leblon – Rio de Janeiro.
O projeto foi realizado com a professora Cátia Silva na Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello no Leblon. A professora Cátia leciona aulas de Educação Infantil. No início da aula distribuiu uma folha de exercício sobre o nove para os alunos, e antes que iniciassem, explicou o que estava sendo pedido, relembrando a ordem numérica e a das vogais em voz alta, juntamente com eles. Atenta à realização correta do movimento e da forma do número pelos alunos. Estes deveriam também colorir os desenhos relativos à quantidade.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da Cátia reconhecemos como tema para o projeto: “É importante aprender a fazer a atividade com atenção e capricho”.
O capricho no colorido desenvolve o cuidado e a coordenação motora. A atenção refere-se à identificação das vogais e dos números, além de sua forma e movimento. Cátia optou objetos que relacionavam o número à quantidade e as vogais às imagens, objetos que iam sendo encaixados para descobrir a surpresa, através do conforto, da maciez e do relevo dos materiais.
Para as peças de encaixe foi usado o carpete preto e papel paraná. As vogais e os números foram feitos de feltro colorido na frente e feltro preto com velcro no verso. As imagens de relevo suave foram também aplicadas em feltro preto com velcro atrás. Cátia usou o experimento em sala, distribuiu as peças para três grupos e, a cada um deles, deu um critério diferente de realização da atividade.
Conclusão de Beliza Sanches
Fazer Projeto 1002 com a Ana Branco e com Vicente Barros foi um desafio prazeroso. Na produção dos experimentos deixamos de lado formas como o cubo que é limitado e convencional e materiais como o isopor e o EVA que são extremamente poluentes e se degradam rapidamente. Acredito que o maior aprendizado foi pensar em pequena escala, ou seja, não ultrapassar etapas e produzir somente um único objeto com todos os acabamentos para poder assim testa-lo. A dedicação e o compromisso da minha dupla também foram fundamentais para a realização do projeto, as ideias para os experimentos somente surgiram através do diálogo, que foi constante. Aprendi a planejar e organizar meu tempo para que estivesse sempre de acordo com os prazos, cumprir os horários garantem seriedade ao projeto e a nosso trabalho. Por fim, foi gratificante ver os alunos utilizando e aprendendo as vogais e a sequência numérica, sabendo que atingimos os objetivos da Cátia de capricho e atenção por meio do objeto final. Agradeço a Cátia por sempre ser franca a respeito das propriedades dos experimentos, aprendi a entender a necessidade das pessoas através do diálogo, da observação, mas principalmente escutando-a. Agradeço a Nathaly pelo seu compromisso e pela sua dedicação, aprendi a dividir melhor as tarefas e a confiar no outro, acredito que a realização do projeto só foi possível pelo trabalho em dupla.
Conclusão de Nathaly de Castro
Fazer Projeto com Ana Branco e Vicente foi sem duvida muito bom. Confesso que no início, fiquei com um pouco de medo devido a fama de ser um projeto "puxado", que os alunos ficavam desesperados, mas logo vi que eu não poderia ter feito escolha melhor. Além de ser uma experiência única e diferente, me proporcionou muitos aprendizados. Além dos conhecimentos adquiridos, amadureci, vi que tenho capacidade para muitas coisas que julgava não ser, aprendi com as gratidões a sensibilizar minha percepção para pequenas coisas que muitas vezes passam despercebidas e merecem imensa gratidão. Pude conhecer a Beliza, com quem construí uma amizade e também aprendi muitas coisas. Realizar projeto em uma escola pública com uma professora que zela pelo verdadeiro aprendizado dos alunos é uma experiência muito bacana. Sem perceber acabamos aprendendo coisas não só para a faculdade, mas para nossas vidas. Agradeço á Cátia pela sua boa vontade de realizar o projeto com a gente e seu pelo comprometimento. Agradeço também por ser uma ótima professora e se importar com o verdadeiro aprendizado das crianças. Aprendi que devemos ter boa vontade, comprometimento, considerarão para com as pessoas, ate mesmo com aquelas que acabamos de conhecer. Agradeço a Beliza por ter sido uma super parceira: responsável, compreensiva, esforçada, caprichosa e divertida. Agradeço também por ter me ensinado, com muita paciência a costurar e bordar. O modo de ser da Beliza, gerou em mim querer ser igual, a ter essas suas qualidades.
Avaliação do intercessor:
Cátia Silva
As alunas Nathaly de Castro e Beliza Sanches frequentaram as aulas da turma EI10 na Escola Municipal Sergio Vieira de Mello, observando o trabalho desenvolvido. Aproveitando o conteúdo trabalhado em sala de aula, produziram materiais didáticos que trouxeram nova dinâmica às aulas, despertando a curiosidade e, por consequência, maior interesse por parte dos alunos. Desta forma, as crianças tiveram a possibilidade de trabalhar os conteúdos apresentados de forma lúdica, portanto, mais prazerosa. O material ficou realmente ótimo.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Vicente Barros
|
|
|
|