|  
  
 
 |   | Foco para iluminar vínculos e histórias Nelson Gabriel Hübner da Silva Ng_hubner@hotmail.com
         Felipe Filgueiras de Barros Santos sarieuglif@gmail.com
    
   
   Grupo social: Amália Maria Araújo
        
   amaliamaria@gmail.com
      
   CIEP Pres. Agostinho Neto
         Rua Visc Silva, s/n – Botafogo - Rio de Janeiro - 22271-090
         Esse  projeto foi feito com a Professora Amália Maria de Mattos Araújo, do CIEP  Agostinho Neto, que leciona do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental.Nossos esforços focaram a sala de leitura,  onde os primeiros encontros aconteceram.              Além de dar aula de leitura para  pais e filhos e de ensinar Origami, ela organiza o cine-clube na escola.  Exemplo de sua aula de mídia foi a aula sobre o lendário pássaro, o Uirapuru,  mostrando vídeos, animações e histórias sobre essa ave.
 A  partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da Amália,  reconhecemos como tema para o projeto: “  A professora ajuda a descobrir vínculos, ouvindo, olhando com atenção o mundo,  contando histórias, pintando, lendo, descobrindo a literatura.”
 A  intenção da Amália é estimular o ouvir, olhar com atenção o mundo, contar  histórias, ler e descobrir a literatura com as animações e leituras, desenhos e  dobraduras.
 A  partir da observação de suas aulas e da experimentação dos objetos que  produzimos, concluímos que a intercessora conta histórias iluminando os valores  que ela pretende  destacar.  Assim, construímos  uma lanterna/canhão para iluminar as leituras,  escritas e cenas propostas por nossa intercessora. Ela foi construída em  madeira compensado e mdf, com uma lâmpada de 90 LEDs que liga com energia  elétrica. Na parede externa frontal há ímãs que seguram filtros de acetato  (azul escuro, claro, ciano, roxo, vermelho, rosa, amarelo, verde), em folhas de  ímã. O interior é acessível para troca de lâmpada quando necessário. O  interruptor está na parte interna traseira, fechada por uma tampa com ímã. Os  acetatos são armazenados no bolso inferior da embalagem. A  lanterna   com suas várias cores funciona como um estímulo para mudanças  que ocorrem durante as cenas.
 Avaliação  da Amália:
 Os  dois estagiários mostraram-se bem interessados e receptivos quanto a proposta  de trabalho da sala de leitura. Perceberam bem a proposta das atividades de  estímulo a leitura, contação de histórias e cineclube. Apresentaram materiais  que, na sua maioria, eram bem interessantes e auxiliariam bem o trabalho. A  ordenação dos trabalhos ficou um pouco difícil pois alguns projetos eram muito  bons e davam boas idéias para sua aplicação. O trabalho da sala de leitura é  bem amplo e os estagiários perceberam bem o processo. Quando testamos as idéias  propostas, escolhi uma turma que é bem participativa e criativa, mas, muito  agitada e difícil de trabalhar. Os estagiários foram bem atenciosos com os  alunos. As crianças curtiram muito experimentar e dar muitas utilidades para os  experimentos.O  experimento escolhido me surpreendeu muito na última vez que vi, tanto pelo  acabamento como pelas soluções encontradas para alguns problemas de manuseio e  funcionalidade. Fiquei muito satisfeita com o produto apresentado. Os alunos  ficaram encantados com o material, queriam até levar para casa. Vejo boas  possibilidades de uso nas contações de histórias e também no processo de  criação das animações. Foi uma experiência bem produtiva.
 Gratidões  Felipe:
 Estando  em uma sala de aula entre duas jaqueiras, podíamos ouvir o canto do Uirapuru  vindo lá da floresta, escolhemos ouvi-lo e nos guiamos por ele, com a ajuda da Amália  e com o objetivo de iluminar esse caminho das pedras. Esse fato iluminou minha  cegueira inicial para poder ver o fim desse caminho.
 Grato  à Amália por acreditar no que fizemos, vendo nas ideias, reciclagem, isso me  gera saber que trabalhei com uma das melhores intercessoras e professoras que  já conheci e que poderia ser professora de um filho meu, pela sua relação com  pais e alunos assim como foi minha professora esse período.
 Grato  ao Nelson por ter sido presente, dedicado e sábio, ligando pelo mais urgente  motivo ao mais fútil, conversando sobre projeto ou outro assunto; construindo,  desenhando e escrevendo, nunca desistiu. Isso gera em mim acreditar que posso  contar com ele para me ajudar, com seu pensamento intuitivo, rápido e eficiente  e seu grande coração.
 Gratidões  Nelson:As  pessoas que fizeram parte deste projeto, foram marcadas da forma mais  gratificante em minha vida, o projeto chega ao fim, mas a história ainda  continua em nossas vidas, é essa história que iremos compartilhar, pois ela o  “Uirapuru Iluminou”.
 Grato  a Amália por ter nos acolhido, em nosso 1º encontro, gerando a certeza de  estarmos em um ambiente fraterno, tirando nossa equivocada visão de ensino  publico, e nos tornando seus aprendizes.
 Agradeço  ao Felipe, foi um irmão. Em nossas conversas, percebi que Deus queria que eu  o animasse. O chamei para fazer dupla comigo  no projeto, o mais difícil do curso, concluímos cada etapa com alegria, mesmo  sendo chamados a atenção, E isso gerou em mim uma alegria de conhecer esse  amigo, que me fez aprender a respeitar ainda mais as diferenças, nossas  diferenças se completam ainda mais.
   Disciplina: DSG 1002 Turma: 1A
    D Professores: Ana Branco e Vicente Barros     |   | 
 
           | 
 |