|
|
Foco para iluminar vínculos e histórias
Nelson Gabriel Hübner da Silva
Ng_hubner@hotmail.com
Felipe Filgueiras de Barros Santos
sarieuglif@gmail.com
Grupo social:
Amália Maria Araújo
amaliamaria@gmail.com
CIEP Pres. Agostinho Neto
Rua Visc Silva, s/n – Botafogo - Rio de Janeiro - 22271-090
Esse projeto foi feito com a Professora Amália Maria de Mattos Araújo, do CIEP Agostinho Neto, que leciona do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental.
Nossos esforços focaram a sala de leitura, onde os primeiros encontros aconteceram. Além de dar aula de leitura para pais e filhos e de ensinar Origami, ela organiza o cine-clube na escola. Exemplo de sua aula de mídia foi a aula sobre o lendário pássaro, o Uirapuru, mostrando vídeos, animações e histórias sobre essa ave.
A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da Amália, reconhecemos como tema para o projeto: “ A professora ajuda a descobrir vínculos, ouvindo, olhando com atenção o mundo, contando histórias, pintando, lendo, descobrindo a literatura.”
A intenção da Amália é estimular o ouvir, olhar com atenção o mundo, contar histórias, ler e descobrir a literatura com as animações e leituras, desenhos e dobraduras.
A partir da observação de suas aulas e da experimentação dos objetos que produzimos, concluímos que a intercessora conta histórias iluminando os valores que ela pretende destacar. Assim, construímos uma lanterna/canhão para iluminar as leituras, escritas e cenas propostas por nossa intercessora. Ela foi construída em madeira compensado e mdf, com uma lâmpada de 90 LEDs que liga com energia elétrica. Na parede externa frontal há ímãs que seguram filtros de acetato (azul escuro, claro, ciano, roxo, vermelho, rosa, amarelo, verde), em folhas de ímã. O interior é acessível para troca de lâmpada quando necessário. O interruptor está na parte interna traseira, fechada por uma tampa com ímã. Os acetatos são armazenados no bolso inferior da embalagem. A lanterna com suas várias cores funciona como um estímulo para mudanças que ocorrem durante as cenas.
Avaliação da Amália:
Os dois estagiários mostraram-se bem interessados e receptivos quanto a proposta de trabalho da sala de leitura. Perceberam bem a proposta das atividades de estímulo a leitura, contação de histórias e cineclube. Apresentaram materiais que, na sua maioria, eram bem interessantes e auxiliariam bem o trabalho. A ordenação dos trabalhos ficou um pouco difícil pois alguns projetos eram muito bons e davam boas idéias para sua aplicação. O trabalho da sala de leitura é bem amplo e os estagiários perceberam bem o processo. Quando testamos as idéias propostas, escolhi uma turma que é bem participativa e criativa, mas, muito agitada e difícil de trabalhar. Os estagiários foram bem atenciosos com os alunos. As crianças curtiram muito experimentar e dar muitas utilidades para os experimentos.
O experimento escolhido me surpreendeu muito na última vez que vi, tanto pelo acabamento como pelas soluções encontradas para alguns problemas de manuseio e funcionalidade. Fiquei muito satisfeita com o produto apresentado. Os alunos ficaram encantados com o material, queriam até levar para casa. Vejo boas possibilidades de uso nas contações de histórias e também no processo de criação das animações. Foi uma experiência bem produtiva.
Gratidões Felipe:
Estando em uma sala de aula entre duas jaqueiras, podíamos ouvir o canto do Uirapuru vindo lá da floresta, escolhemos ouvi-lo e nos guiamos por ele, com a ajuda da Amália e com o objetivo de iluminar esse caminho das pedras. Esse fato iluminou minha cegueira inicial para poder ver o fim desse caminho.
Grato à Amália por acreditar no que fizemos, vendo nas ideias, reciclagem, isso me gera saber que trabalhei com uma das melhores intercessoras e professoras que já conheci e que poderia ser professora de um filho meu, pela sua relação com pais e alunos assim como foi minha professora esse período.
Grato ao Nelson por ter sido presente, dedicado e sábio, ligando pelo mais urgente motivo ao mais fútil, conversando sobre projeto ou outro assunto; construindo, desenhando e escrevendo, nunca desistiu. Isso gera em mim acreditar que posso contar com ele para me ajudar, com seu pensamento intuitivo, rápido e eficiente e seu grande coração.
Gratidões Nelson:
As pessoas que fizeram parte deste projeto, foram marcadas da forma mais gratificante em minha vida, o projeto chega ao fim, mas a história ainda continua em nossas vidas, é essa história que iremos compartilhar, pois ela o “Uirapuru Iluminou”.
Grato a Amália por ter nos acolhido, em nosso 1º encontro, gerando a certeza de estarmos em um ambiente fraterno, tirando nossa equivocada visão de ensino publico, e nos tornando seus aprendizes.
Agradeço ao Felipe, foi um irmão. Em nossas conversas, percebi que Deus queria que eu o animasse. O chamei para fazer dupla comigo no projeto, o mais difícil do curso, concluímos cada etapa com alegria, mesmo sendo chamados a atenção, E isso gerou em mim uma alegria de conhecer esse amigo, que me fez aprender a respeitar ainda mais as diferenças, nossas diferenças se completam ainda mais.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1A
D
Professores: Ana Branco e Vicente Barros
|
|
|
|