Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: Projetos em Design

Descrição: C:\Users\imagens\separador.gif

Descrição: Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: voltar para página principal
Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: voltar para página principal

 

Jogo de tabuleiro para agitar o descobrimento

e o aprendizado das crianças

 

 

Equipe

Ana Rachel Avelino Freire Faria

rachel_freire246@hotmail.com

 

Grupo social:

Rejane D’Acri Areias

rdacri@bol.com.br        

CIEP Presidente Agostinho Neto         

Rua Visconde Silva, S/N - Humaitá - Rio de Janeiro, RJ - Brasil  22271-090 

 

Realizei meu projeto no CIEP Presidente Agostinho Neto, com a professora Rejane Dacri, que dá aula para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Eles estão na idade de aprender a escrever, então ela faz vários trabalhos que combinam desenho e palavra, aliando situações vividas ou histórias aos textos dos próprios alunos.

Em minhas conversas com a Rejane, ela deixou claro que acredita que as crianças devam entender o significado de escrever, não vendo palavras como coisas soltas, mas como signos capazes de criar significados.

 

A partir do conjunto de palavras que compõem o universo vocabular da Rejane reconhecemos como tema para o projeto:

“ESCREVER LIVROS PARA AGITAR O DESCOBRIMENTO DAS CRIANÇAS”.

 

Antes de começar atividades de escrita, a Rejane costuma falar do assunto que vai tratar ou mostrar às crianças algo relativo a ele. Quando eles foram escrever sobre suas brincadeiras preferidas, por exemplo, ela fez com eles uma brincadeira antes em que eles poderiam imitá-las.

 

A partir da experimentação das primeiras idéias em suas aulas, ficou definido que o objetivo do projeto seria um produto que possibilitasse a dinâmica de jogo e a descoberta por parte dos alunos de maneira que não fosse algo estático, sempre igual, passível de ser memorizado pelos alunos.

 

Como objeto final produzi um jogo de tabuleiro cujas casas podem ser mudadas de lugar e podem se abrir, revelando perguntas que podem ser modificadas.

 

Esse objeto foi feito com algodão, plástico, acrilon, papel e muita costura. As casas são circulares, feitas de algodão, recheadas de acrilon e com bolsos de plástico, com acabamento de viés, o tabuleiro é de tecido, recheado com acrilon e com acabamento de viés, os números sorteados para andar são feitos de tampinhas cobertas de tecido, preso com linha e elástico, no qual os números de 1 a 6 foram escritos com caneta própria, os peões são muito semelhantes as casas, sendo feitos do mesmo material, mas podendo ficar “em pé” e as perguntas foram escritas em papel.

 

Está sendo usado pela professora Rejane junto aos alunos do 1º ano tanto para fazê-los descobrir como jogar esse tipo de jogo de tabuleiro quanto para ensiná-los outras matérias.

 

Conclusão e Avaliação da Intercessora

Avaliação da intercessora Rejane D’Acri

No início, alguns materiais apresentados para o grupo não eram utilizados de forma adequada e nem sempre sabíamos como usá-los. Com o passar do tempo o grupo foi amadurecendo, se organizando e eles próprios se encarregaram de criar uma função para cada objeto. A turma sempre demonstrava maior interesse e curiosidade quando era oferecido algum jogo na nossa rodinha. Em relação ao jogo oferecido pela estagiária foi muito proveitoso, pois poderei usá-lo em diferentes atividades, já que o mesmo proporciona diferentes maneiras de utilização.

 

Conclusão de Rachel Freire

Esse projeto me trouxe três ensinamentos importantes.

A primeira é uma noção muito melhor de tempo. Quando estamos no colégio, normalmente reclamamos do que temos que fazer, do tempo que consome ou de não estarmos fazendo o que queríamos estar. Tanto pela demanda desse projeto – que certamente faz jus ao nome – quanto por eu estar fazendo sozinha me mostraram o que é realmente ter de trabalhar muito e não ter realmente tempo para nada. No meio do projeto, eu me via esquecendo coisas que eu nunca teria esquecido – de ir aos aniversários e locais importantes, de fazer trabalhos para nota, de almoçar.

A segunda diz respeito às relações interpessoais. No primeiro momento, eu fui a diversas escolas e várias não me deixaram entrar, algumas educadamente, outras bruscamente. Eu sou o tipo de pessoa que tem a capacidade de ficar meia hora com o telefone na mão sem conseguir ligar para um colégio por saber que não vai conseguir falar com quem atender. Ou seja, eu tive que me controlar e me forçar a fazer muita coisa e falar com muita gente para conseguir terminar esse projeto e ainda que eu odeie isso, sei que me fez crescer e sei que é preciso saber ser diferente.

Algo que eu almejei conseguir quando percebi que ia fazer esse projeto sozinha: ser capaz de seguir em frente sozinha e de fazer tudo sozinha. A terceira coisa que eu levo desse projeto para sempre é que isso é impossível e que se você tenta fazer tudo sozinha isso te leva a ficar tão estressada que você precisa de outra pessoa. O ser humano é um animal de grupo. Por mais que cada um possa ter seus interesses particulares, que leva em frente sem a ajuda dos outros, ele é ajudado por eles em outras áreas, que indiretamente afetam aquela outra individual.

 

Agradeço à Rejane por cada momento que ela dedicou a mim. Ela é uma pessoa que eu não consigo entender facilmente e isso me intimida um pouco, mas me faz ter de me esforçar mais e, assim, crescer. Eu escolhi sua aula por causa do tipo de relação que percebi que estabelece com os alunos e o entendimento que ela tem das pessoas. Aprendi bastante com ela sobre julgar os outros e fizemos um projeto muito gratificante, por isso fico bastante satisfeita por tê-la escolhido como parceira.

 

Disciplina: DSG1002

Turma: 1AC

Professores: Ana Branco e Vicente Barros

 

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d999933.gif

Descrição: Visite o site da PUC-Rio

 

Descrição: C:\Users\Natalia\Desktop\Modificaçoes site 2011\projetos 2011.1\imagens\d0.gif
e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version