Objeto que estimula a curiosidade na leitura e na escrita
Ian Reis
Ianreis86@hotmail.com
Raphael Brito
raphaelc.brito@hotmail.com
Grupo social:
Angela Guedes
angela.guedes23@hotmail.com
CIEP Presidente Agostinho Neto
Rua Vicente de Barros 263, Botafogo – Rio de Janeiro
CEP : 2227-043
Tel : 2286-0449
Nosso projeto foi realizado no CIEP Agostinho Neto em Botafogo em parceria com a professora Angela Guedes.
No colégio nós observamos as aulas da professora, que tinha como função ensinar aos alunos de primeira serie, português e matemática com o intuito de fazer com que eles chegassem aos próximos anos com uma boa educação adquirida.
numa das atividades observadas a professora pedia para que os alunos escrevam uma pequena redação do que eles haviam feito no ultimo final de semana e ao lado da pequena redação, ilustrar o que tinha sido narrado.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Angela reconhecemos como tema para o projeto:
“É tempo de todo mundo estudar”.
Ao estimular a busca de conhecimentos com os alunos, como por exemplo, ensinando contas de soma e subtração a professora demonstra que a frase escolhida por ela esta presente em suas aula, já que todos alunos estão estudando.
Depois de verificar a intenção de cada experimento chegamos ao partido que foi botar foco , prestar atenção especial em cada situação observada; nas horas, nas letras ,nos números , com isso definimos o conceito do partido adotado.
O objeto final é uma caixa em forma de trapézio, produzido em MDF e com dobradiças feitas em lona já que uma de suas características é ser planificado para poder ser guardado. Na parte superior tem um plano de vidro onde a professora escreve e um visor na lateral que permite que o aluno olhe e foca no que foi escrito no vidro que é refletido por um espelho situado na base do trapézio.
Assim o objeto desperta curiosidade em descobrir como aquela palavra/desenho/ números, pode ser vista de outro modo.
Ian
Após todo o processo vivido , cheguei a conclusão de que um bom resultado é fruto de muito esforço e dedicação, gerando em mim a certeza de que eu finalizei o projeto de cabeça erguida. durante todo o processo de observação, aprendi que é sempre vital ficar atento aos detalhes que por sua vez podem fazer uma diferença. A dinâmica semelhante ao projeto do período anterior , fez com que as etapas fossem feita com mais perfeição, já que sabíamos o que deveria ser feito. Agradeço a todos que me deram todo apoio nesse projeto que sem falta de duvida marco minha vida pelo fato de mostrar que é sempre vital ouvir os outros para que seus conhecimentos sejam cada vez mais renovados, gerando em mim a certeza de que sou outra pessoa muito mais aberta.
Agradeço a minha dupla por toda a dedicação pelo fato de sempre estar presente quando preciso gerando em mim a certeza de que a dupla escolhida foi uma boa escolha.
Raphael
A experiência do projeto 2 serviu para que pudéssemos melhorar o trabalho em grupo, o que é muito importante para um ótimo resultado. O processo de criação que teve como base sempre usar matérias que não agredissem o meio ambiente também foi algo que tocou a gente, mostrando que mesmo na disciplina de projeto, aprendemos a manter o meio ambiente saudável. Agradeço a Angela por ser muito receptiva e paciente, o que me fez aprender como tais características fazem uma pessoa ser querida e gerou em mim vontade de ter tamanha sociabilidade, acredito que esta é um característica muito importante para todos.
Agradeço ao Ian por ter sido uma excelente dupla, o que me fez aprender que uma amizade pode crescer ainda mais quando se passa a trabalhar junto com um amigo, o que gerou em mim vontade de continuar durante muito tempo nossa amizade.
Angela Guedes
Trabalho muito bom e Criativo com um Material adequado.
Acho que os alunos viram aproveitar bastante ja que são crianças curiosas e adoram novidades. O trabalho (objeto) irá estimular a curiosidade, estimular a leitura e escrita.
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1A
D
Professores: Ana Branco e Vicente Barros
|