|
|
Roleta que dinamiza e concretiza o aprendizado da formação de frases
Fernanda Guizan
nandaguizan@gmail.com
Nicole Schlegel
nicoleschlegelcosta@gmail.com
Grupo social:
Vilma Araujo Jorge
vilmaajorge@gmail.com
CIEP Presidente Agostinho Neto
Rua Visconde Silva, s/n. – Humaitá, Rio de Janeiro
Nosso projeto neste semestre foi desenvolvido com a professora Vilma Jorge, que dá aula para uma turma de 4˚ ano do Ensino Fundamental no CIEP Presidente Agostinho Neto, localizado no Humaitá. Desde o início nos identificamos muito com aquela realidade, por tudo o que observávamos desde nossas primeiras visitas, que tanto nos chamavam a atenção. Começamos a entender que Vilma, por conhecer a maioria de seus alunos há anos, possui uma relação de muita intimidade e carinho com todos eles, não medindo esforços para proporcionar sempre o melhor para eles. Ficava cada vez mais evidente que ela busca, acima de tudo, o diálogo com seus alunos, mostrando e deixando claro tudo o que pensa, a fim de que eles se sintam parte de um grupo forte e unido.
Faz questão, ainda, de ressaltar que trabalha com uma turma que apresenta dificuldade de aprendizado, por se tratarem de crianças que possuem muitos problemas em casa, o que reflete em seu desempenho escolar. Por isso, nossa intercessora não guia suas aulas em cima de um planejamento fixo, porque não sabe a situação que pode acontecer a cada dia. Vivenciamos toda a evolução da turma, que foi notável, a partir do que Vilma comentava conosco a respeito do comportamento das crianças, que eram muito agressivos no início do ano, mas que aos poucos estavam aprendendo e descobrindo que juntos são mais fortes.
A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Vilma, reconhecemos como tema para o projeto: “A educação valoriza o trabalho em grupo e a autonomia das crianças (e atende à necessidades do mundo global e informatizado)”. A realidade que observamos corresponde muito ao tema, sendo expressa nas atividades de classe, que Vilma buscava sempre fazer em grupo, propondo uma maior interação entre as crianças, ressaltando sempre o valor da educação para a vida de cada um, além de trazer constantes conversas a respeito da necessidade de estudar, para que se possa escolher o caminho que quiser na vida, acima de tudo com consciência e responsabilidade. Portanto, apostando, comunicando e aconselhando sobre a importância de serem donos de seus pensamentos, não se deixando levar pelos outros.
Acompanhamos aulas de português, matemática e ciências e percebemos que a maior dificuldade estava no português, por conta de as crianças não conseguirem concretizar o conteúdo, de modo a traduzir a matéria para a prática. Assim, em função da experimentação das primeiras ideias que esboçamos, definimos o conceito de um buscador de significados, com partes que se unem, construindo histórias em que todos contribuam.
Portanto, desenvolvemos uma roleta com 7 rodelas, correspondentes aos principais elementos gramaticais constituintes de uma frase, para que ao alinhar as palavras, os alunos e a professora consigam concretizar o aprendizado da formação de frases, trazendo uma brincadeira didática que dialoga com a matéria estudada em sala de aula. Como material utilizamos papelão holler para as superfícies, forrados com carpete colorido. As palavras são escritas em papel, de modo que seja fácil acrescentar no futuro, e aplicadas com velcro, possibilitando uma infinidade de combinações, o que faz com que nosso produto seja usado como uma nova dinâmica de aula, que atrai e desperta interesse no aprendizado
Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AC
Professores: Ana Branco e Vicente Barros
|
|
|
|