|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Painel que Reconhece o Tempo e o EspaçoEquipe:
O projeto foi realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, localizada na Lagoa. Escolhemos fazer em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental I com a professora Orlanda de Fátima Marques. As aulas são compostas por atividades interativas, que exercitam a alfabetização. Em todas elas, Orlanda procura fazer os alunos compartilharem aprendizados. O lúdico esta sempre presente, já que para ela as atividades se tornam muito mais produtivas e são guardadas com mais facilidade na memória quando relacionadas com uma coisa prazerosa. No dia-a-dia, Orlanda busca fazer com que os alunos se conscientizem da noção de tempo e espaço, enfatizando os dias da semana, os meses, o tempo. Além disso, conta histórias,cria brincadeiras didáticas e faz exercícios da apostila. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Orlanda reconhecemos como tema para o projeto: “O amor da Tia aparece, brinca, abre e fecha as portas da leitura.” Orlanda realiza ditados e estimula a leitura e interpretações de textos com a turma. Após utilizar experimentos baseados na construção de palavras e participação em grupo, definimos o conceito do nosso protótipo: um material que pudesse ao mesmo tempo oferecer diversas atividades e que estimulasse o aprendizado da construção de palavras de modo interativo e divertido. Composto por oito corações de papelão, revestidos de carpete vermelho em dois tamanhos: metade no formato de coração e dobrados ao meio, afim de manter a sustentação. A outra parte foi construida no mesmo formato, porém um pouco maior, e pode ser grudada nos menores através de velcros e adquirindo a função de quadro. Quatro alfabetos foram cortados em diferentes cores de lona e em seu verso, foram aplicados pedaços de velcro, afim de que pudessem ser grudados no carpete de coração. Para estimular o pensamento das crianças, desenvolvemos um capacete “iluminado”, que foi pintado com spray prata e adereçado com pedras brilhosas, grandes e pequenas. O objeto gerado está sendo usado de forma que as crianças podem se sentar em sua volta ou entrar no biombo de corações e realizar com, o auxílio das letras e do capacete, os aprendizados de construção de palavras, gramática, ditados, apresentações e discursos. Conclusão Ana Victoria: Conclusão de Melissa Jordan: Disciplina: DSG 1002 |