Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Circuito Neo-Hidro

Equipe:

Bianca P. Cerqueira

bianca.pimentelcerqueira@gmail.com

 

Flávia de Araújo Brêtas

flavia_araujo_bretas@yahoo.com

 

Grupo Social:

Personal Acqua Center

Professor Diogo Massete

Personal Acqua Center

Av. Rui Barbosa  nº170

Flamengo - Rio de Janeiro

CEP: 22250-902

Tel.: 3237-3120 

 

 

          Esse projeto foi realizado no Personal Acqua Center, em uma aula de hidroginástica. O Nosso intercessor foi o Diogo Massete, que é formado em Educação Física. Nós resolvemos acompanhar as aulas de 3ª e 5ª das 7:45 ás 8:30 da manhã.

   As aulas acompanham um cronograma estabelecido mensalmente e cada professor faz a sua aula em cima daquele cronograma.

   O Diogo começa qualquer aula com um alongamento, ai vai acelerando os exercícios e no final da aula vai acalmando os alunos e termina, mais uma vez com um ultimo alongamento. Ele utiliza em algumas aulas alguns objetos, como por exemplo, caneleiras ou alteres de peso.

 

A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular do Diogo,  reconhecemos como tema para o projeto:

ANIMAÇÃO, DESCONTRAÇÃO E DEDICAÇÃO EM BUSCA DE UM COPO SAUDÁVEL”

 

Todas as atividades que o Diogo desenvolve são acompanhadas com música que deixa o ambiente mais descontraído e dinâmico. Com o decorrer da aula ele vai acelerando os exercícios e usando ou não objetos para auxiliar e dar um nível maior de dificuldade aos movimentos. Durante todo esse processo o Professor é muito cuidadoso e preocupado com a saúde de seus alunos.

 

O conceito que ficou definido como objetivo para o projeto em função da experimentação das primeiras idéias foi o de um Circuito que além de fazer os exercícios para a saúde, reuniria os alunos para interagirem entre si.

 

O objeto final é um circuito desmontável, feito de espuma própria para piscina, em forma de quadrado aonde o professor pode anexar seus próprios objetos atravez de fitas de nylon que são presas com velcro. É usado em forma de circuito aonde os alunos vão trocando de posição de acordo com um tempo determinado pelo professor.

 

Bianca

Essa experiência de projeto serviu para que eu tivesse acesso a materiais diversos e para eu aprender que nem todas as minhas idéias são perfeitas e que saber lidar dom o intercessor e com a sua dupla é essencial para um bom desenvolvimento do projeto.

 -Agradeço ao Diogo por ter sido muito atencioso e sincero em relação á experimentação dos produtos, gerou em mim uma compreensão sobre como a sua aula acontece e assim eu pude ajudar a dinamizar as atividades com o nosso produto.

 -Agradeço á Flávia por ser inteligente, compreensiva e paciente comigo, que gerou em mim vontade e disposição de discutir e desenvolver o projeto ao seu lado.

Flávia

Esse período eu aprendi que vale a pena perder.Pois quando eu perco para o outro na defesa de meus pontos de vista eu posso estar ganhando em respeito com o sentimento do outro.Por isso eu posso dizer que hoje eu sei ceder para o outro mais do que eu sabia antes.Aprendi que perder pode significar ganhar.

Agradeço ao Diogo por ter nos mostrado que a interação dos alunos causa diversão enquanto se realiza o exercício, o que gerou em mim maior atenção ao fato de que a animação da aula vem da relação entre as pessoas.

Agradeço a Bianca por acreditar em minha idéia o que me fez confiar nela pois ela me ajuda a realizar minhas visões.

 


 

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AC
Professora: Ana Branco e Luis Vicente

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version