Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Mídia portátil do professor: a educação da leitura estética se origina combinando participação com imagens

 

Equipe:

Saulo Stéfano

saulodacri@yahoo.com.br

 

Grupo social:

Professora Lígia Mefano

Escola Municipal Dr. Cócio Barcelos

 

Rua Barão de Ipanema, 34 – Copacabana

CEP 22050-050

embarcellos@rio.rj.gov.br

Tel.:2236-7422/ 2548-0475

 

CIEP Presidente João Goulart

 

Rua Alberto de Campos, 12 – Ipanema

CEP 22471-020

ciepgoulart@rio.rj.gov.br

Tel.: 2521-2939/ 2523-1131/ 2523-3085

 

No início, eu queria produzir algo que não fosse descartável e evitasse o desperdício de materiais. Não queria que fosse mais um objeto que depois de seu tempo útil fosse para o lixo. Por isso deveria ser algo que tivesse uma real “necessidade”, um desejo que estivesse à espera de alguém. Desta forma, escolhi a metodologia da barraca para abordar essas questões.

Fui ao encontro da professora de artes Ligia Mefano, no CIEP de Ipanema, onde ela desenvolve atividades como manuseio do barro e visita à galerias de arte com seus alunos. Ligia também me convidou para assistir às aulas em que ela desenvolve o Trabalho de Arte Popular, no Colégio Cócio Barcellos, em Copacabana. Acompanhei suas aulas nas duas escolas e a partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular da professora reconhecemos como tema para o projeto:  “ A cultura da comunidade se origina combinando participação”. Se origina uma nova cultura da comunidade quando acontece a exposição do Trabalho de Arte Popular, onde os alunos combinam participação ao fazerem seus trabalhos.   

A partir da convivência com o grupo escolar, do carinho com que fui recebido pelos alunos e professores das escolas que estive durante o projeto, pude enxergar o gesto humano das mais diversas formas. O gesto humano, expressado através de manifestações artísticas é o sentido da aula de artes quando a professora expõe imagens desse universo para os alunos, propondo o Trabalho de Arte Popular, um exercício onde eles fazem a sua arte a partir dessas imagens apresentadas que recordam suas memórias-afetivas. Essas imagens eram apresentadas “presas” nos livros e com dimensões variadas. E, em suas aulas, Ligia sempre apoia a igualdade de valores entre as artes popular e erudita. Definimos, então, transpor essas imagens dos livros para pranchas e igualar esses valores igualando os tamanhos das imagens.

As pranchas foram feitas com duas folhas impressas (frente/ verso), uma folha de cartão kraft entre elas e colocadas em um envelope plástico transparente. Foi criado um apoio feito com dobradura de papel, que permite as pranchas se conectarem e ficarem na posição vertical. E foi feita uma bolsa de pano onde a professora pode carregar essas pranchas. Agora, as imagens são entregues aos alunos e, com isso, favorecem o diálogo em sala de aula.

Com esse projeto pude aprender que esse material não vira lixo pois se transforma pelo uso e pela manutenção à medida em que o professor(a) renova a vida das imagens com a participação dos alunos.

 

Disciplina: PPD CV Conclusão Art1040

Turma: 1AG

Professores: Guto Lins

Orientadora: Ana Branco

 

 

 

  

 

voltar

imagem_FR Saulo.jpg

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version