| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| 
 | 
 | 
 | 
 | ||
| 
 | 
 | ||||
|  | Equipe:  Isabel Barbosa Zampa Leite Belzinha_07@yahoo.com.br Marcela
  Ripper Santos Gueiros celagueiros@hotmail.com Grupo
  Social: Gleice
  M G Costa Viola União das Operárias de Jesus Praia de Botafogo, 522/524 Botafogo - Rio
  de Janeiro CEP:22250-040, junto à Rua da Passagem
  (Colégio Imperial) Tel.: (21)2295-0896 http://www.uniao.org.br/index.asp                  Nosso
  projeto foi desenvolvido na União das Operárias de Jesus, com a intercessora
  e psicopedagoga Gleice Viola. A Instituição abriga setenta crianças e
  adolescentes entre 3 e 17 anos, visando garantir-lhes o desenvolvimento
  pessoal e social, além da integridade psicológica e moral, oferecendo a eles
  instrução desde a pré-escola até a conclusão do ensino médio, através de
  bolsas de estudo disponibilizadas pelo Colégio Imperial, em funcionamento no
  mesmo endereço.                 Gleice
  desenvolve um trabalho de estudo dirigido com as crianças e adolescentes da
  União, além de coordenar as atividades gerais do local. Nos momentos em que a
  acompanhamos pudemos observar seu trabalho com turmas de primeira e segunda
  série do ensino fundamental, em que ela os auxiliava no cumprimento dos
  deveres de casa passados pelo colégio. Além disso, ela reserva um tempo a
  mais para aqueles alunos com dificuldade de alfabetização e para fazer uso de
  jogos educativos, dinamizando o aprendizado. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
  vocabular de Gleice reconhecemos como tema para o projeto:  “Aprender é colorir a cabeça” A própria atividade que Gleice desempenha na União está
  relacionada à frase escolhida na medida em que desenvolve o aprendizado como
  um todo, logo, somando conhecimentos e colorindo a cabeça. O conceito
  definido como objetivo para o projeto foi o de estímulo e auto-avaliação das
  crianças, além de trabalhos com ciências e matemática, vinculados à
  frase-objetivo. Como objeto final, desenvolvemos um boneco articulado no
  tamanho das crianças. Esse boneco, Patrick, tinha seus membros separados,
  feitos de tecido em diferentes cores, com diversos preenchimentos. Suas
  partes eram presas por botões também coloridos e, além disso, com várias
  cabeças para demonstrar o aprendizado adquirido.  Gleice utilizou
  Patrick para trabalhar: corpo humano, auto-avaliação dos alunos, descobertas
  táteis, matemática e motricidade das crianças.      Marcela Gueiros:                Nesse projeto, aprendi ser
  fundamental um local satisfatório e agradável. Aprendi que quando se está
  motivado e com força de vontade, pode-se alcançar metas que até então parecem
  impossíveis. Um outro aprendizado foi com relação à frase-objetivo na medida
  em que descobri como é importante focá-la para desenvolver o objeto. “Agradeço à Isabel pela dedicação,
  paciência, criatividade e satisfação quando da construção do produto final
  Patrick, o que gerou em mim felicidade por ter, em parte, proporcionado essa
  vivência a ela, orgulho por tê-la como dupla, admiração por seu trabalho e,
  finalmente, “êxtase” pelo projeto por nós desenvolvido.”    “Agradeço à Gleice por participar do
  projeto, o que me fez descobrir a União e gerou em mim vontade de colaborar
  com a Instituição.”    Isabel
  Leite: Durante a execução desse projeto entendi a importância de
  completar cada etapa com êxito e a relevância das sugestões aparentemente não
  muito normais dos professores, pois elas funcionavam. Foi então que aprendi
  como é importante libertar o pensamento para imaginar o inimaginável.  “Agradeço Marcela por
  seu companheirismo, concordando sempre em fazer o trabalho necessário nos
  momentos mais inusitados e por nossas trocas de idéias no momento de criação
  e execução do projeto, o que gerou em mim a certeza de ter escolhido uma
  ótima companheira, que tem idéias complementares às minhas.”  “Agradeço Gleice por sua atenção com o
  projeto, parando sua aula sempre que necessário para nos atender e por seu
  envolvimento com ele, o que me sensibilizou e gerou em mim recíproco
  envolvimento com o local e com as crianças.” 
 Disciplina: DSG1002     |  | 
 | 
 | |
|  |  | ||||
|  | 
 | 
 | |||
|  | 
 |  | |||