|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||||
|
Quebra cabeça de letras: jogando
com as formas, descobrindo novas palavras e inventando novas frases na aula
da professora Lília Arruda Guilherme d´Ávila
C. Cavalcanti Guinox2000@yahoo.com.br Grupo social: Professora
Lília Arruda Escola Municipal Sérgio Vieira
de Mello Praça Nossa Senhora Auxiliadora, s/ nº - Leblon, Rio de
Janeiro – RJ O projeto foi feito em conjunto com
a professora de alfabetização infantil Lília Arruda da Escola Municipal
Sérgio Vieira de Mello no Leblon. A Lília dá aula para alunos da
Rocinha e do Vidigal, entre 6 e 7 anos. Ela ensina através de leitura de
livros infantis, identificação e reconhecimento da diferença das formas entre
as letras, sílabas e palavras; propõe atividade de desenho; e desenvolve a
noção de tempo das crianças através de atividades envolvendo calendários. A partir do conjunto de palavras
que compõe o universo vocabular de Lília Arruda reconhecemos como tema para o
projeto: “Jogando com a história,
desenhando e perguntando pela gente no todo, no mundo, no ambiente, hoje e
amanhã, continuando a aprender.” A frase-objetivo abordou todas as
suas atividades. Definimos que um quebra cabeça que
forma letras seria uma ótima forma de jogar com as histórias respeitando e
ampliando a forma de ensinar da Lília. Como
objeto final foi desenvolvido um quebra-cabeça cujas peças são módulos que
combinados de diferentes forma geram cada letra do alfabeto. Foi construído
primeiramente em MDF com encaixe em ímã, e está sendo construído um novo
modelo em papelão revestido com papier-maché colorido. Disciplina: ART1040 Turma: 1AG Professores: Guto Lins e Isabel Oliveira Orientador: Ana Branco |
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|