Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

voltar para página principal

voltar para página principal

 

Sanfona para Hidroginástica

 

Equipe:

Alice de Azevedo Marques Wanderley aliceamw@yahoo.com.br

 

Marcela Moreira Bocayuva Carvalho

miss.bocayuva.@gmail.com

 

 

Grupo Social:

Thyssiane Zettermann Soeiro

Hidrovida

Av. Padre Leonel Franca, 110

Gávea - Rio de Janeiro

 

 

               O projeto foi desenvolvido na academia de atividades aquáticas Hidrovida, em parceria com a professora de natação e hidroginástica Thyssiane. As aulas de hidroginástica que escolhemos acompanhar são freqüentadas especialmente por senhoras, que encontraram na atividade uma forma prazerosa de melhorar o condicionamento.

               Nas aulas, Thyssiane propõe exercícios que trabalham o corpo, como um todo, a postura e o controle da respiração.

                A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de (nome do intercessor) reconhecemos como tema para o projeto: “O aluno movimenta o corpo na água, trabalhando a amplitude do movimento e o controle da  respiração”.

                Os movimentos de alongamento dos braços, na posição vertical, ou de abrir e fechar os braços, são bons exemplos de atividades que necessitam de estímulo para o aumento da amplitude, por isso precisam ser bem realizados. Com relação à respiração, Thyssiane disse que seu controle deve estar naturalmente presente em todos os exercícios realizados.

                A partir das primeiras experimentações, identificamos a necessidade de um produto que trabalhasse a amplitude, oferecesse resistência e tornasse prazerosa a atividade.

                Desse modo, para o projeto final, desenvolvemos um aparelho de hidroginástica em EVA, dobrado em forma de sanfona e interligado, de ponta a ponta, por elásticos trançados que aumentam a resistência. Tanto a forma, quanto as cores de cada detalhe e a flor usada no elástico que fecha o aparelho, o tornam mais divertido e estimulam as alunas a fazerem os exercícios propostos.

                Thyssiane usou a sanfona, basicamente, para três movimentos distintos: abrindo-o e fechando-o com as mãos, empurrando-o para frente, já que o formato ondular do EVA faz grande resistência quando em contato com a água e empurrando-o também para baixo, como um “pesinho”, que funciona por ser flutuante.

Ao final desse projeto, pude perceber que até agora foi o projeto que mais me acrescentou pessoalmente e profissionalmente, haja vista a dificuldade de realizá-lo. Com meus erros aprendi que geralmente a solução mais simples é a que da certo. Eu amei fazer esse projeto, tive muita sorte com a intercessora e me dei maravilhosamente com a minha dupla. Além disso, estava sendo bem orientada e, particularmente, eu amei o produto final. Agradeço a Thyssiane pela sua disposição em nos ajudar todas as vezes que precisamos, gerando em mim uma maior motivação e alegria durante todas as fases de desenvolvimento do projeto. Agradeço a Alice pela sua ótima parceria e por ser sempre muito responsável, gerando em mim confiança de que tudo daria certo. (Marcela)

      Fazendo mais um projeto, percebi que uma escolha criteriosa do local de trabalho e do intercessor é essencial para o bom andamento do trabalho. Além disso, o sucesso depende exclusivamente da nossa força de vontade e disposição. Agradeço a Thyssiane por toda a sua paciência, carinho e preocupação com o projeto, gerando em mim uma maior confiança e tranqüilidade durante todo o processo. Agradeço a Marcela por todo a sua alegria e bom-humor, por todo o tempo dedicado a fazer com o que o projeto funcionasse, gerando em mim uma enorme alegria por ter como dupla uma pessoa tão dedicada. (Alice)

 

 

Disciplina: DSG1002
Turma: 1AA
Professora: Ana Branco e Luis Vicente

  

 

voltar

 


Visite o site da PUC-Rio

 

 

 

Visite o site da PUC-Rio

 


e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

english version