Projetos em Design

Reconhecimento e Integração dos elementos do meio natural e do meio social

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Suportes que Aceitam

 

Equipe:

Ana Carolina Sampaio

anacarol_sampaio@yahoo.com.br

 

Rodrigo Almeida

rodrigotinsmar@hotmail.com

 

 

Grupo Social:

Leonilde

Instituto Santa Lúcia

Rua Marques de São Vicente, 136. Gávea.

Cep: 22451-040 Tel.: 2247-4607

 

          Realizamos nosso projeto Instituto Santa Lúcia localizada na Rua Marquês de São Vicente número 316, Gávea. Nosso projeto foi acompanhado pela intercessora Leonilde, que trabalha dando aulas de artes para adultos portadores de necessidades especiais. Acompanhando as atividades observamos que a intercessora Leonilde faz atividades dirigidas dentro de sala de aula como desenhos, pinturas, mosaico, tecelagem sempre os auxiliando e os deixando realizarem os trabalhos sozinhos para desenvolverem a coordenação motora.Observamos também que Leonilde os deixa bem a vontade para escolher a atividade que querem  desenvolver.

          A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Leonilde reconhecemos como tema para o projeto: Penso desenvolvendo atividades terapêuticas não depende grandes mestres, basta aceitá-los”. A intercessora escolheu esta frase, pois se identifica muito com seu trabalho. Leonilde nunca estudou para desenvolver atividades com portadores de necessidades especiais e é em sua aula que eles têm um maior progresso. Além de Leonilde ter dito quando analisamos a frase escolhida, observamos nos quatro encontros que alguns já até conseguem desenvolver algumas atividades sozinhos.

         A partir dos experimentos e definições determinadas em conjunto com a intercessora  a partir do segundo quente e frio  das alternativas foi: fazer compartimentos transparentes para que pudessem guardar os restos de azulejos e as agulhas transparentes para que os alunos pudessem enxergar o conteúdo. Para fazer tais compartimentos utilizamos garrafas pet, e para o suporte dos potes fizemos uma bandeja de MDF. Através do formato da bandeja é possível empilhá-las para guardar. A intercessora utilizou o objeto em sua aula e viu na prática as vantagens dos compartimentos serem transparentes, de possuírem tampas embutidas e acessíveis para todos os alunos. Ela também gostou das bandejas por serem leves, empilháveis e com suporte específico para os compartimentos. Ela achou interessante o fato de ter gerado ordem já que todos guardaram os materiais.

 

(Ana Carolina Sampaio)

 Fazer projeto para mim é sempre um aprendizado. Apesar de o método ser o mesmo, um projeto nunca é igual ao outro. Ter ritmo é essencial para finalização do trabalho. Aprendi também a não pensar somente no produto final sim focar nos estudos, que através deles que chegamos ao produto final.

 

(Rodrigo Martins de Almeida)

Fazer projeto pra mim é saber respeitar a metodologia desde o início, para assim não desvalorizar os estudos iniciais que na verdade é a base para se chegar a um produto final adequado. Reconhecer que o processo criativo se inicia na prática, e através dos resultados obtidos que devemos pensar na evolução da idéia.

 

 

Disciplina: ART1032
Turma: 1AC
Professora: Ana Branco

  

 

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e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br

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