|
Equipe: Rafael
Rocha r.rafael.r@gmail.com Raissa
Laban raissalaban@yahoo.com.br Grupo
Social: Profe Ingrid Leitão Escola Rana Cosac Endereço:
Rua Cândido Gaffrée, nº 32, Urca Tel: (21)
2295 2895 O Projeto
realizado por nós, Rafael Rocha e Raissa Laban, foi trabalhado em conjunto
com a professora de Artes da escola Rana Cosac na Urca, Rio de Janeiro. Na Rana Cosac a educação começa a partir dos quatro anos e
termina na oitava série do ensino fundamental. Ingrid Guimarães lecionava
aulas de Artes as terças para 5ª e 6ª séries e nas sextas-feiras para 7ª e 8ª
séries no turno da manhã. Nossa intercessora usava para suas aulas diferentes suportes:
computador (Photoshop e Flash), pintura em tela, origami, colagem e massinha.
Ela buscava sempre fazer os alunos compreenderem os conceitos trabalhados na
escola: Verdade, Bem e Belo. Conversava informalmente com os alunos sobre
esses princípios ao longo da instrução técnica, aliando sempre o exemplo
prático do momento nas relações entre os alunos como ponte para a
assimilação, inspiração e reprodução desse tripé através das artes. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo
vocabular de Ingrid Guimarães reconhecemos como tema para o projeto: “A arte salva o planeta
e ensinar é uma experiência divina” Ao ensinar
conceitos filosóficos considerados divinos, Ingrid procura estabelecer uma
ponte com as crianças e adolescentes de como refletir esse aprendizado no
convívio escolar/social. Por isto transpõe para os temas das criações esta
linguagem messiânica na certeza de ensinar uma arte que se manifeste de forma
consciente de seu papel na sociedade, elevando o caráter do indivíduo em
vista de um mundo melhor. O objeto visa à visualização de princípios básicos como das
cores primárias de pigmento e primárias de luz, camadas (layers) e quadros
(frames), através de combinações experimentais e reflexão. O produto
final foi um tetraedro vazado com luzes internas coloridas para o aluno
combinar os slides de celofane e transparências na parte metálica externa por
ímãs e o jogo de luzes internas é controlado por interruptores a parte. Ingrid demonstra no tetraedro conceitos, idéias e recursos dos
programas canalizando na forma geométrica o tripé holístico de suas aulas de
artes. Rafael -
Aprendi muito com esse projeto, mas o mais importante foi que nada é feito
completamente sozinho, mesmo que o menor possível, sempre temos a ajuda de
alguém, e o fundamental após uma ajuda é o agradecimento. Agradeço
a Raissa pelo fato de levar o projeto muito a sério, e se esforçando ao
máximo para cumprir todas as etapas no prazo estipulado pela professora o que
gerou em mim animo de realizar o projeto. Agradeço a Ingrid pelo fato de estipular
regras e ser rigorosa em certo assuntos o que gerou em mim mais seriedade ao
fazer o projeto. Raissa - Para mim o Projeto II me
ensinou que se deve fazer para sonhar. Aprendi a cumprir etapas como um passo
após o outro para andar conscientemente no projeto sem a ilusão da criação
mágica e sim como um processo em conjunto. Agradeço ao Rafael por me ensinar a
brincar e ser responsável ao mesmo tempo em todos os nossos momentos o que
gerou em mim respeito e amizade. Agradeço à Ingrid por me contagiar com seus
ideais o que gerou em mim muita admiração pelo seu trabalho e inspiração para
minha vida. Disciplina: DSG1002 |
|
|
||
|
|
||||
|
|||||
|
|
|