|
Desenhos
Em sala de aula, a comunicação dos processos de desenvolvimento dos projetos é acompanhada por desenhos, relatos orais e redações das situações vividas pelo aluno na situação de projeto. As observações são sempre compartilhadas, cada grupo de alunos traz, a cada aula, as novidades do seu projeto em seus relatos e desenhos para apresentar para a turma. Esses desenhos, onde os alunos se incluem, vão ampliando a complexidade a cada dia à medida que seus olhares vão se aprofundando, percebendo novos detalhes. A proposta de realização dos desenhos implica num exercício de atenção constante onde, no dia a dia do acompanhamento das atividades do intercessor, o aluno se ocupa em observar, conhecer as ações e relações do intercessor em seu contexto de trabalho. Esses registros gráficos das ações realizadas no cotidiano pelo intercessor, somados à coleta do universo vocabular, constroem a base para a primeira etapa da pesquisa que é o envolvimento com o grupo social visando identificar, mapear as intenções, as metas do grupo com o qual se está trabalhando, bem como quais iniciativas são tomadas por eles em relação aos seus objetivos. O desenho tem também uma função organizadora, que é utilizada para equilibrar, para ajustar o tipo de relação que o aluno estabelece com o intercessor. No desenho devem estar presentes e equilibrados graficamente todos os atores do projeto, ou seja, os alunos da dupla e o intercessor com seu grupo na representação da cena vivida. A proposta de projeto do Design Participativo busca um equilíbrio dessa relação, ou seja, a intenção não é que o aluno realize um projeto para o intercessor, mas sim que ele seja capaz de estabelecer uma parceria, de realizar uma pesquisa com esse outro , isso quer dizer que não se busca uma relação de obediência e serviço, mas de interseção, de cruzamento, onde o aluno vai pesquisar através da sua linguagem gráfica, plástica, formal, as possibilidades de atuação em cooperação com o intercessor dentro do universo de intenções e objetivos desse intercessor. |
|
|||
e-mail: ana.branco@uol.com.br |
english version |